Câmara concederá título ao padre Dilsomar Bombazar

por Fernanda Foggiato | Revisão: Brunno Abati* — publicado 11/04/2023 18h30, última modificação 12/04/2023 08h29
Aprovado em primeiro turno, o projeto homenageia o religioso com a Cidadania Honorária de Curitiba.
Câmara concederá título ao padre Dilsomar Bombazar

Toninho da Farmácia defendeu o reconhecimento ao padre Dilsomar Bombazar. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba concordou, nessa terça-feira (11), na análise em primeiro turno, com o projeto de lei que pretende conceder a Cidadania Honorária da capital ao padre Dilsomar Bombazar. Natural de Dois Vizinhos (PR), ele foi designado em 2017 para a paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada na Vila Verde, bairro CIC. De iniciativa do vereador Toninho da Farmácia (União), a proposta teve 25 votos positivos e 2 abstenções (006.00017.2022).

“É um amigo, é um parceiro nosso na comunidade e tem ajudado muito o povo da Vila Verde”, ressaltou o autor. O homenageado, contou Toninho, é natural de Dois Vizinhos, mas foi criado na cidade de Palotina, também no Paraná. A Cidadania Honorária é o título mais importante com o qual a Câmara de Curitiba pode reconhecer pessoas de destaque, nascidas em outros municípios. Bombazar acompanhou a votação. 

Além do primeiro turno da mensagem para criar o Sistema Municipal de Esporte e Lazer (Sestiba), a Câmara de Curitiba confirmou, nesta manhã, dois projetos de lei. Com a segunda votação positiva, as proposições agora serão encaminhadas para a sanção ou para o veto do Executivo. 

A denominação do logradouro público especificado como Benedito Cezario foi confirmada em nova deliberação unânime, com 28 votos positivos (008.00009.2022). O homenageado, falecido em 2008, era mecânico, morador do Santo Inácio e um dos responsáveis pela abertura do logradouro que se pretende renomear  uma travessa da estrada Mina do Ouro. A iniciativa é do vereador Mauro Ignácio (União). 

“O seu Benedito Cezario faleceu sem ver esse sonho, sem ver essa expectativa realizada [a regularização]. Mas seus vizinhos continuaram perseguindo esse sonho, essa luta”, pontuou o autor. “E a Secretaria do Urbanismo vem já, há algum tempo, fazendo a regularização dessas vias. Antes eram vintenárias, hoje elas são decenárias. E essa rua se enquadra nessa questão. Por isso, recebeu um código e, por isso, está recebendo esse nome agora.”

Ignácio esclareceu que a população realizou um abaixo-assinado para que a travessa receba o nome de Benedito Cezario e que outra demanda é asfaltar a via. O vereador ainda pediu mais agilidade à discussão de projetos de lei como esse. Amália Tortato (Novo) sugeriu o debate de como as denominações, por exemplo, podem ter o trâmite menos burocrático. Ela propôs que não seja necessário o aval do plenário, e sim apenas das comissões ou que a denominação seja feita por um órgão da Prefeitura de Curitiba. 

Em segundo turno também unânime, com 26 “sim”, a CMC acatou a Declaração de Utilidade Pública Municipal à Associação Comunitária da Santa Cecília (014.00045.2021). “É um projeto bastante simples, mas de bastante relevância para o seu Itacir Castanha de Souza, que é o presidente dessa associação [...]. [O reconhecimento] vai melhorar o atendimento que ele faz na região do Tatuquara”, afirmou o autor Beto Moraes (PSD) na discussão dessa segunda (10). 

As sessões plenárias são realizadas de segunda a quarta-feira, a partir das 9 horas, com transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter.


*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba