Do Maio Amarelo ao Laranja: CMC "brilha" em apoio à conscientização

por Julia Yamane*, especial para CMC — publicado 30/05/2025 15h25, última modificação 30/05/2025 15h50
Iluminações cênicas do Palácio Rio Branco, sede da Câmara de Curitiba, marcam campanhas e datas comemorativas.
Do Maio Amarelo ao Laranja: CMC "brilha" em apoio à conscientização

Iluminação reforçou ações da Câmara de Curitiba em apoio ao Maio Amarelo, de conscientização à segurança no trânsito. (Foto: Carlos Costa/CMC)

No dia 5 deste mês, o Palácio Rio Branco, sede da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), estampou o apoio institucional às ações do movimento Maio Amarelo, criado com o objetivo de propagar a conscientização sobre a segurança viária e reduzir o número de mortes por acidentes. Cor da campanha internacional presente em mais de 20 países, o amarelo simboliza justamente a atenção no trânsito, o que inspirou a iluminação cênica da fachada do prédio histórico. 

No dia 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito e deixou a cor amarela como destaque. 
No Brasil, a campanha começou a ser realizada em 2014, por iniciativa do Observatório Nacional de Segurança Viária. Depois, o movimento ganhou o apoio de outras instituições não governamentais, empresas privadas e órgãos públicos. A iluminação cênica foi realizada a pedido da Presidência da Câmara de Curitiba.

O Legislativo, inclusive, contou com outras ações em apoio ao Maio Amarelo. Depois de toda a mobilização pela Lei "Antirrabeira", foi aberto espaço em plenário para a apresentação das campanhas da Superintendência de Trânsito, com destaque para ações educativas às crianças. No episódio deste mês do Curitibou?, programa do CMC Podcasts, foram discutidos desafios e estratégias para zerar as mortes no trânsito, além curiosidades históricas, desde o tempo em que as carroças e os bondes de mulas eram os meios de transporte disponíveis à população. Já durante uma Tribuna Livre, a Guarda Municipal alertou ao aumento dos acidentes na Linha Verde.

Conscientização à Doença Celíaca inspira iluminação

"Despindo-se" do amarelo, a fachada do Palácio Rio Branco adotou a cor verde. Com base em outro pedido da Presidência, entre os dias 6 e 11 de maio, a Câmara de Curitiba foi iluminada em apoio ao Mês da Conscientização da Doença Celíaca. Comemorada no dia 16 de maio, a data foi escolhida por ser o aniversário de Samuel Gee, pesquisador que reconheceu a existência da doença celíaca. 

Provocada pela intolerância ao glúten, a doença celíaca é autoimune, isto é, não tem cura. Ela dificulta a absorção de nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água. Alguns dos sintomas mais comuns, por exemplo, são: diarreia, dores abdominais, anemia, perda de peso e desnutrição. Os pacientes devem adotar uma dieta sem glúten e tomar cuidado com a contaminação cruzada por meio alimentos, superfícies ou objetos.

Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia

No dia 12 de maio, em alusão ao Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia, a Câmara de Curitiba se iluminou em roxo. A data passou a ser apoiada, em todo o Brasil, por conta da lei federal 14.233/2021. A fibromialgia é uma doença autoimune, caracterizada por uma dor crônica que se espalha por todo o corpo, mas se concentra principalmente em tendões, músculos e articulações.  

A  fibromialgia também pode causar sonolência, alterações de humor e fadiga, além de causar sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura, entre outros sintomas. O tratamento pode ser realizado por meio de fármacos, atividade física regular e acompanhamento psicológico, por exemplo. Esta foi mais uma iluminação cênica requerida pela Presidência da Casa

Cor verde marca dias do Zootecnista e do Defensor Público

Na sequência, no dia 13 de maio, a sede da Câmara de Curitiba destacou a cor verde em apoio a mais duas datas. A iluminação homenageou o Dia do Zootecnista, estabelecido pela lei federal 13.596/2028, e que remete à aula inaugural do primeiro curso de Zootecnia do Brasil, em 1966, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). 

Os zootecnistas atuam em várias áreas, como a produção, nutrição, genética, melhoramento e reprodução animal, em atividades como a pecuária, a avicultura, a piscicultura, a caprinocultura, a evinocultura e a ovinocultura. O pedido veio da Presidência, em conjunto com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR).

No dia 19, por sua vez, a cor verde da fachada do Palácio Rio Branco homenageou o Dia da Defensoria Pública, instituição responsável pela assistência jurídica gratuita às pessoas em situação de vulnerabilidade. A data foi instituída, no Brasil, pela lei federal 10.448/2002O movimento Maio Verde relembra a população de que a cor representa a instituição e simboliza a esperança de um futuro com menos desigualdades.

Esta foi mais uma ideia de iluminação vinda da Presidência da CMC. Desde o fim do ano passado, a Câmara de Curitiba conta com um posto descentralizado da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR). Os atendimentos ocorrem no Anexo 3 do Legislativo (veja aqui como acessar o serviço de assistência jurídica gratuita).

Câmara de Curitiba se ilumina em apoio ao Maio Laranja 

De 14 a 18 de maio e, depois, de 20 a 22 de maio, o Palácio Rio Branco recebeu uma iluminação especial em função do Maio Laranja, de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A lei federal 14.432/2022 estabelece que durante o mês sejam realizadas atividades de conscientização sobre o tema, mobilizando toda a sociedade contra esses crimes. 

O 18 de maio marca o Dia Nacional do Combate ao Abuso Sexual Infantil. A data foi instituída em 2000, em memória da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, que aos 8 anos de idade foi vítima de um crime brutal, em 1973. 

A campanha Maio Laranja também foi tema de discussão na Tribuna Livre da Câmara de Curitiba, na semana retrasada. A atividade alertou para questões como a exploração sexual infantojuvenil e o tráfico humano. A iluminação cênica, assim como o debate em plenário, foram proposições da vereadora Sargento Tânia Guerreiro (Pode).

Fachada do Palácio Rio Branco é iluminada desde 2019 

Palácio Rio Branco é a sede da Câmara de Curitiba desde 1963. O prédio, inicialmente chamado de Palácio do Congresso, foi construído, no fim do século 19, para abrigar a Assembleia Legislativa. Pelo valor histórico e cultural, foi tombado pelo patrimônio estadual, em 1978 (saiba mais).

Desde 2019, a fachada do edifício histórico é iluminada para destacar o apoio a campanhas de diferentes segmentos e a datas comemorativas. O pedido precisa ser feito por um vereador, diretamente à Diretoria de Comunicação Social da Câmara de Curitiba, setor a quem compete organizar o calendário anual da iluminação cênica. A solicitação deve ser feita por meio do sistema de chamados.

 * Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Julia Yamane*, especial para a CMC
*Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques