Câmara de Curitiba lamenta morte do prefeito de São Paulo, Bruno Covas

por Filipi Oliveira — publicado 17/05/2021 14h03, última modificação 17/05/2021 14h03
Neto de Mario Covas, Bruno foi eleito duas vezes deputado estadual, deputado federal, vice-prefeito de São Paulo e reeleito prefeito no ano passado.
Câmara de Curitiba lamenta morte do prefeito de São Paulo, Bruno Covas

Poder Legislativo de Curitiba se solidariza a familiares, amigos e população de São Paulo pelo falecimento de Bruno Covas. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) lamenta profundamente a morte do prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), de 41 anos, que lutava contra um câncer no sistema digestivo. Internado desde o início do mês no Hospital Sírio-Libanês, ele não resistiu neste domingo, deixando um filho de 15 anos.

“Em nome da Câmara Municipal de Curitiba, lamentamos a precoce morte de Bruno Covas. Nos solidarizamos com familiares, amigos e toda a população de São Paulo. Realmente um exemplo de força e bravura, principalmente no enfrentamento da terrível doença, o câncer. Ficam aqui os nossos sentimentos”, disse o presidente Tico Kuzma (Pros).

Osias Moraes, que preside a Comissão de Constituição e Justiça da CMC, também manifestou condolências aos familiares e à população de São Paulo. “Bruno Covas lutou bravamente contra uma doença, o câncer, que acabou ceifando sua vida. Era um homem público que tinha uma carreira pela frente com muito êxito. Porque pelas mensagens que vi e acompanhei, [ele] trazia dentro de si uma verdade”, afirmou.

A morte do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, causou comoção na política nacional. As principais autoridades do país e também dos estados e municípios manifestaram o pesar com a notícia. Ele foi enterrado no Cemitério do Paquetá, em Santos, onde também foi sepultado o seu avô, Mário Covas, ex-governador de São Paulo que também morreu de câncer, em 2001.

Bruno Covas nasceu em Santos (SP) e formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi pela primeira vez eleito deputado estadual aos 26 anos e reeleito aos 30 anos, com o maior número de votos da legislatura.

Depois, foi secretário Estadual do Meio Ambiente na gestão Geraldo Alckmin (PSDB), e deputado federal entre 2014 e 2016, quando se candidatou a vice-prefeito na chapa com João Dória. Foram eleitos no primeiro turno. Em 2018, assumiu a prefeitura de São Paulo porque Doria deixou o cargo para se candidatar ao governo. Em 2020, Bruno Covas foi reeleito prefeito de São Paulo. Assume o posto o vice, Ricardo Nunes (MDB).

O plenário da Câmara Municipal de Curitiba observou instantes de silêncio em razão do falecimento de Bruno Covas e também das seguintes vítimas da covid-19 nominadas: Adelson Pereira, presidente do grupo social Magia Solidária, a pedido de Beto Moraes (PSD); Orlando Garcia da Silva, obreiro da Assembleia de Deus, a pedido de Noemia Rocha (MDB); e Luciane Aparecida Bizzoto, mãe do assessor parlamentar Thomas Bizzoto, a pedido de Marcio Barros (PSD).