Câmara aprova dia de esclarecimento da osteoporose

por Assessoria Comunicação publicado 25/05/2004 00h00, última modificação 12/04/2021 14h21

A Câmara de Curitiba aprovou nesta terça-feira (25) substitutivo ao projeto de lei do vereador Paulo Frote (PSDB) que institui na cidade o Dia de Esclarecimento e Diagnóstico da Osteoporose. Depois de algumas mudanças no projeto original, o substitutivo aprovado vai propiciar uma ampla divulgação por meio dos órgãos de comunicação, alertando as pessoas sobre os perigos da doença, que afeta hoje mais de 9 milhões de pessoas no País, principalmente em função da falta de esclarecimento e exames preventivos.
A prevenção deve começar na infância e a aprovação do projeto servirá como um alerta para que exames sejam realizados com maior freqüência. Caberá à Secretaria Municipal da Saúde e aos órgãos a ela vinculados realizar uma divulgação da campanha e orientar a população para os riscos da osteoporose. O líder do prefeito, vereador Mario Celso Cunha (PSB), destacou que a doença enfraquece
os ossos e pode se desenvolver principalmente em mulheres com mais de 35 anos. “Por isso, o projeto é muito oportuno, pois a doença é fatal”, acrescentou. A proposta também irá reforçar as ações que a Prefeitura já realiza neste sentido. Segundo o líder, em todo o mundo, mais de 200 milhões de pessoas sofrem com a doença e, no Brasil, cerca de 15 mil morrem por ano vítimas da osteoporose. Conforme a maioria dos parlamentares que usaram do aparte, em Curitiba a incidência da doença também já é alta e a informação é, sem dúvida, necessária para a prevenção.
Médicos de especialidades diferentes deverão adotar, a partir deste ano, uma conduta médica única para a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.