Câmara concede Prêmio Mérito Esportivo 2023

por João Cândido Martins | Revisão: Alex Gruba — publicado 05/04/2023 14h02, última modificação 05/04/2023 14h02
Honraria destacou atletas de Curitiba que se destacaram no cenário esportivo nacional e internacional.
Câmara concede Prêmio Mérito Esportivo 2023

Câmara Municipal concedeu o Prêmio Mérito Esportivo a atletas que projetaram Curitiba nacional e internacionalmente. (Fotos: Carlos Costa/CMC)

Nesta terça-feira (4), a Câmara Municipal de Curitiba homenageou 20 atletas com o prêmio Mérito Esportivo. A cerimônia, que integra as comemorações aos 330 anos da cidade de Curitiba, foi presidida pelo vereador Marcelo Fachinello (PSC), presidente da Câmara Municipal. Ele lembrou que o prêmio é destinado àqueles que tenham se destacado em práticas desportivas ou prestado inegável contribuição ao desporto curitibano, levando nossa cidade ao reconhecimento nacional e internacional.

A mesa foi composta pelos vereadores Osias Moraes (Republicanos), Tito Zeglin (PDT), Mauro Ignácio (União); Tico Kuzma (PSD) e Serginho do Posto (União) e pela deputada estadual e ex-vereadora Flávia Francischini. Também estavam presentes os vereadores Oscalino do Povo (PP), Leonidas Dias (Solidariedade), Jornalista Márcio Barros (PSD), Alexandre Leprevost (Solidariedade), Mauro Bobato (Pode), Dalton Borba (PDT), Herivelto Oliveira (Cidadania), Marcos Vieira (PDT), Toninho da Farmácia (União), Zezinho Sabará (União), Sidnei Toaldo (Patriota), João da 5 Irmãos (União) e Ezequias Barros (PMB). Marcelo Fachinello destacou a presença de Alex Estival, o “Cuca”, treinador de futebol. 

Saudação

Em sua saudação, o vereador Herivelto Oliveira parabenizou todos os homenageados. “Esportistas, artistas da bola, técnicos, treinadores e skatistas. Temos hoje uma plêiade de pessoas que representaram Curitiba em atividades esportivas de forma brilhante”, disse o parlamentar. Para Herivelto, a solenidade possui um caráter especial, pois ser homenageado pela Câmara significa ser homenageado pela pela cidade. O vereador lembrou que, no início de sua carreira jornalística, passou a ganhar algumas premiações, algumas até de forma consecutiva. De acordo com ele, na quarta vez que seu nome apareceu como premiado com destaque em uma lista anual, chegou a desdenhar da honraria.

Quando manifestou esse sentimento ao jornalista Gil Rocha, foi advertido de que estava equivocado, que toda homenagem deve ser levada em consideração. “Quando uma pessoa o homenageia, ela está mostrando o valor que você tem. Foram as palavras ditas por Gil Rocha que me tocaram e fizeram com que, até hoje, eu passasse a ter mais respeito com as homenagens. Parabéns pelo excelente trabalho que vocês fizeram pelo esporte de Curitiba e do Paraná”, finalizou o vereador.

Agradecimento

Joel Kriger agradeceu à Câmara em seu nome e de todos os demais homenageados com o prêmio Mérito Esportivo 2023. “A enorme responsabilidade que me cabe faz com que aproveite para falar não dos objetivos alcançados, mas das nossas obrigações com as novas gerações. O Brasil está envelhecendo rapidamente. O IBGE estima que em 2040 haverá mais idosos do que jovens vivendo no país. A estatística nos mostra que devemos prepara essa geração que está envelhecendo para que tenha uma boa qualidade de vida”, afirmou o homenageado.

Ele destacou que a Organização Mundial de Saúde (OMS), com base em estudo científico que envolveu milhares de pessoas, recomenda, no mínimo, 30 minutos diários de atividades físicas. De acordo com Kriger, esses 30 minutos podem aumentar a mobilidade das pessoas e diminuir as doenças causadas pelo sedentarismo. “Como esportistas, podemos atuar de duas maneiras efetivas: com dedicação constante ao nossos esportes e colaborando para a definição de políticas públicas para incentivar e esclarecer as pessoas sobre a necessidade da prática esportiva”, disse Kriger. Ele também destacou que, por meio do esporte, o estado pode tirar famílias da pobreza, oferecer dignidade e qualidade de vida. A consequência natural, segundo ele, é a redução das mortes e da criminalidade. Por isso, defende que o esporte deve ser incentivado como programa de governo.

Para Kriger, é necessário estimular não somente os potenciais medalhistas, mas também o esporte de base. “É a base que tira as crianças das mãos dos criminosos. Para isso, são necessárias pessoas capacitadas e programas de incentivo a longo prazo, que trarão resultados compensadores. O Brasil das medalhas e recordes passa longe do Brasil das periferias”, afirmou o homenageado. “A nossa responsabilidade é promover e ajudar o esporte, somar nossos esforços para alavancar uma sociedade mais justa, responsável e feliz”, concluiu Kriger.

