Câmara de Curitiba recebe doações para ajudar o Rio Grande do Sul

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 06/05/2024 10h40, última modificação 06/05/2024 11h02
Câmara de Curitiba se uniu à campanha da Prefeitura e recebe doações para o Rio Grande do Sul.
Câmara de Curitiba recebe doações para ajudar o Rio Grande do Sul

Até quarta-feira (8), doações ao Rio Grande do Sul também podem ser entregues na Câmara de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Entre esta segunda (6) e a quarta-feira (8), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) também recebe doações para ajudar a população das cidades do Rio Grande do Sul atingidas pelas fortes chuvas, desde a semana passada. A campanha lançada pela Prefeitura é feita em parceria com o Governo do Paraná, sendo que a Defesa Civil do Estado será a responsável pelo transporte dos produtos arrecadados.

A população pode contribuir com alimentos não perecíveis, água, produtos de limpeza e de higiene pessoal – itens de maior necessidade, segundo a Defesa Civil gaúcha. Os pontos de coleta da Câmara de Curitiba estão nas portarias dos anexos 1 (em frente à praça Eufrásio Correia) e 2 (avenida Visconde de Guarapuava, esquina com a rua Lourenço Pinto).

Na sessão desta segunda, o presidente Marcelo Fachinello (Pode) se solidarizou à população das cidades do Rio Grande do Sul atingidas pelas chuvas. “Esta Casa também aderiu à campanha de arrecadação de alimentos, água, produtos de higiene e limpeza, que serão enviados pela Defesa Civil do Estado do Paraná ao estado-irmão do Rio Grande do Sul ainda nesta semana”, afirmou.

“Façam as suas doações, mobilizem seus gabinetes. Aos servidores da Casa, efetivos, também peço que possam fazer suas doações e, principalmente, divulguem que a Câmara também está participando”, pediu. O Rio Grande do Sul, lamentou Fachinello, “passa por sua maior tragédia relacionada a chuvas de sua história, com mais de 70 mortos, centenas de desabrigados e também de pessoas desaparecidas”.

Além dos pontos de coleta na Câmara de Curitiba, a Prefeitura recebe as doações, até quarta-feira, em todas as Ruas da Cidadania, postos da Guarda Municipal, unidades da Fundação de Ação Social (FAS) e das secretarias municipais de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) e do Esporte Lazer e Juventude (Smelj). Também há empresas que se somaram à campanha (saiba mais).

Durante as falas no pequeno expediente da sessão plenária, os vereadores Dalton Borba (Solidariedade), João da 5 Irmãos (MDB) e Professora Josete (PT) também comentaram a tragédia climática no Rio Grande do Sul e as ações solidárias para ajudar a população das cidades afetadas pelas enchentes.