Aprovada sugestão ao Executivo para melhorias no terminal Guadalupe

por Assessoria Comunicação publicado 29/05/2018 13h35, última modificação 27/10/2021 08h19

Nesta terça-feira (29), a Câmara de Curitiba aprovou cinco requerimentos de sugestões ao Executivo. Um deles é de Mestre Pop (PSC) para que a prefeitura realize projeto de revitalização do terminal do Guadalupe, com a implantação de bancos e reforma dos banheiros. De acordo com o autor, a necessidade é “urgente” devido ao “estado precário” do local. O vereador classificou como “descaso” a falta de cuidado com o equipamento.Para Mestre Pop, a colocação de bancos irá beneficiar idosos, obesos, gestantes, diabéticos e pessoas com deficiência física. “As pessoas não têm um banco para sentar e esperar seu ônibus. […] Qual o custo de colocar oito bancos ali?”, exemplificou. Ele citou ainda a higiene dos banheiros e criticou o  preço de R$ 2 para sua utilização. “Muitas pessoas não têm como pagar e vão pedir [para usar os banheiros] no comércio”.Professor Euler (PSD) apoiou a medida sugerida no requerimento de Mestre Pop (203.00070.2018) e ponderou que o Município não consegue perceber todas as demandas da população, por isso a importância das sugestões dos vereadores. “É algo fácil de resolver”, considerou, a respeito da sugestão.

Banco de ração

O Poder Executivo também receberá sugestão de ato administrativo ou de gestão para implantar o Banco de Ração de Curitiba, que reuniria doações desses produtos e as distribuiria para ONGs, protetores e pessoas de baixa renda (203.00071.2018). Autoras da proposta, Fabiane Rosa (PSDC) e Katia Dittrich (SD) defenderam a medida.

Segundo Katia, o Banco de Ração, com a centralização das doações, é “uma forma já testada e aprovada” em outras cidades. Para ela, a iniciativa se somaria às políticas públicas municipais na área da proteção animal. “Os protetores precisam de ração, e a população poderá ajudar. Será uma ferramenta da prefeitura”, afirmou.

“Os protetores e as ONGs estão cada vez com mais animais, por conta do número de abandonos. As próprias castrações que a prefeitura estás fazendo, o pós-operatório dos animais de rua muitas vezes é feito pelos protetores”, completou Fabiane. Ela também ponderou que o Executivo consegue comprar ração por um valor inferior.

Escolas especiais

Felipe Braga Côrtes (PSD) defendeu sugestão, de sua iniciativa, para que seja concedida gratificação na remuneração dos profissionais da saúde que trabalham nas três escolas especiais da rede municipal de ensino (201.00047.2018). Ele explicou que a proposta não poderia ser protocolada como projeto de lei, por criar despesa à prefeitura, e que anos atrás os inspetores desses estabelecimentos conseguiram a gratificação.

Segundo o autor, a atividade é de “elevada relevância”. “Entretanto, tais profissionais são um dos únicos [cargos] da saúde que não recebem nenhum tipo de gratificação em suas remunerações, seja pela atuação na saúde ou pela atuação na escola”, justificou. “São em torno de 14 profissionais que reivindicam a gratificação. Já pedimos uma audiência com a secretária [municipal] de Recursos Humanos para que isso seja viabilizado, já que o número não é grande e merecem essa gratificação.”

Mobilidade
A Câmara Municipal ainda vai encaminhar à Prefeitura de Curitiba duas sugestões de Jairo Marcelino (PSD), também aprovadas hoje. Em uma delas, o vereador pede estudos para a implantação de passarela sobre a avenida Presidente Afonso Camargo, ligando a Rodoferroviária ao Mercado Municipal (203.00066.2018), reivindicação dos frequentadores do local, segundo ele. Na outra, os estudos são solicitados para a construção de uma trincheira no cruzamento da rua Theodoro Makiolka com a avenida Paraná, no bairro Santa Cândida (203.00067.2018), local de alto fluxo de veículos e corredor de ligação de vários bairros, aponta o autor.