 

Homenageados

Bruno Felipe dos Santos, indicado por Toninho da Farmácia. Skatista profissional com mais de 20 anos de prática do esporte. Acumulou prêmios, apareceu em publicações e venceude concursos de produção de vídeo sobre o esporte. Proprietário da loja Rubrica Skateboarding, dá aulas para jovens da periferia.

Christian Korgut, indicado por Ezequias Barros. Educador físico, pós-graduado em Ciências do Treinamento do Futebol e do Futsal. Em duas décadas trabalhando com futebol, atuou em todas as áreas: do administrativo ao treinamento de alto rendimento. Seu trabalho contribui com comunidades carentes por meio do esporte. É especialista em identificar jovens talentos. Atualmente, trabalha como coordenador de escolas de futebol do Coritiba Foot Ball Club.

Cleverson Vidal da Silva, homenageado pelo vereador Mauro Bobato. Mais conhecido como “Salário”. Começou sua carreira futebolísticas nas extintas categorias de base do São Vicente e passou por diversos times, como Santa Quitéria, Renove (Fazenda Rio Grande) e Paraná Clube. Conquistou um campeonato amador de forma invicta, sendo o artilheiro da equipe, com 13 gols. Foi bicampeão do Campeonato Amador, campeão da Copa Kaiser e da Taça Paraná.

Daniel Lee Pereira, indicado pelo vereador Jornalista Márcio Barros. Faixa-preta em taekwondo, com mais de 50 anos de trajetória no esporte. Fundou escolas e ministrou aulas no exterior. Criou a primeira academia do esporte em Brasília. Foi professor de taekwondo no Canadá e realizou seu mestrado na Coréia do Sul. Desenvolveu um projeto para alunos em drogadição, para reabilitá-los por meio do esporte.

Daniel Roberto Ferreira Franco, homenageado pelo vereador Serginho do Posto. Mais conhecido no meio esportivo como “Bolacha”. Graduou-se em Educação Física e trabalha como professor na área. Ingressou na musculação ainda adolescente e acumulou diversos prêmios ao longo de sua vida, incluindo o tricampeonato paranaense e o bicampeonato curitibano de fisioculturismo, além de uma coleção de prêmios Power Fighting, como o pentacampeonato paranaense e o pentacampeonato brasileiro.

Emerson Loth, homenageado pelo vereador João da 5 irmãos. Apelidado como “Bomba”, o atleta nascido em Nova Friburgo e residente em Curitiba começou a praticar motociclismo off-road no fim da década de 1990, logo tornando-se profissional. Conquistou muitos títulos na categoria elite, além de ser bicampeão da Ibitipoca Off-Road, campeão do Rally Cerapió e tricampeão do Enduro da Independência.

Gilberto Rocha Manoel, homenageado pelo vereador Marcos Vieira. Possui longa trajetória como jornalista esportivo, tendo atuado na coordenação das equipes de reportagem e na gerência de esportes. Cobriu seis copas do mundo: México, Itália, Estados Unidos, França, Alemanha e Brasil. Atualmente, é responsável pela direção de jornalismo da CBN Curitiba. Também participa do Iron Man e planeja fazer a travessia do Canal da Mancha.

Joel Kriger, homenageado pelo vereador Herivelto Oliveira. Nadador, maratonista, triatleta e alpinista. No ano de 2003, apaixonou-se pelo Everest e começou a escalar montanhas depois dos 50 anos. Conquistou o Monte Everest em 2022, aos 68 anos, tornando-se o atleta brasileiro com mais idade a realizar o feito.

José Domingues Borges Teixeira, homenageado pelo vereador Tito Zeglin. Com ampla carreira na política, é um entusiasta do esporte. Foi conselheiro do Ferroviário, vice-presidente do Colorado e do Paraná Clube, além de fundar e manter por 28 anos o time “Os Desavergonhados”. Foi diretor de diversas agremiações e tem estreita ligação com o esporte amador de Curitiba. Aos 79 anos de idade, Zé Domingos continua sendo comentarista esportivo na Rádio Cidade.

Lúcio Gaede, homenageado pela deputada estadual e ex-vereadora Flavia Francischini. Graduado em Educação Física, foi professor em diversas equipes de natação e personal trainer do esporte. É fundador e coordenador do projeto Sábado Feliz, que funciona há mais de 25 anos, atendendo dezenas de pessoas com deficiência, como autistas, portadores da Síndrome de Down, entre outros. Por meio do projeto, os participantes são estimulados a uma socialização natural em diversas atividades de lazer, ao mesmo tempo em que adquirem condicionamento físico e mental.

