Câmara concede cidadania ao empresário Arno Valberto Grahl

por João Cândido Martins de Oliveira Santos | Revisão: Ricardo Marques — publicado 19/05/2023 16h15, última modificação 19/05/2023 16h18
Natural de Ibirama em Santa Catarina, o atual diretor-presidente da Gamma Ferramentas, se estabeleceu em Curitiba há 40 anos.
Câmara concede cidadania ao empresário Arno Valberto Grahl

Arno Valberto Grahl, diretor-presidente da Gamma Ferramentas foi homenageado pela Câmara Municipal de Curitiba com o título de cidadão honorário. A iniciativa da honraria foi de Tito Zeglin. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta quinta-feira (18), a Câmara Municipal de Curitiba realizou uma sessão solene para a concessão da Cidadania Honorária ao empresário Arno Valberto Grahl, diretor-presidente da Gamma Ferramentas. O homenageado reside na capital paranaense desde 1983. A iniciativa da homenagem foi do Vereador Tito Zeglin (PDT), primeiro-vice-presidente da Casa e a sessão foi presidida pelo vereador Marcelo Fachinello (PSC), presidente da Câmara. 

Veja a sessão solene no canal da Câmara no Youtube

Confira as fotos do evento no Flickr da Câmara

Compuseram a mesa: os vereadores Tito Zeglin e Marcelo Fachinello; Dimas Ortêncio de Melo, desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR); José Domingos Borges Teixeira, ex-deputado e ex-vereador; Rui de Almeida Valente, procurador de justiça aposentado do Ministério Público Estadual; e Aramis Borges, vice-presidente da Legião Paranaense do Expedicionário.

Saudação

Nosso lar não é onde nascemos. Nosso lar é onde escolhemos pertencer”, disse o vereador Tito Zeglin, proponente da homenagem. Ele esclareceu que a cidadania honorária é destinada àqueles que escolheram Curitiba para morar, trabalhar constituir suas famílias e que fizeram algo pela cidade. “É o título mais importante dado pela Casa aos que não nasceram em Curitiba, mas que ajudam a construir a cidade”, disse o vereador.

Arno Valberto Grahl nasceu em 1963, em Ibirama, no estado de Santa Catarina. Mora em Curitiba há 20 anos. É formado em administração com mestrado na área pela Universidade de Extremadura, na Espanha. Possui diversos títulos de pós-graduação na área, como em gestão estratégica, marketing, recursos humanos, publicidade e administração avançada. Trabalhou como diretor executivo de diversas empresas importantes, sendo hoje diretor da Gamma Ferramentas. “Arno é o responsável por toda as operações da empresa pelo Brasil”, mencionou Tito.

De acordo com o vereador, o homenageado apoia a economia brasileira gerando renda e centenas de empregos. “Arno nunca se esqueceu de que não importa o que temos, mas quem temos em nossa vidas. O vereador citou a esposa Cleo Grahl, de saudosa memória, as filhas Franciele e Camila, os genros Felipe e André, e os irmãos Lothar e Vilma, além da neta Ana Clara. De acordo com Tito, o homenageado também é um apaixonado pelo esporte, atividade que entende como uma forma de mudar vidas e criar oportunidades. “Arno contribui de muitas formas com o esporte, inclusive patrocinando equipes amadoras, nas quais são revelados grandes atletas”, disse o parlamentar.

Agradecimento

Arno Grahl, o homenageado, agradeceu ao vereador Tito pela indicação e aos demais vereadores pela aprovação da homenagem. Ele endereçou agradecimentos especiais às filhas, aos genros, à neta e à futura neta que vai nascer em setembro. Também destacou seu irmão Lothar e sua esposa Vilma, além dos demais familiares, clientes, colaboradores e confrades do Bar Stuart. Para ele é uma honra passar a integrar o seleto rol de pessoas que escolheram viver em Curitiba e foram homenageados pela cidade com a cidadania honorária. “Cheguei em 1983 em Curitiba e a cidade me recebeu de portas abertas. Devo à cidade meu desenvolvimento pessoal e profissional”, disse ele. Ele dedicou a honraria a seus pais e à ex-esposa Cleo, já falecida.

Quero dizer que essa honraria pertence às minhas filhas, que viveram muitas batalhas e, seguindo o exemplo dos meus pais, se tornaram pessoas dignas e honestas. Obrigado também aos meus mestres aos quais devo grande parte das conquistas". De acordo com ele, sua trajetória não foi um passe de mágica, nem dependeu exclusivamente do seu esforço pessoal. “Cheguei aonde estou graças a pessoas que se preocuparam e estiveram presentes, me apoiando e me indicando o norte”, declarou.

Para Arno, o caminho até a excelência não é uma linha reta. “São muitos os obstáculos e evoluir nem sempre é confortável, especialmente no meio empresarial brasileiro. Recebo, portanto, essa homenagem com humildade, consciente de que essa honraria não é somente fruto dos meus esforços, mas da conjugação dos esforços de todos que contribuíram de algum modo.