Câmara comemora sucesso de votações feitas em sessões online

por claudia.kruger — publicado 31/03/2020 19h10, última modificação 31/03/2020 19h13 Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.
"Recebemos mensagens do Brasil inteiro parabenizando a Câmara”, comemorou o presidente Sabino Picolo.
“Quero parabenizar todos os vereadores pela participação. Acho que foi uma votação histórica. Recebemos mensagens do Brasil inteiro parabenizando a Câmara”, comemorou o presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Sabino Picolo (DEM), durante a sessão plenária online realizada nesta terça-feira (31). A atividade remota integra as medidas restritivas que o Legislativo adotou como forma de diminuir o contágio do novo coronavírus. Picolo pontuou ainda que as Câmaras de São Paulo (SP) e Teresina (PI) realizaram plenárias virtuais e que participação popular nas sessões, por meio das redes sociais, também aumentou.


De acordo com o presidente, tudo foi possível graças à equipe de servidores da Câmara “comandada por nosso diretor-geral, Daniel Dallagnol, a nossa equipe de plenário, comandada pela Jussana [Marques], a Izabela [Marchiorato] e a Fernanda [Macedo], o nosso pessoal do Som”. Sabino Picolo ressaltou o esforço da Comissão Executiva, formada por ele, Colpani (PSB) e Professor Euler (PSD), primeiro e segundo-secretários, respectivamente, para a modernização do plenário do Palácio Rio Branco que, nos próximos 30 dias, deve trocar seu sistema de votação por um novo. “Os vereadores vão votar com biometria. Estamos procurando melhorar, inovar”, explicou.

Conforme Professor Euler, com o novo sistema, cada vereador vai contar, na sua bancada, com um tablet e um sistema de votação com controle biométrico, “o que impede que um vereador de votar pelo outro, por distração ou propositadamente”. Além disso, os dispositivos móveis permitirão que as pautas não precisem mais ser impressas diariamente, proporcionando economia financeira a longo prazo e melhorando a conduta ambiental do Legislativo.

Ainda será possível eliminar a leitura diária da ata no início das sessões plenária, já que todos os vereadores poderão aprová-la diretamente dos seus terminais. “Para isso, no entanto, é necessária também aprovação na mudança do Regimento Interno, o que já está pronto para votação em plenário [011.00002.2019 com substitutivo 031.00012.2020]. Todas essas funcionalidades do novo sistema darão mais agilidade e transparência às sessões plenárias”, ressaltou Euler.

Licitação
Com o edital 23/2019 já homologado, será contratada a vencedora de pregão eletrônico IT Sistema Eletrônicos e Informatizados Eireli, pelo valor global de R$ 357.800,00 para o período de 12 meses de prestação de serviços. O contrato inclui o sistema e equipamentos a serem utilizados, além dos serviços de configuração, parametrização conforme requisitos da Câmara de Curitiba, integração do sistema de vídeo com o legislativo, treinamento operacional aos servidores que irão realizar o trabalho e acompanhamento inicial de seis sessões plenárias, após início da operação dos equipamentos.