Ataque em Cambé, UPA Fazendinha e mais notas do dia 19 de junho

por Fernanda Foggiato e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 19/06/2023 16h05, última modificação 19/06/2023 16h05
Pronunciamentos, requerimentos do pequeno expediente, registros, visitas à CMC e outros conteúdos do plenário.
Ataque em Cambé, UPA Fazendinha e mais notas do dia 19 de junho

Notas da sessão plenária de 19 de junho. (Arte: Arquivo/CMC)

Ataque em Cambé
Leonidas Dias (Solidariedade) repudiou o ataque a tiros no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé (PR). Um ex-aluno teria matado uma estudante e ferido gravemente outro membro da instituição. “Nossos sentimentos aos familiares. O atendimento está acontecendo neste momento, através da Polícia Militar do Paraná”, pontuou. Presidindo a sessão, Tito Zeglin (PDT) disse que era uma situação "lamentável". A violência nas escolas será tema da próxima Tribuna Livre da Câmara de Curitiba, durante a sessão plenária desta quarta-feira (21).

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

UPA Fazendinha I
Salles do Fazendinha (DC) agradeceu a Prefeitura de Curitiba pela reabertura, na última sexta-feira (16), da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Fazendinha. O vereador ressaltou que o equipamento público atende, mensalmente, uma média de 54 mil pessoas. “É o equipamento de urgência mais importante que o Fazendinha e a região têm hoje”, finalizou.

UPA Fazendinha II
“A UPA reabre com um sistema moderno, dentro do fluxo de atendimento”, reforçou o líder do governo, Tico Kuzma (PSD). O vereador destacou uma inovação: os pacientes cujos casos na triagem forem classificados com menos urgência, que recebem as cores verde e azul, são convidados a realizar, ali mesmo, uma teleconsulta. “Além de desafogar a fila daqueles que são mais emergenciais, a pessoa já vão aprender a mexer no aplicativo [do Saúde Já]”, afirmou.

Curitiba sem drogas*
Ezequias Barros (PMB) utilizou a tribuna para celebrar o evento Curitiba Sem Drogas, realizado no ultimo final de semana na Ópera de Arame. “O evento contou com a participação de mais de 2.500 pessoas, que, juntas, pediram por uma cidade sem drogas”, disse Barros. “Agradeço também a Ana Cristina de Castro [presidente da FCC] e todos os colaboradores da Fundação Cultural de Curitiba, que, juntos, possibilitaram a realização do evento”, destacou. O parlamentar ainda ressaltou que os kits de higiene arrecadados serão direcionados a comunidades terapêuticas de Curitiba.

Recursos do Estado
O líder do governo, Tico Kuzma (PSD), reforçou a todos os vereadores o convite para a participação em solenidade do Governo do Estado, no fim da manhã desta segunda-feira (19). Segundo ele, Curitiba também deverá receber recursos do programa, voltado ao desenvolvimento dos municípios, que devem ser destinados à pavimentação e a outras obras.

Imigração Japonesa*
As celebrações pelos 115 anos da Imigração Japonesa no Brasil foram lembradas em plenário pelo vereador Nori Seto (PP). “O primeiro navio [Kasatu Maru] chegou no Porto de Santos trazendo os primeiros japoneses para o Brasil”, lembrou o parlamentar, que ainda enfatizou que os imigrantes iniciaram suas vidas no território brasileiro trabalhando nas lavouras. “Hoje (19) acontece a sessão solene para homenagear a grande comunidade nipônica no Brasil”, convidou. Na sessão solene, serão homenageadas 35 entidades da capital que atuam nas áreas, como cultura, educação, religião, esporte, com enfoque empresarial e social.

Espectro autista *
O vereador Dalton Borba (PDT) apresentou uma emenda modificativa (034.00024.2023) ao projeto de lei que altera a lei 15.767/2020, que estabelece a política municipal de proteção dos direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) (005.00158.2022). Ele insere nova redação no artigo 1°, conforme parecer exarado pela Comissão de Saúde e Bem-Estar Social.

Guarda municipal*
Em pedido de informações oficiais, o vereador Dalton Borba (PDT) questiona a Prefeitura de Curitiba sobre o número de guardas municipais que fazem uso das câmeras corporais. O pedido de informações tem por base a autorização de utilização dos equipamentos conforme decreto 794/2023 (062.00456.2023).

Lombada eletrônica*
Nori Seto (PP) inquiriu a Prefeitura de Curitiba sobre o número de registros de ocorrências recebidos através da Central 156, que tratam de excesso de velocidade na região do bairro Cajuru. O parlamentar alega que moradores da região têm solicitado com frequência a reativação da lombada eletrônica da avenida Coronel Francisco H. dos Santos (062.00457.2023).

Saúde e educação*
Dois requerimentos de pedidos de informações oficiais da vereadora Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) têm como objeto problemas na Saúde e na Educação. O primeiro questiona a Secretaria Municipal de Saúde sobre a quantidade de atendimento e a estrutura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pinheirinho (062.00458.2023). O segundo é direcionado à Secretaria Municipal de Educação e pergunta sobre a inclusão curricular da “História e Cultura Afro-Brasileira” (062.00459.2023).

Asfalto I*
A vereadora Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) solicita informações da Secretária Municipal de Obras de Curitiba (Smop) sobre a pavimentação de ruas da Vila Pantanal, no bairro Boqueirão (062.00460.2023).

Aldeia urbana*
Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) pede à Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab-CT) informações sobre o procedimento de regularização do território ocupado pela aldeia Kakané Porã. A vereadora quer saber se existe previsão para a regularização e formalização definitiva sobre o território da aldeia urbana (062.00461.2023 e 074.00021.2023). A parlamentar também enviou o mesmo pedido de informações à Superintendência do Patrimônio da União (SPU-PR) (074.00022.2023).

Asfalto II*
Três requerimentos do vereador Marcos Vieira (PDT) fazem questionamentos à Secretaria Municipal de Obras Públicas de Curitiba (Smop) acerca de pavimentação asfáltica em ruas do município. O primeiro solicita informações sobre a previsão de pavimentação da rua Expedicionário Bruno Estrifica, bairro Alto Boqueirão (062.00464.2023); o segundo, da rua Guaicará, também no Alto Boqueirão (062.00463.2023); e por fim, o terceiro da rua Alameda Nossa Senhora do Sagrado Coração (062.00462.2023).

Licitação*
Indiara Barbosa (Novo) questiona a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sobre os motivos da dispensa de licitação 214/2021. De acordo com a parlamentar, o processo que consta no portal de transparência refere-se a outro processo licitatório (062.00467.2023).

Praça e Samu*
Dois pedidos de informações oficiais do vereador Marcos Vieira (PDT) fazem questionamentos a secretarias municipais. O primeiro, direcionado ao Meio Ambiente, questiona sobre a manutenção da praça Napoleão Côrtes Filho, no bairro Sítio Cercado (062.00465.2023); e o segundo, à Saúde, sobre a quantidade de ambulâncias do Samu disponíveis para atendimento em Curitiba (062.00466.2023).

Museu*
Professor Euler (MDB) questiona à Prefeitura de Curitiba sobre o projeto do novo museu de história natural. O vereador pede ainda esclarecimentos sobre o local em que será construído o museu e sobre o cronograma para sua implementação (062.00468.2023).

Mobilidade urbana*
Requerimento do Professor Euler (MDB) pede informações à Prefeitura de Curitiba sobre o cronograma para implantação do Programa Viva Curitiba mais ágil (062.00469.2023).

Trânsito*
A vereadora Amália Tortato (Novo) solicita informações à Secretária Municipal de Urbanismo sobre a existência de projetos ou estudos para a melhoria do trânsito da rua Professor Ulisses Vieira, no bairro Santa Quitéria (062.00470.2023).

Mocó de bandido*
Requerimento da vereadora Amália Tortato (Novo) faz questionamentos à Prefeitura de Curitiba sobre o imóvel localizado na avenida Dr. Dário Lopes dos Santos, no bairro Jardim Botânico, já chamado de "Mocó de Bandido". A vereadora relata ter recebido denúncias de que o local abandonado é ocupado por marginais, o que vem trazendo insegurança aos cidadãos que transitam pela região (062.00471.2023).

Trânsito*
Dois requerimentos do vereador Marcos Vieira (PDT) fazem questionamentos à Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab-CT) acerca de regularização fundiária de vilas, no bairro Sitio Cercado. O primeiro solicita informações sobre a Vila Campo Cerrado (062.00473.2023); e o segundo, sobre a Vila 23 de Agosto (062.00472.2023).

Registro da sessão I*
O aniversário do vereador Angelo Vanhoni (PT), comemorado nesta segunda-feira (19), foi registrado pelo presidente da CMC Marcelo Fachinello (PSC).

Registros da sessão II*
João da 5 Irmãos (União) falou da realização, no último fim de semana, de festas juninas de escolas municipais, em especial daquelas do bairro Cajuru.

Minuto de silêncio*
O plenário observou um minuto de silêncio pelo falecimento de Andressa Oliveira de Souza Kryminice Pereira, a pedido da vereadora Amália Tortato (Novo). A pedido do vereador Tito Zeglin (PDT) foi incluído o nome de Lourdes Maria Zancanaro Peruzzo, mãe do Arcebispo de Curitiba Dom José Antonio Peruzzo. Também foi incluído o nome de Henrique Rassi Vanhoni, sobrinho do vereador Angelo Vanhoni (PT).

Nota de pesar*
O vereador Tito Zeglin (PDT) manifestou seu pesar pelo falecimento de Eunice Sikora, aos 71 anos, ocorrido na última segunda-feira (12) (078.00028.2023). O parlamentar também lamentou o falecimento de Lory Bonat Poletto, aos 93 anos, ocorrido no último dia 7 de junho (078.00029.2023).

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques