Câmara de Curitiba analisa tornar dia 20 de julho como Dia do Tatuador

por Mariana Aquino*, especial para a CMC. | Revisão: Celso Kummer** — publicado 28/10/2025 10h20, última modificação 28/10/2025 10h20
Iniciativa da Delegada Tathiana Guzella quer valorizar o trabalho dos tatuadores de Curitiba.
Câmara de Curitiba analisa tornar dia 20 de julho como Dia do Tatuador

Tatudores de Curitiba poderão ter data comemorativa anualmente no dia 20 de julho. (Foto: Freepik)

A vereadora Delegada Tathiana Guzella (União) apresentou um projeto de lei, na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), que prevê a criação do Dia Municipal do Tatuador, a ser celebrado anualmente no dia 20 de julho. Para a vereadora, a iniciativa prevê reconhecer e dar visibilidade aos trabalhos dos tatuadores profissionais de Curitiba que exercem uma atividade artística e cultural de relevância social (005.00637.2025).

“A tatuagem consolidou-se nas últimas décadas como legítima forma de expressão, linguagem estética e afirmação identitária, conquistando amplo espaço na sociedade contemporânea”, disse a Delegada Tathiana. A vereadora complementa que, de acordo com uma pesquisa do Instituto alemão Dalia, o Brasil registrou que 30% da sua população adulta possui ao menos uma tatuagem. “Tal crescimento evidencia não apenas a popularidade da prática, mas também a importância de se reconhecer os tatuadores como protagonistas de um setor que movimenta a economia criativa”, afirmou a Delegada Tathiana.

Segundo a proposição do projeto de lei, o Dia Municipal do Tatuador não será apenas um dia de homenagem simbólica. Para a vereadora, é necessário que a data seja uma oportunidade para fomentar debates, seminários, workshop e campanhas de conscientização acerca dos temas que envolvem os trabalhos dos tatuadores. Estes temas poderão ser relacionados à biossegurança, às normas que garantem a segurança do procedimento e à movimentação dos estúdios na economia criativa local

O projeto de lei está em análise pela Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer. A tramitação e o conteúdo completo da proposição podem ser acompanhados pelo Sistema de Proposições Legislativas da Câmara de Curitiba. Confira na imagem abaixo como é o trâmite de um projeto de lei na Câmara Municipal de Curitiba.

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Edição: José Lázaro Jr. 

**Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques