CMC entrega título de Vulto Emérito ao coronel Renato Ribas Filho

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 29/11/2022 09h00, última modificação 02/12/2022 11h50
Sessão solene que marca a entrega do título será nesta quarta (30), às 19h30, no Palácio Rio Branco.
CMC entrega título de Vulto Emérito ao coronel Renato Ribas Filho

As sessões solenes da CMC são realizadas no Palácio Rio Branco, sede do Legislativo. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta quarta-feira (30), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove uma sessão solene para a entrega do título de Vulto Emérito ao coronel da Polícia Militar do Paraná (PM-PR) Renato Ribas Filho. A solenidade é uma iniciativa do gabinete parlamentar de Alexandre Leprevost (Solidariedade), primeiro-vice-presidente do Legislativo, conforme requerimento 061.00048.2022. Haverá transmissão pelas redes sociais. 

Ribas Filho está à frente do 6º Comando Regional da PM-PR, que abrange a Grande Curitiba. O homenageado tem 34 anos de serviço na corporação. A homenagem foi aprovada em 2º turno nesta segunda-feira (28), pelo plenário do Legislativo. O Vulto Emérito é a maior distinção que uma pessoa nascida em Curitiba pode ganhar da Câmara. 

Formado em Direito pela PUC-PR e pós-graduado em Administração com ênfase em Segurança Pública e Direito Militar, Ribas Filho tem mais de 10 anos de experiência no policiamento da RMC. Também tem especialização como instrutor de Direitos Humanos e Cidadania na Cruz Vermelha e Ministério da Justiça e em Inteligência pela Agência Brasileira de Inteligência em Brasília (DF). Foi promovido ao posto de coronel da PM-PR em junho de 2021.

Além do Vulto Emérito, que será entregue pela CMC, Ribas Filho acumula 16 medalhas por serviços prestados à PM-PR. “Conceder o título é reconhecer, além dos 34 anos de Polícia Militar, os mais de dez anos de experiência no policiamento da Região Metropolitana de Curitiba. Como comandante do 1º CRPM, o curitibano Renato de Oliveira Ribas Filho também se destacou em ações importantes para Curitiba, como os reforços no policiamento ostensivo durante a pandemia da covid-19”, justifica o autor da homenagem. 

Votos de congratulações
Nesta semana, o Legislativo de Curitiba também promoverá outras duas solenidades para a entrega de votos de congratulações e aplausos aprovados pelo plenário. Na quinta-feira (1º), às 14h, Nori Seto (PP) recebe homenageados para receber honrarias de sua iniciativa (061.00034.2022). No mesmo dia, porém às 19h, será a vez de Leonidas Dias (Solidariedade) agraciar personalidades com votos de congratulações de sua iniciativa (061.00049.2022).

Sessões solenes
As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.

A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana. Todas as sessões solenes são transmitidas pelas redes sociais: YouTubeFacebookTwitter.

Clique aqui para consultar as solenidades já realizadas em 2022.