Câmara concede cidadania a Adalberto Derzette, da Gileade Church

por Assessoria Comunicação publicado 29/11/2019 09h25, última modificação 12/11/2021 07h27

Nesta quinta-feira (28), a Câmara Municipal de Curitiba concedeu a cidadania honorária ao pastor Adalberto da Silva Derzette, líder da Gillead Church, por iniciativa de Ezequias Barros (Patriota). A solenidade foi realizada no Palácio Rio Branco, sede da Câmara, e foi presidida por Dr. Wolmir Aguiar (PSC). Wolmir esclareceu que o projeto que deu origem à lei municipal (15.526/2019) que concedeu o título a Derzette passou pela análise das Comissões Permanentes da Casa, sendo admitido em todas. “Os vereadores entenderam que o senhor é merecedor da homenagem”. Para Wolmir, o trabalho social desenvolvido pelas igrejas é louvável, pois “elas atuam onde muitas vezes o poder público não consegue chegar. Não falamos de assistencialismo e sim de assistência social”, disse o vereador, que mencionou um trecho da Bíblia (Provérbios 29,2).

De acordo com Ezequias Barros, o homenageado mudou de forma positiva a vida de muita gente. “Um homem de fé e quando falo em fé, me remeto a Hebreus 11”, disse o parlamentar citando outra passagem bíblica. Adalberto da Silva Derzette nasceu em 28 de agosto de 1965 na cidade de Santa Maria (RS). Ele mora em Curitiba há 33 anos. Trabalhou no banco Bamerindus e, após a liquidação dessa entidade, passou a atuar como comerciante e empresário. “Mesmo muito jovem, já demonstrava grande perfil de liderança, sendo referência por onde passava. Coordenou grupos de jovens e assim, começou a ser reconhecido como uma liderança regional, e atuando ativamente na construção social”, comentou o vereador.

Em 2003, Derzette fundou a Igreja Assembleia de Deus Missão Pode Acreditar, que dois anos depois passou a se chamar Igreja Ministério Gileade Missão Pode Acreditar. No ano passado, a igreja passou a se chamar Gileade Church, com unidades por todo o Paraná. Em Curitiba, ela conta com templos no Uberaba e no Tatuquara, além de projetos de missões em Moçambique. “Fé e coragem são palavras que movem o coração de seu pastor presidente. Sempre determinado, e muitas vezes sem recursos, deu a sua vida em prol de uma missão. Por muitas vezes, foi afrontado e desafiado a desistir. Mas, com a Graça de Deus, prosseguiu”, afirmou Ezequias Barros.

Agradecimento
“A palavra certa para esta noite é gratidão”, disse o pastor Derzette em seu agradecimento. Ele disse estar emocionado e feliz com a homenagem “pois a vida da gente é uma somatória de dias, meses, anos e o Deus que eu sirvo é um Deus de promessas”. Derzette agradeceu especialmente ao vereador Ezequias Barros pela indicação. “Sinto-me honrado em dizer que eu ajudei a eleger esse homem de Deus”, disse o pastor que também declarou apoio a Jean Galvão, vereador por Piraquara e João Guilherme, ex-prefeito de Piraquara. “O Ubiratan da Silva (Bira) aprendi a respeitar. Funcionário da Câmara Municipal de Curitiba, ele hoje é uma referência na comunidade religiosa de Curitiba”.

“Meu primeiro ministério dentro da igreja, ainda no Rio Grande do Sul foi limpar o banheiro, atividade que desempenhei por um ano”, revelou o pastor. A vinda para Curitiba e a criação das igrejas que culminaram na Gileade Church foram um intenso aprendizado de fé. “Meu Deus habita em mim”, disse Derzette. Para ele, receber o título de cidadão honorário de Curitiba tem um peso muito forte, pois “a cidade está me dizendo que me tornei alguém amado pela coletividade. Agradeço aos gileaditas que comigo fizeram e fazem essa história”. Derzette afirmou que sempre soube, desde criança, onde queria chegar, como iria chegar e com quem iria chegar: ao lugar que Deus lhe destinou. “Devemos ter uma vida simples. O resto é benção de Deus”, afirmou o pastor que citou outra passagem da Bíblia (Hebreus 6,9).

Mesa
A mesa achava-se composta por: vereador Dr. Wolmir Aguiar (presidente); o homenageado Adalberto da Silva Derzette; pastor Josué Damaceno Junior, representando o secretário de estado da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost; vereador Ezequias Barros, proponente da homenagem; Ubiratan da Silva, diretor do Núcleo de Comunhão Pastoral de Curitiba e servidor da Câmara Municipal de Curitiba; João Guilherme, ex-prefeito de Piraquara; e Jean Galvão, vereador do município de Piraquara.