Câmara comemora o Dia da Consciência Negra

por João Cândido Martins | Revisão: Ricardo Marques — publicado 21/11/2023 14h15, última modificação 21/11/2023 14h14
Para os vereadores proponentes da homenagem, a celebração da data também estimula a reflexão sobre o enfrentamento ao racismo.
Câmara comemora o Dia da Consciência Negra

A Câmara Municipal promoveu uma homenagem ao Dia da Consciência Negra. A iniciativa foi dos vereadores Herivelto Oliveira e Giorgia Prates. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba comemorou, nesta segunda-feira (20), o Dia da Consciência Negra. A iniciativa foi dos vereadores Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) e Herivelto Oliveira (Cidadania). A cerimônia foi presidida pelo vereador Herivelto e a Mesa foi composta por: Valquíria Cristina da Silva Marchiori, jornalista, representando os homenageados do vereador Herivelto; Célio Roberto Pereira de Oliveira, professor, representando os homenageados da vereadora Giorgia Prates; e Marli Teixeira, assessora de Promoção e Igualdade Racial da Prefeitura de Curitiba. A solenidade teve a participação musical da homenageada Maria Helena, de 12 anos.

Assista à homenagem no Canal da Câmara no Youtube

Veja as imagens da solenidade no Flickr da Câmara.

Saudação

Giorgia Prates se disse honrada por poder promover essa homenagem em companhia do vereador Herivelto e destacou a importância da representatividade, como negros ocupando cada vez mais espaços na sociedade. Destacando a Marcha do Cabelo Crespo, realizada recentemente, a vereadora frisou a importância que o cabelo tem para os negros: “Era por meio das tranças que os escravizados indicavam possíveis rotas de fuga”, explicou.

Giorgia lembrou que os negros representam mais da metade da população brasileira, mas que nunca tentaram violentar os direitos de outras etnias. “Essa é a resistência do povo preto que sofreu e ainda sofre com tentativas de dizimação, mas a gente continua ocupando os espaços. Mantemos o respeito, mesmo diante de todas as questões”, explicou a vereadora. Para ela, a data da Consciência Negra também é um momento de resistência.  Por fim, Giorgia agradeceu a presença de todos e disse ser uma honra poder recebê-los na Câmara Municipal de Curitiba.

Na sequência, Herivelto Oliveira iniciou sua fala explicando que entre as prerrogativas dos vereadores está a de homenagear pessoas. “Busco homenagear pessoas negras pela falta de espaço que elas têm nos espaços de poder”, disse ele. Para o vereador, o Dia da Consciência Negra é o momento de comemorar e de destacar as contribuições dos negros, bem como de celebrar a diversidade, contudo, ressaltou Herivelto, a data também propõe reflexões sobre a condição dos negros. “Devemos estar comprometidos com o enfrentamento ao racismo em todas as suas formas e devemos reconhecer que a verdadeira igualdade somente se realiza quando todos têm oportunidades iguais".

Herivelto mencionou que em seu mestrado tratou da falta de representatividade negra nos meios de comunicação. Ele analisou especificamente o caso do Jornal Nacional, transmitido pela Rede Globo. De acordo com ele, entre setembro de 2021 e abril de 2022, aproximadamente 8 mil pessoas foram entrevistadas pelo noticiário, sendo que deste total, apenas 15% eram negros. “Se temos uma representatividade tão pequena na mídia, por exemplo, como podemos almejar representatividade em outros espaços? Apesar da existência da Lei de Cotas, que já está com pouco mais de dez anos, os negros continuam não aparecendo nos jornais”, disse o vereador, que entende a necessidade de uma mudança de paradigma, para que o país se torne efetivamente plural. 

Assessoria de Igualdade Racial

Para Marli Teixeira, assessora de Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de Curitiba, homenagens como essa enaltecem o povo negro e estimulam para o enfrentamento das jornadas. Ela lembrou que, quando participava da União da Consciência Negra, nos anos 1980, participou de passeatas com 4 ou 5 pessoas e, hoje, a representatividade tem sido conquistada por meio de políticas públicas e cotas.

“Ainda há muito preconceito e falta de respeito por parte da sociedade. A gente vê a internet como um campo sem lei em que as pessoas se sentem à vontade para atacar. Precisamos de todos nessa batalha para que não percamos mais jovens para o racismo e a intolerância religiosa". Neste ano foram mais de 2.500 registros de intolerância religiosa. “Para Nelson Mandela, se uma criança pode ser ensinada a odiar, ela também pode ser ensinada a amar. Que a paz venha a fazer parte do nosso dia a dia”, finalizou a assessora.

Homenageados da vereadora Giorgia Prates

 Katia Drumond. É uma artista multifacetada, integrando uma sólida formação em dança clássica com uma graduação em Comunicação Social (Jornalismo). Sua notoriedade abrange óperas, teatro, musicais, canto e composição, destacando-se no projeto MUV, dedicado à música preta brasileira. Além de participar de uma novela da Rede Globo, ela atua como arte-educadora, conduzindo oficinas no Brasil e na Argentina. Katia desempenha papéis cruciais como coordenadora de projetos culturais e editora de uma revista online que aborda questões raciais, de gênero, diversidade e direitos humanos. Sua influência e legado notável abrangem diversos setores do cenário artístico e cultural brasileiro. 

Berquelei Matheus Costa. Nascido em Santos e pertencente a uma família curitibana, é uma figura notável em Curitiba desde os anos 1990. Pioneiro no Movimento Hip-Hop da cidade, ele promove eventos em diversas regiões, especialmente nas periferias, fortalecendo a cultura, a arte de rua e a educação. Sua paixão por questões sociais, artísticas e culturais o acompanha desde a infância, refletida em sua graduação em Ciências Políticas. Atualmente, como assessor parlamentar, Berquelei continua sua luta incansável contra o racismo e pela valorização da cultura negra, sendo um exemplo inspirador de impacto e promoção da justiça social e cultural.

Marcel Leandro Szymanski. De uma infância em uma ocupação no Boqueirão, filha de mãe solo, essa criança negra agora é um notável artista da cena. Licenciado em Artes Cênicas, mestre em Artes pela Unespar e doutorando em História pela UFPR, ele é ator, diretor, contador de histórias, mediador de leitura e professor. Em 2020, recebeu o Prêmio Jornada e atuou como Embaixador na campanha Juntos pela Transformação de Djamila Ribeiro. Em 2023, conquistou o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Teatro da Amazônia. Sua prática artística busca imaginar futuros através de uma perspectiva cultural negra, afirmar valores apagados pela colonialidade.

Célio Roberto Pereira de Oliveira. Célio Jamaica, educador e escritor, tem sólida formação em Letras Português-Espanhol, com especializações em Literatura Brasileira, Arte, Cultura e Educação. Com mais de uma década de experiência, coordena projetos sociais, treina policiais em direitos humanos e promove inclusão socioeconômica. Professor, diretor de escola e instrutor em cursos de pós-graduação, focando no Racismo Estrutural. Reconhecido nacionalmente, venceu o prêmio Conectando Boas Práticas em 2021 na categoria diretores de escola.

Antonio Teixeira do Nascimento. Formado em Comunicação Social pela Universidade Tuiuti do Paraná, trilhou uma jornada notável. Filho de lavradores, iniciou como vendedor de frutas e servente de pedreiro. Sua carreira no rádio começou nos anos 1980, passando por diversas emissoras até consolidar-se na rádio Banda B, onde coordena o Departamento de Jornalismo há quase 25 anos. Além de apresentar programas como Bom Dia Trabalhador, cobriu por quatro décadas os principais eventos no Paraná, sendo reconhecido em concursos de entidades como Fiep, Ocepar e Fecomércio. Músico ativo, participa do Curitiba Mens Vocal e do Grupo Evangeluz.

Simon Magalhães. Preta, sapatão e periférica, esta talentosa artista latino-americana encontrou sua voz por meio da música, aprendendo a cantar ao lado de sua mãe em uma igreja evangélica. Em 2014, deu início à sua jornada na cena artística de Curitiba ao se unir ao coletivo Selvática, onde permanece ativa há 8 anos. Sua obra mais notável é o espetáculo musical de sua autoria, intitulado "Por que não tem paquita preta?" Neste show, ela despeja suas composições profundas, carregadas de críticas ao preconceito direcionado ao corpo da mulher preta e sapatão. Através de sua música, ela desafia estereótipos e se torna uma voz poderosa na luta contra a discriminação.

Homenageados do vereador Herivelto Oliveira

Maria Helena Ferreira Silva. Tem 12 anos, é cheia de energia e sempre com um sorriso no rosto. Sua paixão é a música, que a acalma e a transporta para um lugar mágico. Maria é uma talentosa artista, escolhendo cantar e tocar violino como formas criativas de expressão. Além disso, ela se dedica ao crossfit, demonstrando sua versatilidade e amor pelo esporte. Uma garota maravilhosa com um futuro brilhante!

André Santos. Com 13 anos de experiência como bombeiro, André dedicou os últimos 10 anos ao atendimento na ambulância do Siate, e a falta de conhecimento em primeiros socorros, notada em situações críticas, inspirou-o a agir. André destaca a importância vital dos primeiros socorros, especialmente em situações envolvendo crianças. Determinado a fazer a diferença, realiza cursos para conscientizar o público sobre a preparação para emergências, com foco especial em gestantes e cuidados com recém-nascidos.

Ezídia Brito. Zizi é uma profissional apaixonada pela estética corporal desde 2014. Sua jornada começou nos salões, atravessou spas e academias, e hoje ela comanda o espaço "Ezídia Corpo e Mente" com um toque especial. Mais que tratamentos estéticos, Zizi oferece cuidado, amor e atenção, criando um ambiente acolhedor. Seus serviços incluem desde alinhamento corporal até massagem relaxante. A dedicação única de Zizi vai além dos procedimentos, é sobre fazer com que cada cliente se sinta cuidado e amado.

Maria Cândida. Ex-atleta e assistente social. Cândida, uma mulher notável de Cornélio Procópio, é uma ex-atleta do basquete Matsubara, com mais de 50 medalhas. Formada em Serviço Social pela PUC, atua há 8 anos em assistência social em Almirante Tamandaré. Seu compromisso com a família é admirável, sendo uma segunda mãe para suas sobrinhas, incentivando a aceitação de suas raízes. Sua influência promove autoaceitação e amor próprio, inspirando gerações a amar e a aceitar suas identidades. Aluna da filosofia Seicho-No-Ie, Cândida é uma inspiração de força, dedicação e amor à família e à comunidade.

Luis Daniel de Oliveira. Profissional versátil, estudante de Letras Inglês na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. É conselheiro júnior no Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial. Na Telefônica Brasil (Vivo), como aprendiz de Endomarketing B2B, destaca-se em comunicação interna e criação de materiais. Sua paixão por aprendizado e compromisso social refletem-se em sua participação ativa em cursos, palestras e no Comitê de Diversidade e Inclusão da ABRH-PR. Como apresentador em um congresso sobre acessibilidade urbana e ODS 11, Luis reforça seu impacto nas questões sociais e ambientais.

Maria Clara de Almeida. Maria Clara, aos 13 anos, começou sua jornada no skate na Praça José Luiz Franceschi, recebendo apoio do skatista Lucas Koaski. Ele reconheceu seu potencial, apresentou-a a patrocinadores, Betinha e Ramon, impulsionando sua carreira. Maria aprimora suas habilidades na Praça Menonitas sob a orientação de Lucas Koaski. Em competições recentes, obteve resultados impressionantes, incluindo 1º lugar na primeira etapa do Pan Am São José dos Campos e 1º lugar no Grind Open Joinville, entre outros. Maria Clara destaca-se como uma jovem talentosa e promissora no cenário do skate.

Jall Martins. Dançarino carioca radicado em Curitiba há 15 anos, é professor de Gafieira e samba no pé, com ampla experiência em danças urbanas e populares. Integrante do corpo docente da Escola "Danza Mais", Jall é também o fundador da "Turma da Gafieira" em 2013, um grupo dedicado à promoção do Samba de Gafieira. Sua paixão e comprometimento com a dança o destacam como influente na cena curitibana, tendo participado de eventos renomados e sido contemplado por editais de fomento à cultura.

Valquíria Silva. Valquíria é graduada em Jornalismo, em 2005, e uma experiente profissional em rádio e televisão, com destaque na CBN e RPC. Atuou como repórter apuradora e produtora, desenvolvendo quadros e séries para telejornais locais e nacionais, incluindo Bom Dia Brasil, Jornal Hoje, Jornal Nacional e Fantástico. Hoje, na NQM Comunicação, como Analista de Comunicação, marca uma nova fase, mantendo seu comprometimento e alcançando destaque nacional em suas matérias.

Rodrigo Henrique de Oliveira. Profissional ascendente na odontologia, graduado pela Unicesumar, Dr. Rodrigo possui sólida formação reconhecida. Com pós-graduações em Cirurgia Oral e Residência em Harmonização Oral Facial, focaliza sua especialização em Implante e Prótese. Responsável técnico na Clínica Ennova, lidera uma equipe dedicada a oferecer atendimento odontológico de alta qualidade. Rodrigo tem uma busca incansável por conhecimento, destacando-o como um profissional exemplar na área odontológica.

Mayara Kesley. Mayara, empreendedora e dona do Abayomi Studio Afro em Curitiba. Sua história é inspiradora, desafiando as normas na indústria da beleza como mulher negra líder. Já atendeu mais de 3 mil mulheres, promovendo a aceitação da beleza negra. Aos 22 anos, lidera o programa Imersão Trancista, capacitando mulheres para o empreendedorismo e gestão em salões de beleza. Mayara é uma inspiração para a próxima geração de empreendedoras, liderando o caminho da diversidade e aceitação na indústria da beleza.

Eunice Alcântara. Professora Eunice, com 20 anos de dedicação na Universidade Positivo e atual Prefeita da Unidade Ecoville. Sua paixão pela excelência acadêmica se reflete em sua formação em Administração, Marketing Integrado e MBA em Desenvolvimento Gerencial. No Mestrado em Administração, ela se destaca por seu compromisso com equidade, diversidade e inclusão. Reconhecida academicamente, recebeu prêmio pelo melhor pôster no Encontro Paranaense de Administração, e suas pesquisas sobre economia circular e resíduos foram aceitas pela ANPAD. Eunice é uma líder calorosa e comprometida com a promoção da equidade e inclusão em ambientes acadêmicos e inovadores.

Edmilson Santos. Teólogo formado pela PUC-PR, especializado em Engenharia Submarina e Tecnologia em Petróleo e Gás. Com mais de 24 anos de experiência, destaca-se na Construção de Navios e Plataformas Offshore. Especialista em Métodos de Fabricação para Petróleo e Gás, oferece serviços de Consultoria e Análise Técnica, especialmente para a Petrobras. Apaixonado por contribuir em equipes multidisciplinares, compartilha sua vasta experiência com jovens talentos, participando ativamente de projetos transformadores no Brasil e no exterior.