Câmara de Curitiba estreia canal no YouTube para transmissão de licitações

por José Lazaro Jr. — publicado 19/08/2020 13h10, última modificação 20/08/2020 14h20
Câmara de Curitiba estreia canal no YouTube para transmissão de licitações

Câmara de Curitiba estreia canal exclusivo no YouTube para transmissão de licitações do Legislativo. (Foto: Reprodução/Facebook CMC)

Nesta quinta-feira (20), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) estreia um canal exclusivo no YouTube para a transmissão ao vivo das licitações feitas presencialmente no Legislativo. A medida é um avanço na política de transparência da CMC, que já divulgava essas licitações nas redes sociais da instituição. “Isto consolida o que já fazíamos e simplifica o acesso aos interessados e o controle social pela população. É um ganho significativo”, comemorou Roberval Moreira, à frente da Diretoria de Licitações.

A estreia do canal Licitações da Câmara Municipal de Curitiba no YouTube é com a realização da concorrência pública 1/2020, para contratar reformas internas no pátio da CMC (confira o edital). Com valor máximo de R$ 1,149 milhão, o Legislativo prevê a substituição da estrutura e telhamento da cobertura, a troca de forro no pavimento superior e na sala da Procuradoria Jurídica no térreo, assim como a revisão de instalações elétricas, retirada de divisórias, troca de esquadrias por painéis acústicos, pinturas e troca de pisos. A transmissão começa às 10 horas.

Em razão da pandemia do novo coronavírus, a sessão de abertura dos envelopes com as propostas será feita de forma remota, igual já é feito com as sessões plenárias e reuniões de comissões parlamentares. O prazo para recebimento dos envelopes acaba às 9h30 desta quinta-feira. A realização online da sessão pública remota consta no edital da concorrência pública, publicado com antecedência, no dia 20 de julho.

“É preciso esclarecer à população que a CMC realiza boa parte das suas licitações por pregão eletrônico, logo o canal no YouTube terá somente as transmissões e gravações dos procedimentos ainda realizados presencialmente, como tomadas de preço, concorrências e pregão específico”, completa Roberval Moreira, da Diretoria de Licitações. Transmissões anteriores foram trazidas do canal principal da CMC no YouTube para o novo, de forma a manter esse conteúdo publicado junto na mesma plataforma.