Câmara de Curitiba lamenta falecimento de Renato Follador

por José Lázaro e Filipi Oliveira — publicado 04/07/2021 12h42, última modificação 04/07/2021 12h42
Engenheiro e empresário, o presidente do Coritiba foi jogador do clube na década de 1970, secretário estadual da Previdência e criador da Paranaprevidência.
Câmara de Curitiba lamenta falecimento de Renato Follador

Renato Follador também atuou nas áreas de educação e comunicação, tendo sido, por muitos anos, comentarista em emissoras de rádio. (Foto: Divulgação/Coritiba)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) lamenta o falecimento, neste sábado (3), do presidente do Coritiba Foot Ball Club, Renato Follador Júnior. Aos 67 anos de idade, ele não sobreviveu às complicações da covid-19. O dirigente foi internado no dia 1º de junho no Hospital do Rocio, em Campo Largo, passando pela UTI, mas não conseguiu reverter o quadro. Renato Follador deixa a esposa Rosana Simões, os filhos Caio, Amanda e Renata, o genro Arlindo e as netas Mariah e Maitê.

“Nos despedimos, com pesar, do empresário e presidente do Coritiba, Renato Follador, que durante toda a vida se dedicou a melhorar a qualidade de vida de todos os paranaenses, com iniciativas voltadas à previdência: da criação da Paraná Previdência aos comentários nas rádios e TVs durante décadas. Também tinha grandes objetivos na gestão do Coritiba, que, infelizmente, com essa perda precoce, nem todos puderam ser implementados, mas desejamos que os sonhos dele sejam realizados. Nossas condolências à família, amigos, torcedores, colaboradores e diretoria do clube”, disse o presidente da Câmara de Curitiba, Tico Kuzma (Pros).

Vereador decano, 2º vice-presidente da CMC e conselheiro vitalício do Coritiba, Tito Zeglin (PDT), destacou que Follador foi um “homem merecedor do nosso respeito, que viveu com dignidade e ofereceu importantes orientações para todos nós. Como presidente eleito, era uma grande esperança para a nação coritibana”.

Ex-presidente do Conselho Deliberativo do Coritiba, Pier Petruzziello (PTB) afirmou que é “uma grande perda para a cidade e para o nosso amado Coritiba” e lembrou que Follador “realizou o desejo de ajudar nosso clube sendo presidente eleito com ampla maioria”. “Uma perda imensa e irrecuperável”, apontou. Em sua conta no Twitter, ainda escreveu: “Que Deus conforte a família do presidente Renato Follador. Chega a ser inacreditável diante das circunstâncias como tudo ocorreu. Força aos amigos e familiares! Que Deus o tenha!”.

Nori Seto (PP), que também integrou o Conselho Deliberativo do clube entre 2010 e 2020, também se manifestou: “O falecimento de Follador não deixou consternada apenas a família coxa-branca, mas todos aqueles que anseiam, suplicam e lutam pelo fim da pandemia. Abnegado, ele deixa um grande legado de trabalho, dedicação, idealismo, companheirismo e amor ao Coritiba”. Seto liderou a aprovação do requerimento de homenagem ao clube pelo título inédito de campeão da Copa do Brasil Sub-20, no mês passado (leia mais).

O vereador Marcelo Fachinello (PSC), que é jornalista e cronista esportivo, destacou os objetivos definidos pelo gestor: “A breve passagem do Renato Follador na presidência do Coritiba mostrou o que ele sempre foi na sua vida profissional. Uma pessoa que olhava para o futuro e queria caminhar pelos caminhos bem pavimentados. Era o que ele queria para o seu clube de coração: um futuro melhor que deixasse um legado. Uma pena sua morte tão precoce, deixando a família, os amigos e o seu objetivo de fazer pelo Coritiba”.

O vereador Leonidas Dias (SD), ex-diretor da Federação Paranaense de Futebol, também lembrou das metas de Follador na gestão do Coritiba. “Lamento profundamente o falecimento do tão determinado presidente da equipe do Coritiba, Renato Follador, que teve passagem como jogador, inclusive pelo futebol amador da capital. Ele deixa um legado de determinação com o objetivo que tinha de fortalecer seu clube de coração”, disse.

Os vereadores Mauro Bobato (Pode) e Ezequias Barros (PMB), torcedores do Coritiba, não conheceram Follador pessoalmente, mas registraram pesar pelo seu falecimento. “Guardo grande respeito e admiração pela sua história e pelo seu legado, tanto pessoal como profissional. Que esta história sirva de alento para família, amigos e também à nação alviverde, bem como todos ligados ao futebol. Consigam seguir adiante. Força e fé”, disse Bobato. “Sempre gostei da fala dele no rádio, a respeito de assuntos importantes na CBN. Sempre gostei de ouvi-lo. E me marcou profundamente. Uma perda para todos nós. Deixo um grande abraço à família e amigos”, destacou Barros.

Biografia
Engenheiro civil e administrador de empresas com MBA no Esade de Barcelona em Alta Direção de Empresas, com ênfase em Previdência Social, Renato Follador trabalhava há 30 anos como consultor na área de previdência, tendo implantado e dirigido o Fibra (Fundo de Pensão dos Empregados Brasileiros da Itaipu Binacional). Foi secretário estadual da Previdência na gestão Jaime Lerner, de 1986 a 2000, sendo criador da Paranaprevidência, órgão responsável pela aposentadoria dos servidores estaduais.

Colunista das rádios CBN Curitiba e Evangelizar, do jornal Tribuna do Paraná e responsável pelo blog De Olho No Futuro, no site Paraná Portal, Renato Follador também lecionou na Fundação Getúlio Vargas, Escola Paulista de Direito Social, Faculdade de Direito de Curitiba, Fundação de Estudos Sociais do Paraná (Fesp), Universidade Federal do Paraná, Unicuritiba e Unibrasil. Por dois anos, foi diretor nacional da Organização Ibero-americana de Seguridade Social (OISS).

Filho do jogador Renatinho Follador, que jogou no Coritiba nas décadas de 1940 e 1950, Renato Follador Júnior foi meio-campista do Coxa de 1973 a 1975, retornando ao clube em 1977, após uma temporada no Trieste. Em entrevistas sobre sua carreira, ele contabilizava 32 partidas pelo Coritiba e atribuía a uma lesão no joelho e à pouca valorização dos atletas sua decisão de trocar o esporte pelo empresariado.

Saiba também
A Câmara Municipal de Curitiba reconheceu a importância do Coritiba em diversos momentos, como, por exemplo, na comemoração do centenário do clube em 2009; no aniversário do clube no ano passado, com a iluminação do Palácio Rio Branco, sede do Legislativo; e no título da Copa do Brasil Sub-20 em junho deste ano.