Câmara aprova terreno à Cohab e homenagem a mestre de muai thai

por Assessoria Comunicação publicado 29/04/2019 13h05, última modificação 05/11/2021 08h16

 

Além da ampliação da licença de taxistas para dois anos, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou dois projetos da pauta e adiou um. Os vereadores aprovaram o título de Cidadão Honorário de Curitiba ao Grão Mestre de muay thai Edinei Pedroso, de iniciativa de Rogerio Campos (PSC). A votação da proposta (006.00001.2019) em primeiro turno foi unânime, com 31 votos positivos.

“Hoje sua equipe a World Strong Fight Team é um verdadeiro exército que tem vários professores ministrando aulas em várias academias espalhadas pelo Brasil. O principio é de sempre formar atletas que tenham respeito pelo esporte, pela família e pela sua nação, fazendo assim que se tornem grandes cidadãos brasileiros”, defendeu o vereador.

Mestre Pop (PSC) também elogiou o trabalho e a pessoa de Edinei, que foi seu padrinho de casamento. “Um exemplo de superação e um exemplo para todos os atletas do nosso estado”. Pop explicou que inicialmente o muay thai era visto como briga de rua, mas posteriormente vieram as regras, e o esporte ganhou respeitabilidade e se profissionalizou, tornando-se popular. Julieta Reis (DEM), que retornou hoje às atividades em plenário depois de um período em recuperação de sua saúde, concorda que é necessário valorizar um cidadão como Edinei “que luta pelas regras, pela luta limpa”.

Maria Manfron (PP) lembrou que o muay thai não é só competição, mas também defesa pessoal. Fabiane Rosa (DC) destacou que esportes como este têm dificuldades em conseguir recursos e políticas públicas. Mauro Bobato (Pode) destacou que fará uma audiência pública no dia 12 de junho sobre a implementação da Lei de Incentivo aos Esportes e Oscalino do Povo (Pode) parabenizou Rogério Campos pela iniciativa.

Edinei Pedroso nasceu em Carlópolis em 2 de agosto de 1971, começou a treinar na primeira academia de muay thai do Brasil, em Curitiba, em 19 de outubro de 1988. Edinei fez 69 lutas com 45 vitórias, tendo sido o primeiro paranaense a ser campeão brasileiro de Kick Boxing (CBKB). Entre seus alunos, destaque para Tico Pedroso [que ganhou o GP Bave e o Hurricane Demolition]; Ariel Machado [campeão brasileiro e sul-americano]; Silvio Curcio [Storm Muaythau]. Além deles, Edinei também treinou Petros Freitas, campeão sul-americano em Buenos Aires e campeão do GP WGP Super 8 (e postulante ao título WGP).

Doação à Cohab


Com 31 votos favoráveis, foi aprovado o projeto da Prefeitura que autoriza a doação de terreno público para que a Companhia de Habitação Popular (Cohab) complete a regularização fundiária da Vila Autódromo 3 (005.00141.2018). “Trata-se de uma ocupação consolidada, com mais de 50 anos”, diz a justificativa da proposição. “A transferência da área em questão permitirá o parcelamento do solo, para futura aprovação e consequente regularização das ocupações existentes, contribuindo para o atingimento das metas do Programa Habitacional de Urbanização, Regularização e Integração de Reassentamentos Precários”. A área que será doada pelo Executivo à Cohab mede 18,7 mil m² e foi avaliada em R$ 1,518 milhão pelos setores técnicos da prefeitura.

Foram consultados o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), que não se opuseram à operação imobiliária. Há somente o registro que, conforme o projeto de regularização, será preciso recuperar trecho com 15 metros de largura na extensão de um córrego que corta a área, sendo que a Cohab prometeu plantar árvores na região.

Adiamento


Tico Kuzma (Pros) solicitou adiamento por 10 sessões de seu projeto que denomina de Bortholo Scrocaro, um dos logradouros públicos da Capital (009.00019.2018). De acordo com o proponente da matéria, “Bortholo Scrocaro ficou muito conhecido e é lembrado pelas muitas virtudes que possuía. O trabalho fez dele um homem cheio de realizações e o ajudou a criar seus cinco filhos, além de formar uma família religiosa”.