Câmara de Curitiba confirma venda de imóvel no Campina do Siqueira

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 09/04/2024 10h45, última modificação 09/04/2024 10h58
O segundo turno da homenagem ao coronel Xavier foi adiada para quarta. Cidadania Honorária à presidente da Solumedi foi emendada e terá terceira votação
Câmara de Curitiba confirma venda de imóvel no Campina do Siqueira

Autor da homenagem à empresária Thaty Gimenez, Márcio Barros justificou emenda em segundo turno ao projeto. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Dos três projetos que estrearam ontem no plenário, com votações positivas, apenas um concluiu sua tramitação na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) nesta terça-feira (9). Foi a venda, por meio de leilão público, de um lote com 547,42 m², no bairro Campina do Siqueira, pelo valor mínimo de R$ 595 mil. O imóvel fica na rua Saldanha Marinho, próximo à esquina com a rua João Kaviski e a operação imobiliária foi requisitada pelo Executivo, em resposta a um pedido dos vizinhos ao lote.

A concorrência pública para venda do terreno acontece 25 anos após a manifestação de interesse dos proprietários do lote vizinho, apresentada em 1999, quando eles reconheceram que sua obra avançou sobre um pedaço de área pública, buscando a Prefeitura de Curitiba para regularizar a situação (005.00067.2022). Na véspera da votação, os líderes do governo e da oposição, Tico Kuzma (PSD) e Professora Josete (PT), discutiram o assunto, concordando que a operação imobiliária é necessária para a correção da situação. A proposta segue para sanção do Executivo e publicação no Diário Oficial do Município.

Cidadania Honorária à presidente da Solumedi passará por 3ª votação

A concessão da Cidadania Honorária de Curitiba à empresária Thaty Gimenez terá que passar por uma terceira votação, na quarta-feira (10), em razão de ter recebido emenda hoje, em segundo turno. Autor da proposição, o vereador Jornalista Márcio Barros (PSD) obteve o aval do plenário para atualizar o projeto de lei (115.00015.2023), que ainda trazia o nome de casada da homenageada, mas agora será reescrito a pedido da presidente das empresas Solumedi e da Pelle de Ju (314.00002.2024). O procedimento é exigido pelo Regimento Interno da CMC e recebe o nome de “Redação Final”.

A votação em segundo turno da homenagem póstuma de Curitiba ao ex-comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PM-PR), coronel Nemésio Xavier, foi adiada por uma sessão e será votada nesta quarta-feira (10). O projeto de lei é de autoria do vereador Alexandre Leprevost (União) e pede que um logradouro público da capital receba o nome do ex-dirigente da corporação (009.00003.2022). Natural da cidade do Rio de Janeiro, Xavier foi membro da PM-PR por 35 anos, tendo ingressado na corporação em 1974.