Câmara apoia projeto de incentivo à adoção responsável de cães

por Nicole Thessing* | Revisão: Ricardo Marques — publicado 10/08/2023 15h55, última modificação 10/08/2023 16h21
Os vereadores também homenagearam, nesta semana, a Miss Real da Terceira Idade e destaques do futebol, da música e do direito.
Câmara apoia projeto de incentivo à adoção responsável de cães

Lu Baldan foi responsável pela criação de dois protocolos para ajudar na adoção de cães de abrigos. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Cão PriscilaA adoção responsável e a proteção animal estiveram em pauta nesta semana, durante as sessões plenárias da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Na última terça-feira (8), o vereador Tico Kuzma (PSD) entregou uma homenagem de sua autoria à médica veterinária e pesquisadora Ana Lucia Baldan, conhecida como Lu Baldan, que desenvolveu programas para incentivar a adoção de cães de abrigos (077.00407.2023).

“A principal queixa das pessoas que devolvem um animal é a de que os cães são mal-educados ou têm maus modos”, explicou Kuzma. Para mudar esse cenário, continuou o vereador, a pesquisadora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desenvolveu dois protocolos de comportamento canino: interação humano-cão (IHR) e treinamento (TR). 

O vereador relatou que, com a implantação desses protocolos em abrigos de animais, surgiram dois programas para ajudar na adoção dos cães: o Lar Adotivo e o Passeio para Adoção. O primeiro “permite que famílias levem os cães para dormir em suas casas e experimentem o convívio com o animal na prática”. Na outra iniciativa, os cães usam coletes com os dizeres "Me Adote" e, ao circular por espaços públicos, podem despertar o interesse na adoção.

Os programas têm a parceria da UFPR e da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba. A entrega da homenagem à médica veterinária foi acompanhada pelo cão Priscila, que espera por um lar; por Andressa Passenko, da Rede de Proteção Animal; além de Vanessa Xavier, Sonia Marques, Roberto Luis Pedro e Rita de Cássia Garcia.

Marcos Vieira e miss Miss da Terceira Idade

A enfermeira Marilda Cleto da Silva recebeu os votos de congratulações e aplausos, de autoria do vereador Marcos Vieira (PDT), na sessão última quarta-feira (9). A homenageada conquistou o primeiro lugar do Miss Real Curitiba da Terceira Idade, “um título que não apenas celebra a beleza exterior, mas reconhece o brilho interior que ela traz” (077.00391.2023). 

“Uma mulher notável, cuja jornada tem sido uma inspiração. A história dessa enfermeira e professora é de resiliência, determinação e busca por suas paixões”, elogiou Vieira. Em outubro, a homenageada irá participar do concurso de Miss Real Brasil da Terceira Idade, no Rio de Janeiro, representando a cidade de Curitiba. 

“Marilda não apenas abraçou a sabedoria que vem com os anos, mas também desafiou normas sociais ao enfrentar desafios e horizontes a partir dos 60 anos. Dedicou a vida a cuidar dos outros e a transmitir conhecimentos às gerações mais jovens, mas suas contribuições vão muito além desses papéis”, completou o vereador. "A jornada de Marilda nos lembra que o conceito de beleza não está limitado às aparências, é um reflexo da vitalidade e entusiasmo pela vida que cada um carrega consigo", finalizou.

Eder Borges e ex-jogadorEx-jogador Rodrigo Batata

Durante a semana, Eder Borges (PP) fez a entrega de duas homenagens de sua autoria. Também na quarta (9), o ex-jogador de futebol Rodrigo Pinheiro da Silva, conhecido como Rodrigo Batata, recebeu os votos de congratulações por “sua indelével e singular trajetória na carreira de atleta futebolista” (077.00409.2023).

“Eu recebo aqui alguém que representou nossa cidade em terras europeias”, iniciou Borges. “Essa Casa de Leis tem a honra de receber uma pessoa importante como essa, que levou o nome de nossa cidade para o mundo."

A trajetória do atleta, relatou o parlamentar, começou no futsal: “No Pinheiros, o meu time, clube que eu simpatizo”. “Jogou também no Coritiba e jogou em vários clubes do mundo, no Japão, em Portugal, no México, na Costa Rica, e jogou no Paris Saint Germain, um dos maiores clubes de futebol do mundo”, acrescentou. Ezequias Barros (PMB) também parabenizou o atleta: “Te vi jogando no meu Coxa, que não está essa maravilha, na sua época estava melhor, com certeza”. A homenagem foi acompanhada por Paula Ferro.

Eder Borges e pianistaPianista Inácio Wildt

Na sessão da última segunda- (7), Borges entregou o diploma de votos de congratulações e aplausos ao pianista Inácio Wildt, pelo recebimento de diversas premiações. Aos 11 anos de idade, o estudante já foi vencedor do primeiro lugar de vários concursos internacionais (077.00313.2023).

“Essa é a educação que eu acredito, essa é a cultura que eu acredito”, declarou o vereador. “Esses pais merecem todos os louvores por dar essa educação ao seu filho. E parabéns mais uma vez ao Colégio do Bosque Mananciais. Inácio é um futuro promissor para Curitiba, um orgulho para nossa cidade”, finalizou.

Leprevost e desembargadorDesembargador do TRE

Na mesma manhã, Alexandre Leprevost (Solidariedade) realizou a entrega de votos de congratulações e aplausos pela posse como desembargador no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) a Julio Jacob Junior (077.00332.2023). O vereador relatou que o homenageado “atua há mais de 25 anos nas áreas do Direito Empresarial, Administrativo, Eleitoral e Corporativo”. 

“Gostaria de enaltecer a expressiva experiência da área eleitoral. Foi fundador da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político, diretor jurídico da Copel e da Sanepar e também presidiu a Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PR, no triênio 2013-2015”, enfatizou Leprevost. “Queremos reconhecer a consolidada carreira na advocacia, a fim de incentivar o sucesso nos trabalhos que serão realizados no Poder Judiciário Eleitoral do Estado do Paraná”, continuou. 

“O doutor Julio, com toda a sua experiência na advocacia, chega para fortalecer os trabalhos do processo eleitoral do nosso estado e para contribuir com a missão da instituição”, declarou. “Ao homenageá-lo eu lembro muito do meu pai, que já faleceu. O meu pai, além de ser muito amigo do seu pai, ele também tinha um enorme respeito e admiração pela sua pessoa. É muito satisfatório poder estar aqui hoje homenageando-o, porque eu tenho certeza de que, se ele estivesse aqui, ele estaria muito feliz."

Durante a semana, a Câmara também aprovou novos votos de congratulações e aplausos. Na terça-feira (8), por exemplo, Borges defendeu requerimento de sua iniciativa para Anderson de Paula Stein (077.00486.2023). O comerciante do Centro da cidade, relatou o vereador, defendeu uma mulher que estava sendo assaltada em frente à sua loja. “Foi agredido por marginais, ameaçado e obrigado a fechar o seu comércio, encerrar as atividades do seu comércio devido às ameaças e às agressões”, contou. Atualmente, ele está trabalhando como motorista de aplicativo “até chegar o momento de se reerguer e voltar às suas atividades comerciais.”

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato