Câmara concede Cidadania Honorária de Curitiba ao presidente da ACP

por João Cândido Martins | Revisão: Alex Gruba — publicado 13/12/2022 17h20, última modificação 13/12/2022 18h38
Flexibilização dos horários do comércio foi uma das conquistas da gestão de Camilo Turmina à frente da entidade.
Câmara concede Cidadania Honorária de Curitiba ao presidente da ACP

Iniciativa da homenagem foi do vereador Professor Euler. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba realizou uma sessão solene para a entrega da cidadania honorária a Camilo Turmina, presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP). A solenidade foi presidida pela vereador Tico Kuzma (Pros), presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), e teve a iniciativa do vereador Professor Euler (MDB). O presidente da Casa declarou estar honrado em presidir a sessão de entrega da Cidadania Honorária a Camilo Turmina. “A partir desse momento, você passa a ser um cidadão curitibano de fato e de direito, circunstância que amplia o seu compromisso com a cidade”, afirmou Kuzma.

“No início da minha gestão”, relatou o presidente da Casa, “estivemos na Associação, onde fomos muito bem recebidos e pudemos discutir questões que possibilitaram a aprovação de muitos projetos relativos ao comércio, como foi o caso da flexibilização dos horários.” O vereador lembrou que sua gestão como presidente da Câmara se encerra no dia 31 de dezembro e que a Associação Comercial do Paraná também será administrada por um novo presidente. “Esperamos que as parcerias e o diálogo tenham continuidade”, afirmou o vereador.

Além de Kuzma, de Euler e do homenageado, também compuseram a mesa: Antonio Gilberto Degeronne, presidente eleito da ACP; Carlos Russo, sócio-benemérito e vice-presidente de patrimônio da ACP; José Carlos Tristão, ex-presidente da Câmara de Lojistas de Curitiba; Marcos Langer, presidente do Rotary de Curitiba e dirigente da loja maçônica Concorde; Julio dos Reis Rangel, presidente do Sindicato dos Joalheiros e da Associação dos Joalheiros e Relojoeiros; e Edenir Zandoná Júnior, vice-presidente da Fecomércio-PR.

Também estavam presentes: Márcia Schier, ex-vereadora e vice-presidente da ACP; Marcelo Boza Alves, supervisor da Guarda Municipal, neste ato representando o inspetor Carlos Celso Júnior; Gislene Freitas, coordenadora do Conselho de Cultura da ACP; Albanir Fracaro, coordenadora do Conselho da Mulher Executiva da ACP; Ana Paula Turmina, filha do homenageada e seu esposo, Paulo Figura; Maria Camila Turmina, filha do homenageado, e seu esposo, Francisco Ferro; Mariana Turmina, filha do homenageado, e seu esposo, Fábio Martinelli; Olivir Turmina, irmão do homenageado; Valdir Turmina, primo do homenageado; José Rodrigues Sade, juiz do TRE-PR; Paulo Brunel, vice-presidente da ACP; Nilton Carlos de Campos, vice-coordenador da Câmara Setorial de Segurança; Malu Gomes, conselheira da ACP e conselheira estadual da saúde; Luiz Vidal, diretor da Casa Alfredo Andersen; Paulo Parré, conselheiro deliberativo da ACP; e Iuri Thompson, que representa a ACP nas sessões ordinárias.

Saudação

O homenageado recebeu saudação oficial feita pelo vereador Professor Euler, proponente da honraria. O vereador disse que a concessão da cidadania é destinada àqueles que, oriundos de outras localidades, contribuem para o engrandecimento de Curitiba: “Camilo é um amigo, uma pessoa pela qual tenho a maior admiração e respeito, mas, além disso, é um cidadão que faz a diferença na vida da coletividade. Ele participou de forma abnegada da campanha de 'despichação' do Centro”. De acordo com Euler, Turmina sempre manifestou real interesse na resolução das questões que envolvem o centro da capital, em particular a rua XV de Novembro.

“É o caso da ideia proposta por ele, e adotada pela minha gestão, de fazer da rua XV a primeira rua inteligente da cidade, dotada de experimentos na área das inovações. A iniciativa pode se estender para outras localidade de Curitiba”, disse o parlamentar. No entendimento de Professor Euler, a flexibilização do horário do comércio (outra proposta de Camilo) é positiva, na medida em que aumenta o número de contratações e fomenta a economia. 

Agradecimento

Camilo Turmina, o homenageado, agradeceu à cidade pela concessão da cidadania. Lembrou que veio para Curitiba, proveniente da cidade de Marechal Rondon, com o objetivo de cursar a faculdade. Segundo ele, já neste momento, juntou-se a conterrâneos que moravam na capital para a organização de uma associação de rondonienses. O espírito de participação foi uma constante em sua vida. “Conexões, amizades, camaradagens, envolvimento, tudo isso me movia”, afirmou o homenageado. Ele exaltou os ensinamentos aprendidos em duas instituições: o Rotary e a Maçonaria. “Sigo os preceitos e acredito que eles me guiam, sempre com ética e bons traquejos.”

Comerciante do setor joalheiro, Turmina disse que a joalheria se pauta na confiança. “Ninguém vai destruir uma joia apenas para confirmar se o que o joalheiro disse é verdade ou não. É necessário ter confiança”, disse. Daí sua escolha por trabalhar com pessoas de confiança, no caso, suas filhas, com quem fundou a Camilo Joalheiros. “A minha vida foi de trabalho, mas eu gostava muito de festa, até que me tornei uma pessoa mais organizada e hoje me sinto um cidadão feliz. Recebo essa comenda em nome de todos vocês hoje presentes, pois se estão aqui é porque temos apreço e afinidade”, declarou.

Para o atual presidente da Associação Comercial do Paraná, a flexibilização dos horários do comércio no estado gerou reflexos positivos, como o desafogamento do trânsito e o aumento na oferta de empregos. “Durante a pandemia, houve um desespero. Avaliamos que os conceitos de essencial e não essencial eram relativos, pois, na prática, tudo é essencial”, disse. Partindo desse princípio, Turmina sugeriu que houvesse alternância na abertura dos comércios. “Um dia abrem os comércios do lado direito da rua, no outro dia, os do lado esquerdo. Isso significava metade da população. Na medida do possível, foi a solução que nos permitiu continuar o trabalho e o trabalho do comércio é servir. Nossa missão na terra é servir”, finalizou o homenageado.

Confira mais fotos da homenagem clicando na imagem abaixo.

12/12/2022 - Sessão Solene Cidadão Honorário de Curitiba Sr. Camilo Turmina