Alerta da Defesa Civil: debatida a prevenção de desastres em Curitiba

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 07/11/2023 14h10, última modificação 07/11/2023 15h48
Alterações climáticas e alertas à população sobre risco de desastres naturais ganham destaque na Câmara de Curitiba.
Alerta da Defesa Civil: debatida a prevenção de desastres em Curitiba

A Defesa Civil Estadual emite alertas de ocorrências das mais variadas, sendo as mais comuns os alagamentos e enxurradas. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

O enfrentamento dos problemas climáticos em Curitiba e a importância de ações locais para combater os efeitos negativos que a cidade já vem experimentando, como chuvas intensas, enchentes e ondas de calor cada vez mais frequentes, ganharam destaque na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nesta terça-feira (7).

Dalton Borba (PDT), durante o pequeno expediente da sessão plenária, demonstrou preocupação ao relatar que moradores de localidades que não possuem CEP (Código de Endereçamento Postal) estão sem acesso aos alertas emitidos pela Defesa Civil.

“Me chama a atenção que muitos moradores de Curitiba não conseguem ter acesso ao simples alerta que é emitido pela Defesa Civil. O bairro da Caximba sofreu muito com alagamentos decorrentes das fortes chuvas. Muitos danos poderiam ter sido evitados se ao menos tivessem recebido os alertas”, destacou Dalton Borba.

As agências de Defesa Civil de todo o Brasil fazem o envio de informações sobre alterações climáticas e desastres naturais por meio de mensagens de texto (SMS). Para receber os alertas, basta enviar SMS com o CEP da sua região para o número 40199. 

“Curitiba tem inúmeras áreas que não possuem CEP por serem áreas não reconhecidas pela Prefeitura, no entanto as pessoas que ali vivem, em condições sub-humanas, são seres humanos que não conseguem nem mesmo se precaver dos castigos da natureza”, finalizou Borba. 

Série de pedidos de informações sobre questões ambientais 

Uma série de pedidos de informações oficiais protocolados recentemente na Câmara Municipal de Curitiba demonstram unidade para questionar a Prefeitura de Curitiba sobre seus planos de ação para enfrentar as crescentes alterações climáticas. 

Três requerimentos da vereadora Professora Josete (PT) fazem questionamentos sobre os trabalhos de prevenção a desastres causados por eventos adversos potencializados pelas mudanças climáticas (062.00901.2023); sobre o Plano Municipal de Mitigação, bem como a identificação de áreas vulneráveis e de risco climático (062.00902.2023); e sobre a divulgação de inventário sobre a emissão de gases do efeito estufa em Curitiba (062.00904.2023).

Já o vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade) solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre a quantidade de imóveis que sofreram danos decorrentes de enchentes e alagamentos nos últimos 7 anos, bem como os bairros mais afetados (062.00911.2023). Professor Euler (MDB) também questiona sobre o plano de ação para prevenir e mitigar os danos causados pelas chuvas no município (062.00908.2023).

Os vereadores aguardam uma resposta oficial da Prefeitura de Curitiba quanto aos seus questionamentos para elaborar ações mais decisivas em relação às alterações climáticas. Os pedidos servem como um lembrete de que as questões ambientais estão se tornando cada vez mais urgentes e que o poder público tem um papel essencial a desempenhar na proteção do meio ambiente garantindo um futuro mais seguro para todos os cidadãos de Curitiba.

*Notícia elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques