Aumento dos combustíveis, doenças raras e mais notas do dia 1º de março

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 01/03/2023 18h05, última modificação 01/03/2023 18h06
Requerimentos lidos no pequeno expediente, registros, visitas à Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e outros conteúdos do plenário.
Aumento dos combustíveis, doenças raras e mais notas do dia 1º de março

Notas da sessão plenária do dia 1º de março. (Arte: Arquivo/CMC)

Aumento dos combustíveis*
No pequeno expediente da sessão plenária desta quarta-feira (1), Rodrigo Braga Reis (União) criticou a retomada dos impostos federais sobre a gasolina e o etanol. “É inaceitável o aumento dos combustíveis anunciado pelo atual governo. Alguns vereadores hoje criticaram o aumento da tarifa do transporte urbano, mas em nenhum momento falaram sobre a oneração dos combustíveis”, afirmou Reis. O parlamentar ainda recordou que durante o governo Bolsonaro houve redução de impostos e com consequente aumento nas arrecadações. Com a retomada parcial da cobrança, a estimativa de arrecadação federal é de aproximadamente R$ 29 bilhões. “O retorno dessa tributação prejudica os mais pobres”, concluiu.

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

Doenças raras*
A vereadora Amália Tortato (Novo) destacou em plenário o Dia Mundial das Doenças Raras, celebrado no dia 28 de fevereiro, que tem o intuito de lançar luz sobre um conjunto de milhares de enfermidades comumente negligenciadas. “5% da população é acometido por algum tipo de doença rara”, destacou. “Muitas dessas doenças podem ser detectadas e diagnosticadas pelo teste do pezinho”, defendeu a parlamentar, ao citar seu projeto de lei apresentado na CMC, que visa a ampliação das doenças diagnosticadas pelo teste.

Agradecimento*
Osias Moraes (Republicanos), de volta ao plenário, agradeceu a solidariedade dos vereadores e servidores da CMC pelas condolências devido ao falecimento de seu pai, Antonio Fernandes de Souza, aos 77 anos.

Visita em plenário*
Foi registrada a presença em plenário, pelo presidente Marcelo Fachinello (PSC), da ex-vereadora e atual deputada estadual Ana Julia Ribeiro (PT). Também foi registrada a presença de Rafael Zielonka Biazzetto, da NB Futebol Clube. 

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Alex Gruba