Câmara de Curitiba recebe comitiva de cidade-irmã dos EUA

por Diretoria de Comunicação com Diogo Dreyer | Revisão: Brunno Abati* — publicado 25/01/2023 17h30, última modificação 26/01/2023 08h56
Políticos e gestores públicos de Columbus, capital do estado de Ohio (EUA), estão em Curitiba para trocar experiências nas áreas de planejamento, de mobilidade e de habitação.
Câmara de Curitiba recebe comitiva de cidade-irmã dos EUA

Comitiva internacional conheceu o Palácio Rio Branco, prédio histórico onde são realizadas as sessões da CMC. (Fotos: Carlos Costa/CMC)

O presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Marcelo Fachinello (PSC), recebeu, na tarde desta quarta-feira (25), uma delegação da cidade de Columbus, capital do estado de Ohio, dos EUA. A comitiva veio para a capital paranaense promover um intercâmbio de soluções em áreas como planejamento urbano, transporte público, mobilidade urbana e habitação popular. Desde 2015, Columbus é cidade-irmã de Curitiba e troca informações e conhecimentos com a capital paranaense.

> Confira aqui o registro fotográfico da reunião, disponível no Flickr da CMC.

“É uma honra recebê-los. Certamente, esta é uma ótima oportunidade para aprender com a experiência de gestão de vocês e criar um canal de intercâmbio constante e cooperação técnica entre nossas cidades, especialmente em áreas como habitação, transporte e até nos esportes”, afirmou Fachinello, ao recebê-los na sede do legislativo curitibano. A comitiva internacional era composta por 16 pessoas, entre políticos, gestores públicos e empresários.

O presidente da Câmara Municipal de Columbus, Shannon Hardin, agradeceu pela estadia em Curitiba estar sendo muito produtiva. “Aprendemos muito aqui com vocês. Particularmente, ficamos impressionados com o que está sendo feito no Bairro Novo do Caximba”, afirmou. A comitiva conheceu o projeto de moradia popular e de regularização urbana que está sendo realizado pela Prefeitura de Curitiba na última segunda-feira (15).

“É muito importante entendermos algumas particularidades deste projeto e ver como aplicá-lo à nossa realidade, pois temos a expectativa de ter um crescimento populacional muito significativo nos próximos 15 anos”, explicou a presidente do Conselho de Comissões do Condado de Franklin, Erica Crawley. Segundo ela, Columbus e região devem ganhar mais de um milhão de habitantes na próxima década, mas apresentam um grande déficit de moradias, especialmente populares.

Outro tema debatido no encontro foi o transporte público e as soluções adotadas pela capital do Paraná. “Nesta área, Curitiba tem muito a mostrar. Mas ao mesmo tempo, é importante o intercâmbio nesta área para nós, pois cabe à nova gestão a CMC discutir o modelo e a forma de contrato do serviço, já que teremos nova licitação do nosso transporte em 2025”, disse Fachinello.

A comitiva teve ainda a oportunidade de conhecer o plenário da Câmara Municipal, que funciona no histórico Palácio Rio Branco. Ao final do encontro, a delegação presenteou o presidente do legislativo curitibano com uma bandeira do Columbus Crew Soccer Club, o time de futebol da cidade.

Os integrantes da delegação de Columbus eram Shannon G. Hardin, presidente da Câmara Municipal de Columbus; Erica C. Crawley, presidente do Conselho de Comissões do Condado de Franklin; Jayme Staley, diretora-executiva das Cidades Irmãs Internacionais de Columbus; Sameen Dadfar, gerente do Programa das Cidades Irmãs Internacionais de Columbus; Lourdes Barroso de Padilla, vereadora da Câmara Municipal de Columbus; Zak Davidson, assessor legislativo da Câmara Municipal de Columbus; Rodney French, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Chapas Metálicas; Lark Mallory, CEO do Fundo de Habitação Acessível; Annie Marisco, representante do Centro Médico da Universidade do Estado de Ohio; Marlon Moore, vice-presidente e diretor da Autoridade de Trânsito Central de Ohio; Kim Sharp, diretor-sênior de Desenvolvimento da Autoridade de Trânsito Central de Ohio; Kelsey Ellingsen, diretor de Assuntos Governamentais da Autoridade de Trânsito Central de Ohio Desmond Bryant, vice-Presidente de Relações Governamentais da Câmara de Comércio de Columbus; Autumn Mitchell, gerente de Política de Erica C. Crawley; Hope Lane, representante do Centro de Soluções Comunitárias; Reinaldo Panico Peres, CEO do Grupo de Consultoria Sem Fronteiras.


*Notícia revisada pelo estudante de Letras, Brunno Abati

*Supervisão do estágio: Vanusa Paiva