Câmara de Curitiba celebra Dia da Mulher com sessão solene nesta quarta

por José Lázaro Jr. — publicado 19/03/2021 18h05, última modificação 22/03/2021 14h35
No dia 24, às 20 horas, a CMC homenageará 27 mulheres que têm se destacado nas suas áreas de atuação.
Câmara de Curitiba celebra Dia da Mulher com sessão solene nesta quarta

Palácio Rio Branco iluminado de lilás em alusão ao Dia da Mulher. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta quarta-feira (24), às 20 horas, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) homenageará 27 mulheres que têm se destacado nas suas áreas de atuação. Impossibilitada de realizar a sessão solene presencialmente por causa da pandemia, a CMC realizará o evento por videoconferência, com transmissão pelas redes sociais da CMC (Facebook, Twitter e YouTube). A atividade encerra simbolicamente o mês de março, quando o Legislativo se iluminou de lilás e instalou a nova coordenação da Procuradoria da Mulher em alusão às lutas do Dia Internacional da Mulher.

Apesar da preocupação que a pandemia gera em todas as pessoas, o ano de 2021, que marca o início da 18ª legislatura da CMC, tem razões para ser comemorado, por ser um marco da participação das mulheres no Legislativo de Curitiba. Nas eleições do ano passado, elas mantiveram o recorde de oito vereadoras eleitas – Amália Tortato (Novo), Carol Dartora (PT), Flavia Francischini (PSL), Indiara Barbosa (Novo), Maria Leticia (PV), Noemia Rocha (MDB), Professora Josete (PT) e Sargento Tânia Guerreiro (PSL).

Além da bancada, pela primeira vez uma mulher foi a mais votada na cidade, com Indiara Barbosa tendo conquistado 12.147 votos, e de forma inédita, Carol Dartora tornou-se a primeira mulher negra eleita para a CMC. Cada uma das parlamentares indicou mulheres para a sessão solene, que tradicionalmente é realizada pelo Legislativo no dia 8 de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. Confira os nomes:

Aline Chalus Vernick Carissimi, Gabriela de Araújo, Judit Gomes da Silva e Rosa Felicíssimo Alves foram indicadas por Carol Dartora. Laura Dias Dalcanale Pereira Alves, Ledinalva Pereira de Almeida, Luciana Saito Massa e Maria Aparecida Villa Nova são nomes de Flávia Francischini. Indiara Barbosa recomendou Adriana Karam Koleski, Lina Useche, Marcia Suss e Regina Maria Arns da Rocha. Elisângela Bruske Cordeiro Shiroma, Giselly Dib do Valle, Mirella Cristine de Oliveira e Rebecca Saray Marchesini Stival foram indicadas por Maria Leticia. Noemia Rocha sugeriu os nomes de Eliana Arantes Bueno Salcedo, Maisy Mendes Venâncio, Regiani Rodrigues Ponciano e Sandra Mara Hübner Justus. Carmem Regina Ribeiro, Clara Emília da Silva e Mariléa Aparecida Cruz Iantas foram recomendações da Professora Josete. E, por sugestão de Tânia Guerreiro, também serão homenageadas Ana Paula Brisola Moritz, Débora Santana Silvestre, Letícia Pam e Marília Regina Foltran Pombo.