Câmara concede prêmio Pablo Neruda e homenageia pastor evangélico

por Assessoria Comunicação publicado 03/12/2018 07h40, última modificação 03/11/2021 08h56

Doze personalidades e entidades sem fins lucrativos que se destacaram, em 2017, na luta pelo direito à liberdade ideológica, de credo religioso, de opinião, pela democracia e pela justiça social serão homenageadas pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) na próxima quarta-feira (5) em sessão solene no Palácio Rio Branco. A entrega do Prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos acontece a partir de 20 horas. Nesta semana, outros três eventos serão realizados, entre eles, a entrega da Cidadania Honorária ao pastor Marcos Antonio de Oliveira.

O Prêmio Pablo Neruda é entregue pelo Legislativo há 14 anos, sendo realizado próximo à data de 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Instituído pela lei municipal 11.258/2004, hoje revogada, atualmente é regulamentado pela lei complementar 109/2018, que unificou as homenagens da CMC.

Este ano, 12 indicações foram feitas pelos vereadores. Serão agraciados: Anelise Rodrigues (indicada por Dr. Wolmir Aguiar, PSC); Antônio Luiz Martins (Katia Dittrich, SD); Associação Beneficente Encontro com Deus (Paulo Rink, PR); Associação Beneficente Kalahari (Maria Manfron, PP); Casa Pró-Vida Mãe Imaculada (Tito Zeglin, PDT); Cicero Manoel Bezerra (por Noemia Rocha, MDB); Maria Elisa Paciornik (Julieta Reis, DEM); Maurilia Targino Martins (Ezequias Barros, PRP); Niuza Oliveira Simei (Bruno Pessuti, PSD); Organização Internacional TETO-Brasil (Professor Euler, PSD); Renê Jorge Bonato (Oscalino do Povo, Pode); e Ubirajara Zoccoli (Goura, PDT).

A sessão solene será às 20 horas, no Palácio Rio Branco, com transmissão ao vivo pelo YouTube da CMC.

Cidadania Honorária
Na quinta-feira (6), às 19h30, o Legislativo promove outra sessão solene, para a entrega do título de Cidadão Honorário de Curitiba ao pastor Marcos Antonio de Oliveira. A homenagem – lei municipal 15.325/2018 – é de iniciativa do presidente da CMC, Serginho do Posto (PSDB), aprovada pelo plenário nos dias 30 de outubro e 5 de novembro, em primeira e segunda votações respectivamente (006.00009.2018).

Natural de Paranavaí (PR), o pastor é presidente da Igreja Batista Nacional no Cajuru e fundador, juntamente com a esposa, do Projeto Amar (Aliança Matrimonial Restauradora, que há mais de 12 anos trabalha na restauração de famílias por todo o país. Segundo o autor da homenagem, Marcos Antonio é uma referência no bairro Cajuru. A sessão solene também ocorrerá no Palácio Rio Branco, com transmissão pelo YouTube.

Outras homenagens
Na segunda-feira (3) às 16h, o auditório do Anexo II será palco para uma homenagem proposta por Professor Euler (PSD) ao Dia Nacional do Samba, celebrado na véspera (2). No dia 6 de dezembro, próxima quinta-feira, a CMC, por iniciativa da Diretoria de Administração e Recursos Humanos, promove uma solenidade para marcar a aposentadoria de vários servidores em 2018.