Câmara de Curitiba comemora o Dia Internacional do Trabalho

por João Cândido Martins de Oliveira Santos | Revisão: Ricardo Marques — publicado 10/05/2023 16h10, última modificação 10/05/2023 17h17
Rodrigo Reis deu continuidade à comemoração da data, que teve origem com o ex-vereador Custódio da Silva e com o professor e sindicalista Walter Cézar.
Câmara de Curitiba comemora o Dia Internacional do Trabalho

A Câmara Municipal comemorou o Dia do Trabalhador. A iniciativa da homenagem foi do vereador Rodrigo Reis. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou uma sessão solene para homenagear o Dia Internacional do Trabalho. A iniciativa foi do vereador Rodrigo Reis (União). De acordo com o vereador, trata-se de um evento tradicionalmente realizado na Câmara há mais de 20 anos, sempre com organização do professor Walter César, sindicalista da Central Força Trabalhista do Brasil (CFTB) e presidente da Fundação Força Trabalhista do Paraná (Fotrapar). 

Para Rodrigo Reis, a Câmara tem a obrigação de lembrar-se das pessoas que trabalham pelo desenvolvimento da cidade. “Eu, Rodrigo Reis, sempre defendi a exaltação daqueles que trabalham pelo bem da comunidade. Vocês foram escolhidos a dedo por tudo que fizeram pela cidade de Curitiba. Realizar essa homenagem é muito gratificante para todos nós”, disse o vereador.

A mesa foi composta por Walter César, sindicalista da Central Força Trabalhista do Brasil (CFTB) e presidente da Fundação Força Trabalhista do Paraná (Fotrapar); Fabiano Santos, presidente do Partido da Mulher Brasileira (PMB); Rafaela Marchiorato Lupion Mello Cantergiani, administradora da Regional Matriz da cidade de Curitiba; Charmoniks Heuer, gestora de RH dos Supermercados Condor; João Pereira, presidente da Femoclan; Custódio da Silva, ex-vereador e ex-deputado; Alaides Francisco de Oliveira, presidente da Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (AECIC); Cristiano Ramos, empresário do ramo joalheiro; Fernando Serafim dos Santos, engenheiro de segurança que possui empresas em atividade na cidade de Paranaguá; Julieta Reis, ex-vereadora e mãe do vereador Rodrigo Reis; e Liana Labres de Souza, diretora do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar).

Também participaram Paulinho Paiakan (representando Rogerio Carboni, secretário do desenvolvimento social e família do Paraná), Viviane da Paz Carvalho (representando Santin Roveda, secretário estadual de justiça) e Ubiratan da Silva, presidente da Provopar.

Veja a homenagem no Canal da Câmara no Youtube

Confira as fotos do evento no Flickr da Câmara.

Walter César, sindicalista da Central Força Trabalhista do Brasil (CFTB) e presidente da Fundação Força Trabalhista do Paraná (Fotrapar), disse que participou da criação da data comemorativa na CMC e comentou sobre os muitos anos de luta em prol da dignidade do trabalhador nas funções sindicalistas do passado. Ele disse que houve situações de tensão, como, por exemplo, na ocasião em que ele, em companhia de outros sindicalistas, não foram recebidos na Associação Comercial do Paraná (ACP-PR). “Na hora decidimos ir embora sem nenhuma chance de diálogo, mas, posteriormente, o empresariado nos ouviu”, disse ele. O professor César comentou que hoje atua junto ao governo estadual. Cézar exaltou a figura do ex-vereador Custódio e os avanços do bairro CIC.

Fabiano Santos, presidente do Partido da Mulher Brasileira (PMB) esclareceu que o nome da sigla mudou para “Por mais Brasil”. Ele disse acompanhar o trabalho do professor Walter Cézar. “Vocês, homenageados, fizeram por merecer. Esse é um momento de muita felicidade em que é possível reencontrar pessoas com suas histórias de luta e de trabalho”, disse Santos.

Rafaela Marchiorato Lupion Mello Cantergiani, administradora da Regional Matriz da cidade de Curitiba, ressaltou a importância do trabalho da mulher em nossa sociedade. “Foram muitas grandes conquistas obtidas pelas mulheres, mas ainda temos um longo trajeto a avançar. Questões como a do assédio sexual e da equiparação salarial ainda estão presentes”, disse ela. Rafaela Lupion, que já exerceu a presidência do Conselho Estadual da Mulher, finalizou declarando que as lutas das mulheres por mais direitos devem estar presentes nas reflexões sobre o Dia do Trabalho.

Trabalho com amor

Em seguida, falou Charmoniks Heuer, gestora de RH dos Supermercados Condor. “Venho dizer que é importante comemorar e sempre valorizar os trabalhadores, independente do cargo que exerçam. É necessário ‘vestir o crachá’ e realizar o trabalho com amor e brilho nos olhos”, disse ela. João Pereira, presidente da Femoclan, disse viver a realidade das comunidades. “Eu estou há quase 40 anos trabalhando com comunidades. A Femoclan foi fundada há 37 anos”, disse Pereira, para quem o líder comunitário possui atribuições análogas às de um vereador. “O líder comunitário convive diuturnamente com os problemas do bairro. Ele é a primeira porta que todos batem em situações problemáticas”, afirmou o presidente da Femoclan. Para ele, a premiação é um estímulo para que todos continuem trabalhando.

