Câmara apóia luta contra discriminação

por Assessoria Comunicação publicado 16/05/2005 17h50, última modificação 24/05/2021 15h54
Como forma de apoio à luta contra a discriminação, a Câmara de Curitiba realizou, na última sexta-feira (13), sessão solene que teve como tema “O esporte contra o racismo”, para homenagear atletas amadores de diversas categorias, atendendo propostas dos vereadores.
“A discriminação está espalhada por todo o Brasil e o espaço do negro ainda é bastante reduzido. Mas, a exclusão ainda é pior que o racismo. Existe preconceito até nas relações afetivas, mas o negro precisa assumir sua raça e ter orgulho. Cada um de vocês representa muito para nós e queremos dizer não ao racismo”. Com esta afirmação, o vereador Mario Celso Cunha (PSB) deu início à entrega de certificados de congratulações, lembrando, ainda, a luta de Martin Luther King, Nelson Mandela, Princesa Izabel e do grande guerreiro Zumbi dos Palmares.
Para o secretário municipal do Esporte e Lazer, Raul Plassmann, presente à solenidade, “o negro ficou livre da corrente, mas preso ao preconceito. Porém, a raça negra é privilegiada. No basquete é o negro que vai mais alto, quem corre mais é o negro, que também é o mais forte. O negro nasceu para o esporte. Minhas derrotas, enquanto atleta, foram para os negros e foram importantes. Precisamos agir contra o racismo não só com palavras, mas com ações concretas”, concluiu.
A mesa foi presidida pelo 1º vice-presidente, vereador Jair Cezar (PTB), e composta por Plassmann, o deputado estadual Neivo Beraldin; o vice-presidente do Sindicato dos Atletas do Paraná, Fabio Aguayo, e o presidente da Associação das Federações Desportivas Amadoras do Paraná, Orlando Külkamp.
Homenageados
Foram homengeados Alcedir Madureira, que atuou em times de futebol profissionalmente nos anos 70, por indicação do vereador João Cláudio Derosso (PSDB); Carmem Silva dos Santos, maratonista em cadeira de rodas, indicação de Manassés Oliveira (PSB); Cristiano Ribas da Motta, lutador de Jiu-jitsu, campeão sul brasileiro de 2004 e campeão do Shooto Brasil, por vereador Ney Leprevost (PP); Edison Manoel de Borba, que conquistou diversos campeonatos como técnico, mantendo-se invicto nas Olimpíadas das Apaes, indicação do vereador Zé Maria (PPS); Edson Cesar Antonio, lutador de boxe profissional, campeão brasileiro de boxe Categoria Cruzador e duas vezes campeão paranaense, pelo vereador Valdenir Dias (PTB); Ezequiel Antonio dos Santos, que atuou como jogador de futebol nas categorias de base do esporte amador, indicação do vereador Aldemir Manfron (PP); Ezequiel Eli pinheiro da Rosa, maratonista, em 2004 e 2º lugar na Maratona Internacional de Florianópolis, proposta da vereadora Nely Almeida (PSDB); Geismar Ubiratã Xavier de Oliveira, jogador de futebol profissional e amador, vereador Roberto Hinça (PFL); Geraldo Polínio da Silva, massagista, que iniciou suas atividades atendendo atletas de futsal, indicação do vereador Jorge Bernardi (PDT).
E, ainda, Ivo Ricardo de Sá, jogador de futebol profissional na posição de volante no Coritiba Futebol Clube, indicação do vereador Tito Zeglin (PDT); Jairo do Nascimento, ex- jogador de futebol, que defendeu as cores da seleção brasileira, do Fluminense, Coritiba, Corinthians e Náutico, vereador Aladim Luciano (PV); Jocimar José de Lara, campeão matogrossense de Vale Tudo, indicação do vereador Jônatas Pirkiel (PL); Jorge Edilson Moraes, jogador de futebol amador, vereador Custódio da Silva (PTB); José Landy Martinez Johns, conhecido como “Pelé”, professor de artes marciais, duas vezes campeão mundial e duas vezes campeão brasileiro, indicação do vereador Mario Celso Cunha (PSB); Marli Teixeira Leite, jogadora de handebol, desenvolve projetos e programas voltados para a comunidade carente, indicação do vereador Serginho do Posto.
Também Mateos Soares Trindade, maratonista, terceiro lugar do Pentatlo militar de 2004, indicação do vereador Fabio Camargo (PFL); Milene Rosa Franque, que em 2004 conquistou o título de campeã do conjunto pela Liga Nacional de Ginástica Rítmica, indicação de Reinhold Stephanes Júnior (PMDB); Nilo de Oliveira, que atuou como jogador de futebol profissional e depois como treinador e supervisor das categorias de base, vereadora Julieta Reis (PFL); Rafael Cordeiro, técnico da Academia Chute Boxe, tricampeão mundial e bicampeão brasileiro de Muaythai e campeão mundial de vale Tudo, indicação da vereadora Dona Lourdes (PSB); Reginaldo Nascimento, dono da camisa “5”, zagueiro-volante do Coritiba, vestindo a camisa em 318 partidas, indicação do vereador Luizão Stellfeld (PCdoB); Samuel Marcos Carneiro, mestre Samuca, um dos referencias da capoeira, campeão paranaense de Capoeira em 2004, por Angelo Batista (PP); Sanderson Trevisan, atleta profissional de body-boarding, vice-campeão catarinense, pentacampeão paranaense, bicampeão sul brasileiro, indicação do vereador Sergio Ribeiro (PPS), e Sebastião Prado, mais conhecido como “Gasolina”, que, em 1986, fundou a Escola de Esportes e Atletismo do Bairro Alto, que orienta e prepara crianças carentes para participarem de torneios de atletismo e maratonas, por indicação do vereador Jair Cezar (PTB).