Câmara Aberta fortalece diálogo entre Terceiro Setor e poder público

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 13/09/2025 16h30, última modificação 15/09/2025 08h28
Além de receber encontro mensal do Conecta Parcerias, evento abriu espaço à fala de organizações do Terceiro Setor de Curitiba.
Câmara Aberta fortalece diálogo entre Terceiro Setor e poder público

Vereadores de Curitiba, representantes de secretarias e de organizações sociais posam nas escadarias do Palácio Rio Branco. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A programação do 2º Câmara Aberta, neste sábado (13), trouxe novidades como o espaço dedicado ao fortalecimento do diálogo entre a Câmara Municipal de Curitiba (CMC), a Prefeitura e as organizações da sociedade civil (OSCs). O evento recebeu o 5º Conecta Parcerias, que são encontros mensais promovidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH) para a capacitação técnica do Terceiro Setor. Na sequência, as OSCs sorteadas puderam apresentar seus projetos.

“É um momento histórico. A Câmara Municipal de Curitiba está aberta ao sábado, junto às entidades, compartilhando conhecimento e suas histórias”, observou o presidente da Casa, vereador Tico Kuzma (PSD). Lembrando a atividade do Câmara Aberta em que a população em geral pode se inscrever para discursar no plenário do Legislativo - batizado de Tribuna do Povo -, ele pediu que o novo espaço de diálogo com a sociedade civil organizada também receba um nome, “Tribuna da Gente que Faz”, sugeriu Kuzma.

Para o lançamento da atividade voltada ao estreitamento dos laços entre o poder público e as organizações sociais, o Câmara Aberta se uniu ao Conecta Parcerias, iniciativa da SMDH. Em sua quinta edição mensal, o encontro de capacitação para as OSCs abordou o tema “Banco de projetos: caminhos para parcerias entre o terceiro setor e o poder público”

Vereadora licenciada e secretária municipal de Desenvolvimento Humano, Amália Tortato parabenizou o presidente Tico Kuzma por abrir as portas da Câmara de Curitiba em um sábado para a população ter a chance de conhecer o trabalho dos vereadores. Ela também destacou o trabalho realizado pelas entidades do Terceiro Setor, reforçando o compromisso com a desburocratização e a ampliação das fontes de captação de recursos, a exemplo da destinação do Imposto de Renda (IR). “A gente quer facilitar a vida de vocês, [...] vocês salvam vidas”, destacou.

“É importante também que vocês sejam um instrumento de comunicação neste momento”, acrescentou o superintendente da SMDH, Carlos Eduardo Pijak Junior, sobre o fato que muitas empresas ainda desconhecem o mecanismo de doação do IR devido. “Nós temos que criar uma grande rede de divulgação, para que possamos levar à rede privada a informação sobre a destinação do imposto de renda.”

Diretora de Relações com o Terceiro Setor da SMDH, Emily Zandoná fez a capacitação sobre o banco de projetos, instrumento que visa destinar às organizações recursos dos fundos municipais dos Direitos da Pessoa Idosa (FMPI) e dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMCA) recebidos por meio de doações do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas. Se aprovado pelo respectivo conselho, o projeto obtém o Certificado de Autorização de Captação, com a vigência de até 24 meses, prorrogáveis por igual período.

Coordenadora de Transferências Voluntárias e de Relações com o Terceiro Setor da Fundação de Ação Social (FAS), Aridna Barth foi a responsável pela segunda etapa da capacitação. Com foco nos procedimentos legais para a formalização dos diferentes tipos de parcerias e o recebimento de emendas parlamentares. “Primeiro a organização precisa estar em dia com a sua inscrição no conselho [do respectivo fundo municipal]”, frisou.

Organizações de diferentes áreas expõem seus projetos

Das cerca de 40 OSCs que acompanharam o 5º Encontro Conecta Curitiba, 26 se inscreveram para o sorteio das 20 entidades que tiveram direito ao uso dos microfones da Tribuna Professor Bento Munhoz da Rocha Neto. Cada orador pôde falar até dois minutos sobre os projetos de suas entidades, voltadas a diferentes áreas de atuação. A mediação coube ao presidente Tico Kuzma e ao primeiro-secretário da Casa, Bruno Rossi (Agir). “Hoje os protagonistas aqui na Casa são vocês”, lembrou o segundo parlamentar. 

Entre as instituições sorteadas, esteve o Lar Escola Doutor Leocádio Correia, instituição fundada em 1963 e que hoje atende 220 crianças, representada por Roger Puchalski. Neiva Silva, do Lar Dona Nenê, citou a “fila gigantesca de bebês” à espera de atendimento e apresentou o projeto da entidade para ampliar a sua estrutura física. A pastora Silvana Queiroz, por sua vez, explicou que a Amigos do Bem se dedica ao acolhimento social da população em situação de vulnerabilidade social. “Mas o nosso principal propósito é levar eles para a capacitação, [...] que eles possam ser emancipados e sair do assistencialismo”, pontuou.

Fundadora do projeto Tech Girls do Instituto Ecotech, Gisele Lassere discorreu sobre a iniciativa voltada à geração de renda para mulheres a partir do lixo eletrônico. “Elas chegam ao nosso projeto se sentindo tão lixo quanto lixo eletrônico e saem com a autoestima elevada”, afirmou.  “Hoje a Gerar tem, só no estado do Paraná, 15 mil jovens aprendizes”, disse Thiago Lucas em nome da organização voltada à promoção do emprego.

Bruna Colin falou do trabalho da organização Espro Ensino Profissionalizante com adolescentes e jovens na faixa etária de 14 a 24 anos em situação de vulnerabilidade, “proporcionando oportunidades através da socioaprendizagem”. Diretora administrativa do Instituto Tibagi, outra organização voltada à aprendizagem de jovens, fez o convite para que todos visitem a instituição, sediada no bairro Rebouças. 

A atividade com as organizações do terceiro setor também reuniu a segunda-secretária da Câmara de Curitiba, Indiara Barbosa (Novo), e as vereadoras Camilla Gonda (PSB) e Delegada Tathiana Guzella (União), além dos ex-vereadores Jornalista Márcio Barros, atual superintendente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, e Oscalino do Povo, lotado na SMDH.