O ex-vereador e ex-deputado Custódio da Silva agradeceu a Deus por todas as suas conquistas e também ao professor Walter Cézar. “Eu acredito em atividade sindical sempre com diálogo, transparência e compromisso com os trabalhadores. Talvez em função disso eu tenha sido perseguido, pois nunca dobrei os joelhos para a elite dominante”, disse Custódio. Ele destacou que o bairro CIC possui um dia cívico. “Foi uma medida do nosso mandato. A Cidade Industrial é o único bairro de Curitiba que possui um dia cívico”, declarou o ex-vereador. Outras iniciativas suas, enquanto vereador, foram a sugestão ao então prefeito Jaime Lerner, de que fosse criado um Hospital do Trabalhador, e a criação do dia em homenagem aos sindicalistas (30 de abril).

Alaides Francisco de Oliveira, presidente da Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (AECIC), lembrou que a solenidade faz referência a uma das mais importantes atividades humanas: o trabalho. “Podemos falar sem receio que tanto o trabalhador empregado ou desempregado, quanto o empresário e empreendedor são os principais responsáveis pela nação”, afirmou ele. “Considero esse reconhecimento como um antídoto e uma prevenção aos males sociais e econômicos do mundo. Em nome do setor empresarial, quero agradecer por esta importante homenagem”, concluiu.

Além do óbvio

Cristiano Ramos, empresário do ramo joalheiro, declarou que todos os homenagens são excelentes, no sentido de exercer suas profissões com excelência e zelo. “Vocês vão além de suas obrigações, vão além do óbvio. Sua obrigação é um ponto de partida, e não de chegada”, disse o empresário. Fernando Serafim dos Santos, engenheiro de segurança que possui empresas em atividade na cidade de Paranaguá, frisou a importância do trabalho das mulheres. “Nos Estados Unidos, o Dia Internacional do Trabalho foi uma iniciativa das mulheres que buscavam seus direitos e, até hoje, vemos mulheres sedo diminuídas, tendo seus direitos subtraídos. Nós devemos defender o trabalho das mulheres”, afirmou. Fernando Serafim lembrou que, de acordo com dados do governo federal, a cada 3 horas e 55 minutos, um trabalhador morre no Brasil em virtude de acidentes de trabalho.

Julieta Reis, mãe do vereador Rodrigo Reis, destacou a importância que a atividade laboral tem na vida das pessoas. “Trata-se da capacidade que temos de vender nosso tempo. O que faríamos nós sem o trabalho? Precisamos do trabalho para viver bem e nos sentirmos úteis. E não devemos esquecer que o direito do trabalho também significa remuneração. Ela exaltou o trabalho do professor Walter Cézar, a quem conhece há 25 anos. Carlão, jornalista responsável pelo Jornal do Sítio Cercado, disse ser uma honra participar do evento e destacou que muitos homenageados estão recebendo a premiação pela primeira vez. “Esse reconhecimento é possível graças ao Rodrigo Reis e ao Walter Cézar, que têm batalhado por essa data e outras há mais de vinte anos.”

Liana Labres de Souza, diretora do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), garantiu que a entidade realiza seu trabalho com qualidade e segurança. Agradeço essa homenagem. Agradeço esse respeito e e essa generosidade”, disse ela. Paulinho Paiakan, representando Rogério Carboni, secretário do desenvolvimento social e família do Paraná, parabenizou Rodrigo Reis pela iniciativa de realizar a homenagem já tradicional. “Nós precisamos de pessoas que tenham coragem para enfrentar essa luta. Eu e o Walter Cézar viajamos por quase 300 município criando esse tipo de evento”, disse ele. De acordo com Paiakan, Cézar é incansável nessa luta. “Nessas 17 leis que o Walter criou estado afora, de umas 12 eu participei. E tudo começou com o Custódio”, afirmou. Viviane da Paz Carvalho, representando Santin Roveda, secretário de justiça, disse que a missão daquele órgão é a de tornar possível a cidadania política e cívica, mas também e, principalmente, a cidadania social. “E essa cidadania”, explicou ela, “se dá por meio da dignidade humana que tem um pilar: o trabalho. Que a gente possa comemorar o dia do trabalho todos os dias”, finalizou.

 Homenageados

Cézar José de Souza; Tatiana Melisa; Richard Kopp e Indiara; Carlos; Raquel dos Santos Cavalheiro; Carlos Bahia; Rosalina Batista; Dejacir dos Santos; Dionísio César Marinho; Almir Rogerio Ribeiro; Edson Henrique de Araujo; Kelly Barcelos da Silva; José Arapoti Vieira; Milene Lizmader.