Câmara comemora aniversário de Curitiba com cápsula do tempo, hasteamento e solenes

por Michelle Stival da Rocha, José Lázaro e Claudia Krüger | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 25/03/2022 12h15, última modificação 28/03/2022 16h20
Estudantes colocarão, na cápsula, cartas para o futuro da cidade. Prefeito Rafael Greca, vice e presidente do Tribunal de Justiça estão confirmados para atividades da manhã do dia 29.
Câmara comemora aniversário de Curitiba com cápsula do tempo, hasteamento e solenes

O ato do hasteamento das bandeiras em frente ao Palácio Rio Branco contará com banda e encerramento de cápsula do tempo. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Este texto foi atualizado para incluir a presença do prefeito da cidade, Rafael Greca, e alterar o horário da solenidade, de 8h30 para 10h. 

O próximo aniversário de Curitiba, quando a capital do Paraná completa 329 anos, a Câmara Municipal reservou uma programação especial. Com a perspectiva do fim da pandemia no horizonte, depois de dois anos de luta, a data pode representar um marco para a cidade voltar ao normal. Na terça-feira (29) - que é o aniversário da capital do Paraná e também da Câmara de Curitiba – será realizada, às 10h da manhã, uma dinâmica para envolver a prefeitura, os vereadores e estudantes da cidade.

O ato do hasteamento das bandeiras em frente ao Palácio Rio Branco contará com a banda da Polícia Militar e a presença do prefeito Rafael Greca, do vice-prefeito, Eduardo Pimentel e do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Laurindo Souza Netto. Logo após, será encerrada uma cápsula do tempo com cartas de alunos de uma universidade e três escolas – uma do Município, uma do Estado e uma particular, convidadas pelo presidente Tico Kuzma. Essas cartas conterão as previsões e desejos dos jovens para daqui a 10 anos e as lições aprendidas com a pandemia.

"A vinda deles é o recado que nós precisamos dar neste momento: olhar para o futuro, reconstruir as nossas vidas, agora mais fortes," destaca o presidente da Câmara, Tico Kuzma. A administradora da Regional Matriz, Rafaela Lupion, e o diretor da Guarda Municipal, inspetor Carlos Celso dos Santos Junior, também comparecerão.

A dinâmica
No momento do hasteamento, as cartas serão entregues à equipe de Cerimonial, que as colocará no recipiente, todas juntas. O mesmo ocorrerá com as cartas do prefeito Rafael Greca e do vice, Eduardo Pimentel. Após fechado, será enterrado no jardim do Palácio Rio Branco para ser aberto somente em 2032.

Um ou dois estudantes, escolhidos pela escola, farão a entrega pessoalmente, destacados do grupo, simbolizando o conjunto dos participantes. "A intenção é abrir todas as cartas daqui a 10 anos, para sabermos se conseguimos corresponder a esses desejos", observou o presidente.

Sessões solenes
Na próxima semana, duas sessões solenes serão realizadas em homenagem ao aniversário da capital e da Câmara de Curitiba. Na terça-feira (29), ocorre a entrega do Prêmio Cidade de Curitiba a 25 indicados pelos vereadores. Criada em 1993, a honraria é concedida a personalidades locais que tenham se destacado em diversas áreas, como atividades sociais, culturais e profissionais, por exemplo. Todos os homenageados podem ser conferidos aqui. A solenidade inicia às 19h30, no Palácio Rio Branco.

Já na quarta-feira (30), será entregue o Prêmio Consagração Pública Municipal a 21 indicados. A premiação, criada em 1985, homenageia empresas, instituições ou entidades sociais que tenham se destacado em seu segmento. Ela é dada àqueles que tenham se sobressaído na qualidade dos serviços prestados, na sua preocupação com o meio ambiente, além da participação para a solução de problemas sociais e comunitários. A solenidade começa às 19h30, também no Palácio Rio Branco.