Câmara de Curitiba divulga relatório de gestão com dados inéditos do Legislativo

por José Lázaro Jr. — publicado 13/01/2022 19h15, última modificação 13/01/2022 19h15
Dados da produção legislativa constam lado a lado com indicadores administrativos das diretorias da CMC, antes restritos aos gestores da instituição.
Câmara de Curitiba divulga relatório de gestão com dados inéditos do Legislativo

Anúncio do novo relatório de atividades foi feito na sessão extraordinária, pelo presidente da CMC, Tico Kuzma. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Nesta quinta-feira (13), durante a sessão extraordinária para aprovação da recomposição salarial do funcionalismo público, o presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Tico Kuzma (Pros), anunciou a divulgação do primeiro relatório de gestão e de atividades legislativas da CMC. O documento, elaborado em consonância com os objetivos do Planejamento Estratégico da CMC, avança na transparência administrativa da Casa, agregando dados inéditos ao antigo modelo de prestação de contas. “Agora temos todos os indicadores mais relevantes reunidos em um único documento”, comemorou Kuzma.

>>> Clique aqui para conferir o novo relatório e compará-lo com anos anteriores.

“Na elaboração do Relatório de Atividades de 2021, envolvemos todas as diretorias e departamentos da Câmara, dando sequência ao modelo de gestão participativa que a Mesa Diretora adotou na atual administração”, comunicou o presidente da CMC ao plenário. “O relatório passa a ser mais uma ferramenta de transparência, à disposição da sociedade, e contamos com os vereadores e vereadoras para contribuírem com esse objetivo, dando publicidade ao documento”.

Nas 52 páginas do relatório, além dos tradicionais indicadores de produção legislativa (477 projetos de lei apresentados, dos quais 129 foram aprovados e 6 rejeitados em plenário), há a informação que a média de assiduidade dos vereadores nas sessões foi de 99%, considerando os 115 encontros realizados no ano, que duraram 345 horas de discussão em plenário. Também há a divulgação das 50 reuniões da Mesa Diretora e 9 do Colégio de Líderes.

No âmbito administrativo, a CMC respondeu a 68 questionamentos via Lei de Acesso à Informação e recebeu 170 manifestações pela Ouvidoria do Legislativo. Foram realizados 60 procedimentos licitatórios, com R$ 1,5 milhão de economicidade. Foram 719 manifestações da Procuradoria Jurídica, 14 mil acessos aos prédios da Câmara contabilizados pela Diretoria de Segurança e 23 ações de fiscalização interna empreendidas pela Controladoria. 

Quanto à interação da CMC com a sociedade por meio da comunicação social, há o registro de 11 mil inserções espontâneas da Câmara na imprensa da capital, sendo 92% de valência positiva, divulgando o trabalho parlamentar. Em 2021, a CMC chegou a 85 jornalistas da cidade no seu grupo de atendimento à imprensa e a 36,9, mil seguidores nas redes sociais, com destaque para o Instagram, que passou de 5 mil no início da pandemia para 9,2 mil no ano passado.

Mobilização inédita dos servidores da CMC reuniu doações para levar 300 cestas básicas e itens de higiene a famílias cadastradas na FAS e de 7 mil itens de higiene para o coletivo Igualdade Menstrual. “No mês de março, publicaremos a versão ampliada do relatório, contendo os dados qualitativos e os principais desafios apresentados pelas diretorias e departamentos”, prometeu o presidente da CMC.

Dados dos mandatos
Levando a cultura de qualidade para os mandatos parlamentares, Tico Kuzma adiantou que no ano que vem, com base nos dados oficiais, a CMC divulgará um relatório com as informações particularizadas de produção legislativa. “Os dados serão coletados junto a vossas excelências por nossa equipe ao longo do próximo mês, após o recesso legislativo”, anunciou o vereador, à frente da Mesa Diretora.