Câmara de Curitiba participa da cerimônia de posse da nova presidência do TRE-PR

por Alex Gruba | Revisão: Gabriel Kummer* — publicado 09/02/2026 16h25, última modificação 10/02/2026 14h45
Presidente da CMC, Tico Kuzma, e a vereadora Camilla Gonda participaram da posse do desembargador Luciano Carrasco Falavinha como presidente da Justiça Eleitoral do Paraná.
Câmara de Curitiba participa da cerimônia de posse da nova presidência do TRE-PR

Presidentes do TRE-PR, Luciano Carrasco, e da CMC, Tico Kuzma, durante a solenidade de posse na Justiça Eleitoral. (Foto: Edno Junior/Gabinete da Presidência da CMC)

O presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), vereador Tico Kuzma (PSD), participou, na tarde da última sexta-feira (6), da solenidade de posse da nova cúpula diretiva do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). O evento, que reuniu renomadas autoridades dos três poderes, marcou a condução do desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza ao cargo de presidente e do desembargador Fernando Antônio Prazeres como vice-presidente e corregedor regional eleitoral. Além do presidente da CMC, o legislativo curitibano também esteve representado pela vereadora Camilla Gonda (PSB). A presença dos parlamentares na cerimônia reforça o respeito institucional e a harmonia entre o Poder Legislativo municipal e o Judiciário, especialmente em um momento de renovação de lideranças na Corte que zela pelo processo eleitoral no estado.

Durante a solenidade, Tico Kuzma ressaltou o papel fundamental desempenhado pelo tribunal na manutenção da estabilidade democrática. O presidente da CMC enfatizou a excelência do sistema eleitoral brasileiro. “A Câmara de Curitiba mantém um diálogo permanente e produtivo com o Tribunal Regional Eleitoral. A Justiça Eleitoral é a verdadeira guardiã da nossa democracia, garantindo que a vontade do povo seja respeitada com total agilidade e segurança jurídica. O sistema eleitoral brasileiro, com sua eficiência tecnológica e fiscalização rigorosa, é um exemplo de modernidade e transparência para o mundo todo. Desejamos pleno sucesso à nova gestão, reafirmando nosso compromisso com as instituições democráticas e com a cidadania”, declarou Kuzma.

Uso de inteligência artificial contra fake news

Em seu primeiro discurso como presidente do TRE-PR, o desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza anunciou projetos inovadores, como o uso de inteligência artificial no combate à desinformação e a criação de manuais para otimizar fluxos processuais e a comunicação com a sociedade. Ele também celebrou a assinatura de um acordo de cooperação técnica com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). Ao projetar sua gestão, o novo presidente firmou um compromisso público: “Devo dizer que assumo este posto no Tribunal Regional Eleitoral com o compromisso de participar ativamente de sua história, no contínuo esforço na busca incessante pela melhora da jurisdição e gestão administrativa deste nobre tribunal”, afirmou o novo presidente do TRE-PR.

O novo vice-presidente e corregedor, desembargador Fernando Antônio Prazeres, ressaltou a defesa dos direitos fundamentais e a inclusão, citando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU como norteadores de sua atuação. Ele destacou a atenção aos grupos minorizados, como povos originários e pessoas com deficiência. Sobre a responsabilidade de assumir a Corregedoria, Prazeres demonstrou otimismo e seriedade: “Tenho a plena convicção de que saberemos honrar a confiança que recebemos ao sermos escolhidos pelo TJPR, correspondendo às expectativas de uma gestão segura, eficaz e atenta às demandas da jurisdição eleitoral”, disse ele, elogiando a excelência do corpo de servidores do TRE-PR.

Lideranças institucionais participam de solenidade no TRE-PR

A cerimônia de transmissão de cargos contou com a presença de altas autoridades, incluindo o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, e o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel. A gestão que se encerrou, liderada pelo desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, foi exaltada pelas conquistas recentes, como o Selo Diamante do CNJ e do TSE. Bengtsson lembrou que o Paraná se consolidou como o quinto maior colégio eleitoral do país e o maior da Região Sul, alcançando a expressiva marca de 96,86% do eleitorado com biometria cadastrada. O evento simbolizou a continuidade de um trabalho reconhecido nacionalmente pela eficiência e transparência na condução dos pleitos eleitorais.

*Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques