Associação Quebrada do Basquete será declarada de Utilidade Pública Municipal

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 23/04/2025 15h15, última modificação 23/04/2025 15h21
Fundada em 2017, a associação nasceu nas quadras de basquete de Curitiba.
Associação Quebrada do Basquete será declarada de Utilidade Pública Municipal

“A associação nasceu nas quadras de basquete de Curitiba. De nome emblemático, não demorou a ganhar notoriedade, simbolizando uma nova era para o basquete local e regional”, disse Leonidas Dias. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na ordem do dia desta quarta-feira (23), a Câmara de Vereadores de Curitiba aprovou, em primeiro turno, a Declaração de Utilidade Pública Municipal à Associação Quebrada do Basquete. A matéria recebeu 27 votos favoráveis, unanimidade no momento da votação, e agora precisa passar por nova deliberação, na próxima segunda-feira (28), antes de estar pronta para sanção prefeitoral. 

A iniciativa é de autoria do vereador licenciado e secretário municipal de Governo, Marcelo Fachinello, e do primeiro vice-presidente do Legislativo, Leonidas Dias (Pode) (414.00066.2024). Fundada em 2017, a entidade sem fins lucrativos atende jovens em Curitiba e em outras três cidades da Região Metropolitana: Quatro Barras, Campina Grande do Sul e Colombo (014.00060.2024).

“A associação nasceu nas quadras de basquete de Curitiba. De nome emblemático, não demorou a ganhar notoriedade, simbolizando uma nova era para o basquete local e regional. O começo, obviamente, foi sempre cheio de desafios, com recursos limitados, enfrentando adversidades, como a falta de uniforme. O time mostrou resiliência e paixão pelo esporte. A cada jogo, uma vitória. A Quebrada do Basquete foi solidificando seu nome”, Leonidas Dias.

Ainda de acordo com o vereador, ao longo dos anos, a instituição se transformou em uma “plataforma de talentos”. “A participação no renomado campeonato ‘Inter Praças’ marcou um momento crucial na história do time. Enfrentando equipes fortes, eles não apenas competiram, mas também conquistaram o reconhecimento, mostrando que tinham algo especial a oferecer”, acrescentou. 

Algumas conquistas listadas pelo autor da Utilidade Pública foram o primeiro lugar nas competições Taça Araucária (2018), Virada Esportiva do Paraná - 3x3 (2020) e Torneio de Férias da BSS Esporte (2021). “Com uma forte ênfase em projetos sociais, o time expandiu sua atuação, tocando vidas e fazendo a diferença em diversas comunidades. A colaboração de membros, como Tiago, David e Luís, ajudou a fortalecer esse compromisso social”, finalizou o vereador.

Emitida pela CMC, a Utilidade Pública serve como um atestado de bons antecedentes, facilitando a realização de convênios com o poder público. A concessão do título é regulamentada pela lei complementar municipal 117/2020, que coloca como condições a prestação de serviços de interesse da população, a sede na cidade, a documentação em dia e a apresentação de relatório de atividades.

A votação foi acompanhada por integrantes da Associação Quebrada do Basquete: 
Rafael Rech Creplive, presidente da entidade; e Kelly Pereira, integrante da associação. 

Votação de homenagem póstuma é adiada

O projeto de lei que denomina um dos logradouros públicos da cidade de Morihiro Suzuki (009.00024.2023) não chegou a ser votado hoje porque o autor, Nori Seto (PP), pediu o adiamento da votação por uma sessão plenária. Arquiteto e urbanista, o homenageado faleceu em julho de 2021. Era natural de Assaí (PR) e tinha dupla nacionalidade, por ter sido registrado também no Japão (Hokkaido). Com o adiamento da deliberação, o texto retorna à pauta na próxima segunda-feira.