Alteração em lei do transporte escolar está apta para votação em plenário

por Claudia Krüger | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 30/03/2022 13h45, última modificação 30/03/2022 14h22
Urbs foi consultada sobre o tema e não viu impedimentos para tramitação do projeto de lei.
Alteração em lei do transporte escolar está apta para votação em plenário

Comissão de Urbanismo admitiu projeto que altera lei do transporte escolar. (Foto: Arquivo/CMC)

A Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e TI admitiu, em reunião remota nesta quarta-feira (30), quatro projetos de lei em pauta. Um deles é a proposta para alterar a norma que regulamenta o transporte escolar em Curitiba (lei municipal 15.460/2019). Entre outros aspectos, a proposta permite que pessoas físicas, com licença de condutor autônomo, emitida pela Urbs, também possam ser proprietárias de empresa habilitada a operar no serviço de transporte, podendo conduzir qualquer veículo em seu nome (005.00186.2021).

A Urbs foi consultada sobre o projeto e informou que não via impedimento para a tramitação da proposição, desde que houvesse algumas adequações ao Código de Trânsito Brasileiro. Após receber parecer favorável de Hernani (PSB), o projeto de autoria de Professor Euler (PSD) já está apto para apreciação em plenário. Caso aprovado e sancionado pelo prefeito, o projeto entra em vigor 90 dias após sua publicação no Diário Oficial do Município, conforme emenda modificativa protocolada pelo autor (034.00072.2021).

Também foi admitido o projeto do Executivo que propõe correção no limite entre os municípios de Curitiba e Fazenda Rio Grande (005.00297.2021). A alteração deve seguir oficialmente ao curso do rio Iguaçu, o qual teve seu canal retificado anos atrás. Para isso, é necessário que as Câmaras de Vereadores das duas cidades concordem com a mudança, para então ser submetida à apreciação dos deputados da Assembleia Legislativa do Paraná.

O projeto de lei do Executivo possui apenas dois artigos, referendando o novo limite entre os municípios. Na justificativa, assinada pelo prefeito Rafael Greca, a gestão explica que o acordo é resultado de um estudo interinstitucional liderado pela Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), com a participação do IAT (Instituto Água e Terra), que são órgãos do Governo do Paraná. Agora a proposição passa pela análise da Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos.

Toda a pauta da Comissão de Urbanismo pode ser conferida no Sistema de Proposições Legislativas (SPL). Integram o colegiado os vereadores Mauro Bobato (Pode), presidente, Herivelto Oliveira (Cidadania), Hernani (PSB), Sidnei Toaldo (Patriota) e Toninho da Farmácia (DEM).