Câmara concede Vulto Emérito de Curitiba para Joel Kriger

por João Cândido Martins de Oliveira Santos | Revisão: Ricardo Marques — publicado 17/05/2023 15h55, última modificação 22/05/2023 17h35
Escalada do Pico Everest e travessia do Canal da Mancha estão entre os desafios enfrentados e conquistados por Joel Kriger
Câmara concede Vulto Emérito de Curitiba para Joel Kriger

A Câmara Municipal homenageou Joel Kriger, atleta curitibano que escalou o pico Everest e já fez a travessia do Canal da Mancha. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Nesta terça-feira (16) a Câmara Municipal de Curitiba concedeu o título de Vulto Emérito a Joel Kriger, único atleta do mundo a ter escalado o Everest e atravessado o Canal da Mancha. A iniciativa da homenagem foi dos vereadores: Herivelto Oliveira (Cidadania), Marcelo Fachinello (PSC), presidente da Câmara Municipal de Curitiba; Marcos Vieira (PDT) e Oscalino do Povo (PP). A sessão foi presidida pelo vereador Tito Zeglin (PDT), primeiro-vice-presidente da Câmara. Para Tito, o homenageado é um exemplo de perseverança e de boa vontade. “A cidade de Curitiba se engrandece homenageando Joel Kriger”. A mesa foi composta pelo vereador Zeglin; pelo homenageado; pelos vereadores Herivelto Olveira e Rodrigo Reis (União); por Simone Soifer, esposa do homenageado; Renato Ramalho, nadador e detentor de títulos e premiações; Salomão Soifer, sogro do homenageado; e Rosa Kriger, mãe do homenageado.

Saudação de Herivelto Oliveira

O vereador Herivelto destacou que teve bastante contato com o homenageado a partir de 2016, quando começou a escrever um livro sobre Joel Kriger e suas façanhas esportivas. “Chamou muito minha atenção um homem com mais de 50 anos dedicado às práticas físicas e a desafios. Foram em torno de 100 encontros, nos quais ele me contou dezenas de situações, algumas engraçadas, outras tristes, mas todas marcadas por seu esforço”, disse o parlamentar. O vereador enfatizou a paciência das famílias Soifer e Kriger. “Quando voltou do cume do Everest, Kriger chegou a ficar 48 horas sem contato, então a preocupação sempre é imensa”, afirmou Oliveira.

Herivelto comentou que o homenageado enfrenta os mais diversos desafios atléticos, como nadar, escalar e administrar sua empresa. “Apesar da grande quantidade de atividades, ele as desempenha todas bem”, comentou Herilvelto. Transformou a publicação de seu livro num ato social e já conseguiu mais de 4 mil cestas de alimentos para famílias desassistidas. “Ele não ficou com um centavo da venda dos livros”, disse o vereador.

Oliveira elencou cronologicamente os desafios enfrentados por Kriger: Machu Picchu e Nepal (2003); Kilimanjaro (2008); Aconcágua (2010); Cordilheira dos Andes (2012); Run Rabbit, Pico Paraná, além de outras realizações no Equador e na Argentina, e a primeira tentativa de escalar o Everest (2013); Kilimanjaro e Iron Man de Fortaleza (2014); Morro dos Perdidos (2015); Iron Man de Florianópolis, Meio Iron Man em Miami e Canal da mancha (2016); Malvinas e segunda tentativa de escalar o Everest (2017); terceira tentativa do Everest (2018); Canal da Mancha (2019); Triatlo da Penha (2020) e escalada do Everest (2022).

Persistência e foco

“Quando penso em Joel Kriger, me ocorrem as palavras persistência e foco”, disse Renato Ramalho, nadador e detentor de títulos e premiações. Para ele, o homenageado é de pouca fala, mas suas atitudes e sua coragem inspiram as pessoas. Outras qualidades do homenageado, citadas por Renato, são a responsabilidade, a simpatia e o filantropismo. “É uma homenagem que aborda o passado, o presente e o futuro, pois Joel ainda vai conquistar muitas coisas”, disse Ramalho. “Eu penso que você é único, não porque escalou o Everest, mas porque você já era especial desde a infância. O único homem a escalar o Everest e atravessar o Canal da Mancha”, finalizou.

Agradecimento

Joel Kriger lembrou que aos 50 anos era totalmente sedentário, não fazia nenhuma atividade física. Mas, aos poucos, com o estímulo de amigos, passou a se exercitar, inicialmente praticando a natação. “Com os treinos, precisei reorganizar minha vida”, disse ele. Ele lembrou algumas das conquistas atléticas que teve nos últimos anos. Um ponto decisivo, de acordo com ele, foi quando escalou o Aconcágua, em 2010. “Essa escalada é um termômetro que determina se o atleta é capaz de escalar o Everest”, explicou Kriger. 

Ele destacou a conquista dos sete cumes e, posteriormente, a escalada do Everest. “Depois do terremoto, o pico do Everest aumentou 60 cm. Então, agora, ele tem 8449 metros de altura. Não há nem como expressar a satisfação de se chegar lá. A sensação de saber que tudo é possível”, disse ele. Ele destacou o projeto do livro em parceria com Herivelto. “Foi como uma espécie de legado para meus netos”, disse ele, “pois estavam sofrendo bulling dos colegas de colégio que não acreditavam que o avô tivesse escalado o Everest”.

Kriger, que promove palestras para estimular a prática de esportes e exercícios físicos, concluiu frisando a importância dessas práticas. “A Organização Mundial da Saúde recomenda 30 minutos por dia de atividades físicas. O importante é fazer alguma coisa para que haja uma melhora na saúde, para que as pessoas tenham mais mobilidade e independência”, disse o homenageado.