Luiz Denilson Kosowski, homenagado pelo vereador Oscalino do Povo. Bacharel e licenciado em Educação Física, especialista em dança sênior, com pós-graduação em atividade física e saúde direcionada a crônicos e a pessoas na maturidade. Foi responsável por vários projetos visando a melhoria da qualidade de vida de idosos, dentre eles, o Projeto Vida Saudável e Prevenção de Quedas e o Projeto Saúde e Bem-Estar.

Lycio Vellozo Ribas, homenageado pelo vereador Dalton Borba. Graduado em Publicidade e em Jornalismo, é jornalista esportivo há mais de 20 anos. Aficionado por Copas do Mundo, escreveu o Livro de Ouro das Copas, um guia completo sobre a competição. O autor analisou e compilou informações de diversas fontes para gerar um livro inédito sobre o evento, que se tornou uma referência para profissionais e amantes das Copas do Mundo.

Marcelo Lipatín López, homenageado pelo vereador Denian Couto, que não se encontra em Curitiba e foi representado pelo vereador Jornalista Márcio Barros. Foi jogador de futebol com passagens por diversos clubes nacionais e internacionais, incluindo o Coritiba. Atualmente, é empresário de jogadores de futebol e proprietário da empresa Lipatín Esportes, com sede em Curitiba. Presidente da Missão Atletas de Cristo Brasil e gestor do Hope Internacional, um clube de futebol do estado do Paraná.

Marcelo Martins Kamarowski, homenageado por Osias Moraes. Graduado em Educação Física, atua como técnico da modalidade de rugby, em cadeira de rodas, modalidade paralímpica no Paraná. Sua atuação na equipe já revelou diversos atletas para a seleção brasileira, a qual se destacou nos Jogos Panamericanos de Rugby em Toronto, no Canadá, e nos Jogos Paralímpicos no Rio, em 2016. Além disso, a equipe Gladiadores Quad Rugby já venceu diversos campeonatos, como o Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeiras de Rodas.

Marcelo Rodrigues Alves, indicado pelo vereador Leonidas Dias. Administrador com MBA em Marketing, está à frente da empresa Over Stress High Touch. Praticante de maratonas extremas, foi o primeiro brasileiro e o primeiro sul-americano a completar o World Marathon Challenge, uma prova que consiste em correr sete maratonas em sete dias. É autor do livro “Extremos”, em que conta sobre sua experiência de maratonas no Polo Norte e no Polo Sul.

Nivaldo Andrade, indicado pelo vereador Mauro Ignácio. Formou-se na cidade de Braga, como treinador e observador de futebol, tendo dirigido equipes de Portugal e acompanhado competições europeias. Iniciou a primeira franquia do São Paulo Futebol Clube em Curitiba. Em seguida trouxe a Escola de Futebol São Caetano, na qual está há mais de 20 anos. A escola tem importante papel social com o projeto Atletas do Futuro, no qual crianças franqueadas não pagam e necessitam manter bom desempenho escolar para participar do projeto. 

Ricardo Pereira Dalamaria, indicado por Tico Kuzma. “Rick”, como é conhecido por seus amigos, iniciou em competições oficiais de ciclismo e teve uma carreira de crescimento rápido e sólido. Iniciou com 11 anos de idade e, entre suas principais conquistas, chegou a vice-líder do ranking nacional de Ciclismo de Estrada na categoria sub-23 e conquistou o tetracampeonato Brasileiro de Ciclismo.

Rogério Pires Vieira, indicado por Zezinho Sabará. Nascido em Umuarama, veio para Curitiba em 1994, onde iniciou suas atividades esportivas como lutador de diversas artes marciais como jiu-jitsu e muay thay. Na última década, venceu diversas competições: Sul-Brasileiro de Muay Thay e Terceira Copa de Boxe Chinês. Atualmente, trabalha como professor e treinador de artes marciais.

Romeu Luis Estival, indicado por Sidnei Toaldo. Foi jogador de futebol, conquistando diversos títulos. Jogou na Seleção Amadora Paranaense, foi campeão disputando a Taça Paraná pelo Iguaçu e pelo Trieste, além de ter sido várias vezes campeão pelo Campeonato Amador de Curitiba. Foi homenageado pela Federação Brasileira de Futebol, com o título Belford Duarte, por nunca ter sido expulso de uma partida.

Ygor Raphael Feltrin, indicado por Alexandre Leprevost. CEO e treinador da categoria de base do Hope Futebol Clube, clube profissional de Curitiba fundado em janeiro de 2018 é formado por profissionais com experiência e capacitação nas diversas áreas inerentes ao futebol como pçlanejamento a longo prazo, investimento controlado e conceitos de governança corporativa.

>> Confira o álbum de fotos clicando na imagem abaixo:

04/04/2023 - Sessão Solene - Prêmio Mérito Esportivo