Audiência pública do SUS de Curitiba será na próxima terça

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 16/02/2024 13h45, última modificação 16/02/2024 14h09
Colaboradores: (comissao.saude@cmc.pr.gov.br).
Câmara terá prestação de contas quadrimestral do SUS de Curitiba na manhã desta terça-feira (20), durante a sessão plenária.
Audiência pública do SUS de Curitiba será na próxima terça

Secretária Beatriz Nadas deve consolidar dados de 2023 e apresentar desafios da saúde pública de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Audiência pública da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), na manhã da próxima terça-feira (20), apresenta a situação da saúde pública da capital paranaense. Gestora local do Sistema Único de Saúde (SUS), a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella Nadas, é esperada para a prestação de contas quadrimestral ao Poder Legislativo. A apresentação será durante a sessão plenária, que começa às 9 horas e tem transmissão on-line, ao vivo.

O relatório deve consolidar os indicadores, os serviços executados e as despesas da pasta em 2023, além de apresentar os desafios do SUS de Curitiba. Com os casos da doença em alta, o combate à dengue tem sido um tema recorrente nas audiências públicas de prestação de contas da saúde pública da capital.

“O maior foco dos mosquitos da dengue são as residências. Precisamos da colaboração da população [...] para que não aconteça uma epidemia de dengue na nossa cidade, coisa que está acontecendo no interior do Paraná e em outros lugares do país”, afirmou Beatriz Battistella Nadas há um ano, durante a primeira prestação de contas de 2023.

Dengue mata”, disse Nadas, em maio de 2023, durante a prestação de contas do primeiro quadrimestre. Na ocasião, ela reforçou o apelo para a prevenção da doença, com o combate dos focos do Aedes aegypti. Além da dengue, o mosquito pode transmitir os vírus da febre amarela, zika e chikungunya.

Na última audiência pública, no dia 25 de setembro de 2023, a secretária da Saúde de Curitiba voltou a alertar para um surto de dengue. “A nossa cidade tem um sistema de saúde bastante demandado, então se entrar mais essa [demanda, o surto de dengue,] podemos ter dificuldade. É uma guerra em que não podemos ser os únicos soldados. Depende de cada cidadão fazer o controle do seu espaço para evitar criadouros”, apontou. Mais de uma vez, em 2022, ela falou do aumento dos focos do Aedes aegypti registrados nos últimos anos.

População pode acompanhar audiência pública e fazer perguntas

Assim como as demais sessões plenárias, a população pode assistir à audiência pública. A entrada é pelo Palácio Rio Branco (rua Barão do Rio Branco, nº 693). Após a apresentação, tanto os vereadores de Curitiba quanto o público têm espaço para fazer perguntas à Secretaria Municipal da Saúde.

Os questionamentos da população podem ser feitos presencialmente ou via e-mail (comissao.saude@cmc.pr.gov.br). A audiência pública será transmitida, em tempo real, pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter.  

A audiência pública de prestação de contas é uma exigência da lei federal complementar 141/2012, artigo 36, para todas as esferas de governo. O relatório quadrimestral deve ser apresentado pelo gestor do SUS de cada município, dos estados, do Distrito Federal e da União à respectiva Casa Legislativa, até o fim dos meses de fevereiro, maio e setembro.