Aprovada homenagem póstuma a líder comunitária da CIC

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 04/02/2025 15h55, última modificação 04/02/2025 16h05
Zenite Pereira da Costa faleceu em 2014. Ela era mineira, radicada em Curitiba desde a década de 1970.
Aprovada homenagem póstuma a líder comunitária da CIC

A iniciativa foi apresentada na CMC em 2023 pelo vereador Toninho da Farmácia (PSD). (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na ordem do dia desta terça-feira (4), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) foi unânime ao aprovar a proposta de denominação de logradouro público como Zenite Pereira da Costa. A homenagem póstuma recebeu 36 votos “sim” em primeiro turno e, antes de seguir para sanção prefeitoral, precisa passar por uma última votação amanhã (5).

A iniciativa foi apresentada na CMC em 2023 pelo vereador Toninho da Farmácia (PSD), reeleito para esta legislatura. O texto aprovado foi um substitutivo geral (031.00072.2023) à matéria (009.00011.2023). Ele contou ao plenário que trabalhou ao lado da homenageada, quando foi presidente da Associação de Moradores da Vila Verde, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

Zenite da Costa era carinhosamente conhecida pelos moradores da Vila Verde, no bairro CIC, como Dona Zenite ou Vozinha. Ela era mineira, natural de Belo Horizonte, e se mudou para Curitiba em 1976, onde morou inicialmente no assentamento Alto Barigui. “Viúva desde muito cedo, teve que se desdobrar para sobreviver e sustentar seus nove filhos”, relatou o vereador.

Com uma atuação de destaque em programas sociais da região, a homenageada faleceu no dia 5 de janeiro de 2014, aos 77 anos. A placa que irá denominar a rua onde ela morava até seu falecimento deverá ter a seguinte descrição: “Zenite Pereira da Costa - Líder Comunitária”.

“Ela fazia parte de todas áreas onde tinha um trabalho social em nossa comunidade. Era minha vizinha, minha amiga e parceira em muitos trabalhos que fazíamos na comunidade”, disse Toninho. “A rua onde ela morava não é nominada ainda, por isto pedimos à assessoria desta Mesa [para pautar o projeto na ordem do dia], porque precisamos nominar aquela rua”, finalizou.