Câmara aprova Semana da Comunidade Portuguesa

por Assessoria Comunicação publicado 22/11/2006 16h55, última modificação 14/06/2021 10h07
“Os portugueses foram os colonizadores do Brasil e deixaram aqui profundas marcas culturais”, destacou o vereador Tico Kuzma (PPS), na defesa do projeto que institui em Curitiba a Semana da Comunidade Portuguesa, de sua autoria.
A proposta, aprovada na Câmara Municipal nesta quarta-feira (22), determina que a semana será comemorada em junho, mês em que se comemora o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (10).
A data integrará o calendário escolar, das festividades culturais e turísticas do município.“Acredito ser de grande importância instituir esta semana em Curitiba, pois, além de laços históricos e culturais que envolvem brasileiros e portugueses, poderá se buscar descendentes de uma maior aglutinação entre os portugueses que vivem aqui”, diz Kuzma.
Comunidade
O vereador afirma, ainda, que o projeto tem a finalidade de atender desejo de membros do Conselho Estadual da Comunidade Luso-Brasileira do Paraná, que esclareceram que, hoje, não é mais usada a expressão colônia portuguesa para designar todos os que vivem fora de Portugal e sim comunidade portuguesa. “Além disso, em 10 de junho são comemorados diversos eventos de significado para os habitantes de Portugal”, acrescenta.