Bancada feminina homenageia 23 mulheres em sessão do Dia da Mulher
Na noite da última terça-feira (11), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher no Palácio Rio Branco. A cerimônia foi organizada pela bancada feminina do Legislativo, para reconhecer a trajetória e as contribuições de 23 homenageadas para a sociedade curitibana. A solenidade foi presidida pela vereadora Camilla Gonda (PSB).
O evento aconteceu no Palácio Rio Branco e foi transmitido pelo YouTube. Além de Gonda, a bancada feminina do Legislativo, a maior da história da CMC, foi representada pelas vereadoras Andressa Bianchessi (União); Carlise Kwiatkowski (PL); Delegada Tathiana Guzella (União); Giorgia Prates - Mandata Preta (PT); Laís Leão (PDT); Meri Martins (Republicanos); Professora Angela (PSOL); Rafaela Lupion (PSD); Sargento Tânia Guerreiro (Pode) e Vanda de Assis (PT). A vereadora Indiara Barbosa (Novo) estava ausente devido a viagem ao exterior.
Em nome das parlamentares, a procuradora da Mulher da Câmara Municipal, Carlise Kwiatkowski, sinalizou a importância da solenidade para cada uma das 23 mulheres agraciadas com um diploma de reconhecimento. “Nós estamos aqui para nos posicionarmos cada vez mais como mulheres, porque queremos uma sociedade justa e igualitária. Agradeço o trabalho de cada mulher homenageada no dia de hoje, sintam-se abraçadas”, disse.
Terceira-secretária do Legislativo, Meri Martins complementou a fala da vereadora, ao reconhecer as mulheres que passam despercebidas pela sociedade, mas que prestam serviços de forma relevante a Curitiba. “Quero estender essa homenagem a todas as mulheres que talvez sejam um pouquinho invisíveis e que as pessoas não notam, mas elas são muito importantes na vida de cada cidadão curitibano”, completou. Responsável por conduzir a solenidade, a vereadora Camilla Gonda expressou a sua vontade de que os espaços de poder fossem verdadeiramente ocupados por mulheres sem que precisassem de datas especiais para que isso de fato acontecesse. “Eu preciso reforçar que hoje estamos comemorando uma pluralidade de mulheres que ocupam essa cidade e fazem Curitiba funcionar. E é preciso que esta mesa esteja sempre recheada de mulheres que fazem acontecer”, afirmou.
Antes da entrega das homenagens, a Delegada Tathiana Guzella pediu 5 segundos de silêncio para lembrar das mulheres que sofrem violência todos os dias e que devem ser ajudadas pelo Município. A leitura dos currículos das 23 personalidades femininas homenageadas foi dividida entre Guzella e Vanda de Assis. Todas as parlamentares indicaram duas mulheres, com exceção da vereadora Carlise Kwiatkowski, que optou por homenagear apenas uma.
Confira a lista completa:
- Andressa Bianchessi: Flávia Geórgia Toledo e Gardênia Mascarelo;
- Camilla Gonda: Girrany Mikaely Lara de Oliveira e Marilena Indira Winter;
- Carlise Kwiatkowski: Mara Lúcia Cordeiro;
- Delegada Tathiana Guzella: Camila Chies Cecconello e Vivian Cristiane Eisenberg de Almeida Sobreiro;
- Giorgia Prates - Mandata Preta: Andréa Regina Ferreira da Silva e Claudete Benvenuto;
- Laís Leão: Regina Maria Arns Alves da Rocha e Rúbia Nathalia Guimarães Divino;
- Meri Martins: Keith Sato Urbinati e Vanilda Amaro;
- Professora Angela: Jô Macário e Líbina da Silva Rocha;
- Rafaela Lupion: Ana Elizabeth Andraschko de Camargo e Jane Sescatto;
- Sargento Tânia Guerreiro: Maria Célia Aucelli e Maria Messias da Silva;
- Vanda de Assis: Claudia Cartes Patrício e Cristina Silveira de Oliveira.
Em nome de todas as homenageadas, Andrea Regina Ferreira Silva declarou que todas devem trabalhar para a construção de um sistema em que as mulheres possam ter igualdade de condições, respeito e liberdade para conquistarem o que desejarem. “[O Dia da Mulher] é sobre destruir barreiras estruturais que limitam as mulheres e criar um legado de acessibilidade e oportunidade”, disse. Segundo ela, as mulheres devem seguir em marcha, juntas pela diversidade e pela vontade de viver, até que todas sejam livres.
A importância do Dia Internacional da Mulher
O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) na década de 1970. Esta data representa a batalha histórica das mulheres em busca de igualdade de direitos e melhores condições de vida e trabalho. Com o passar dos anos, transformou-se em um momento significativo para refletir sobre a equidade de gênero e honrar as conquistas femininas em várias esferas da sociedade.
Apesar dos avanços conquistados ao longo dos anos, a luta das mulheres ainda enfrenta muitos obstáculos em várias áreas. Os principais tópicos que marcam o Dia da Mulher incluem a busca por igualdade salarial, o combate à violência de gênero, a representação das mulheres na política e no mercado de trabalho, além dos direitos reprodutivos e do acesso à educação. Movimentos feministas, palestras e campanhas globais fomentam discussões sobre essas questões, promovendo transformações sociais e políticas. Na Câmara de Curitiba, a cerimônia tinha como objetivo homenagear e reconhecer a trajetória e as contribuições das mulheres homenageadas para a sociedade curitibana.
Clique na imagem abaixo para acessar o álbum completo da solenidade:
Como funcionam as sessões solenes?
As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.
Na CMC, a concessão de títulos e prêmios é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Pedritta Marihá Garcia.
Edição: Pedritta Marihá Garcia.
Revisão: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba