Câmara aprova Semana Curitiba Arte e Cultura

por Assessoria Comunicação publicado 21/03/2007 18h05, última modificação 15/06/2021 10h00
A Câmara de Curitiba aprovou, nesta terça-feira (20), projeto de lei que institui na cidade a Semana Curitiba Arte e Cultura. O autor da proposta, vereador Beto Moraes (PR), afirmou que a idéia é expor os trabalhos realizados por profissionais locais, valorizando e proporcionando mais um espaço para a divulgação de suas obras. “Desta maneira, o município estará incentivando nossos artistas a mostrarem seu talento, resgatando trabalhos sérios como a grafitagem, e, ao mesmo tempo, conscientizando a população da importância da manutenção das fachadas dos prédios públicos e privados”, defendeu o parlamentar.
A Semana, que será organizada de maneira integrada pelas Secretarias Municipais do Governo, Educação, Turismo e Fundação Cultural de Curitiba, será realizada anualmente, nos principais pontos turísticos e espaços públicos municipais, conforme programação definida pelo Executivo.
De acordo com Beto Moraes, que defendeu a proposta na tribuna, a semana contempla exposição de fotografias e de artes plásticas, projeto “Arte Urbana”, dança, canto, contos e poesia, feira literária e entretenimento infantil, priorizando sempre profissionais locais. “A valorização dos profissionais e a otimização do contato da comunidade com diversos segmentos culturais e de arte possibilitarão a inclusão e difusão sócio-cultural”, argumentou.
O vereador recebeu diversos apartes elogiando a iniciativa. Entre eles, do vereador Jair Cézar (PTB), que já havia apresentado projeto similar. “Nossa intenção é a mesma, acoplar a festa da cidade e abrir portas para nossos artistas divulgarem seus trabalhos”, afirmou. Já a vereadora Julieta Reis (PSB), que também cumprimentou Moraes por sua iniciativa, ressaltou que a medida possibilitará a participação de inúmeros artistas, até aqueles que não têm interesse comercial. “No caso dos que vêm sofrendo com a falta de oportunidade para a comercialização de seus produtos, como os que trabalham com marchetaria (obra em madeira), será uma ótima iniciativa, que pode também colaborar para o ensino e divulgação desta técnica”, concluiu Julieta.