Câmara acata moção de apoio ao Sindicato da Panificação

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 10/08/2023 12h20, última modificação 10/08/2023 13h18
Moção dos vereadores manifesta apoio ao pão de centeio como patrimônio cultural imaterial de Curitiba.
Câmara acata moção de apoio ao Sindicato da Panificação

Autor da moção de apoio, o vereador Tico Kuzma destacou a trajetória centenária da broa de centeio em Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na sessão plenária desta quarta-feira (9), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) acatou uma moção de apoio ao Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná (SIPCEP). Apresentada pelo vereador Tico Kuzma (PSD), a proposição manifesta apoio ao registro do pão de centeio como integrante do patrimônio cultural imaterial de Curitiba junto ao Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (CMPC). 

“Considerando que é necessário uma proposta da comunidade ou de seus representantes para a salvaguarda do bem imaterial que se candidata ao registro de patrimônio cultural imaterial de Curitiba, a proposta é para que o sindicato possa anexar essa moção ao junto ao conselho municipal”, explicou o autor na defesa do requerimento (416.00015.2023). Kuzma também ressaltou a trajetória centenária da broa de centeio em Curitiba, introduzida no século XIX por famílias de imigrantes da Europa Central.

Entre os dias 8 e 20 de agosto, Curitiba recebe o 1º Festival de Broas de Centeio e Linguiça Blumenau. A iniciativa, do portal Curitiba Honesta e do SIPCEP, reúne 20 padarias da capital paranaense. “E não existe carne de onça [já declarada um patrimônio imaterial] sem o pão de centeio”, completou Tico Kuzma. 

Atualmente, o Regimento Interno (RI) prevê dois tipos de moções, que podem ser usadas pelos vereadores para se posicionarem publicamente sobre acontecimentos locais, nacionais ou mesmo internacionais. Existe a moção de apoio ou desagravo, por meio da qual a Câmara de Curitiba demonstra solidariedade, e há a moção de protesto, usada para marcar a contrariedade do Legislativo a respeito de um tema, de uma instituição ou de uma pessoa.

A votação dos requerimentos de moção é feita na segunda parte da ordem do dia, em turno único e de forma simbólica (isto é, sem o registro no painel eletrônico). Desde 2020, quando houve uma revisão do Regimento, a Câmara de Curitiba não dispõe mais da antiga moção de repúdio. As sessões plenárias começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter.