Adiamento, merenda, CIC, protestos e mais notas do dia 13 de dezembro

por Fernanda Foggiato e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 13/12/2022 14h15, última modificação 13/12/2022 14h51
Requerimentos lidos no pequeno expediente, registros, visitas à Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e outros conteúdos do plenário.
Adiamento, merenda, CIC, protestos e mais notas do dia 13 de dezembro

Notas da sessão plenária do dia 13 de dezembro. (Arte: Arquivo/CMC)

Adiamento automático
Com o encerramento da sessão, que chegou a ser prorrogada duas vezes, o projeto de revisão do Regimento Interno foi automaticamente adiado para a pauta desta quarta-feira (14). O mesmo ocorre com as proposições da segunda parte da ordem do dia, dentre elas, as indicações de sugestões ao Poder Executivo.

Merenda escolar*
Professora Josete (PT) fez uma denúncia sobre a qualidade da merenda escolar ofertada aos alunos da rede municipal. “Larvas têm sido encontradas nos recipientes e caixas térmicas onde são transportados os alimentos que as nossas crianças comem”, alertou. “Não é possível que esse tipo de situação esteja ocorrendo. Isso é uma questão para o setor de alimentação da prefeitura solucionar o mais rápido possível."

Cidade Industrial*
Recuperado da covid-19, Toninho da Farmácia (União) pediu melhorias para o bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC). “Temos um problema sério na tubulação que faz a travessia das águas no CIC. É uma situação de urgência. Os moradores da região têm sofrido com alagamentos constantes”, frisou o vereador. O problema, segundo ele, vem sendo enfrentado no cruzamento das ruas Roberto Menghini e Pastor Lori Maçolin.

Protestos em Brasília*
A vereadora Professora Josete (PT) criticou a ação em Brasília, atribuída a radicais bolsonaristas, que queimaram carros e ônibus, nessa segunda-feira (12), e tentaram invadir a sede da Polícia Federal. Ela se disse indignada: “São cenas de barbárie que estavam em Brasília. Não podemos aceitar que esse tipo de terrorismo aconteça. Isso é um ato contra a democracia que bota em risco a vida das pessoas”. Os protstos teriam sido motivados pela prisão, a pedido da Procuradoria-Geral da República, de um suposto líder de origem indígena.

Emenda coletiva*
Sidnei Toaldo (Patriota) usou a tribuna para agradecer o apoio à emenda coletiva, articulada pelo vereador, destinada à ONG Associação Curitibana de Apoio e Integração do Excepcional, mantenedora da Escola Mercedes Stresser. “A nova sede, que está em construção, necessitava de alguns recursos para sua conclusão. Aos vereadores que dedicaram [parte de sua cota], que entenderam a situação desta entidade, os meus sinceros agradecimentos “, disse Toaldo. O parlamentar recebeu em plenário as diretoras da escola, Regina Bom e Andrea Urach.

Registros de festejos *
O vereador Tito Zeglin (PDT) registrou em plenário os 43 anos de presença e atuação do Partido Democrático Trabalhista (PDT) no Brasil.  Sigla foi fundado em Lisboa, Portugal, em 1979. O parlamentar também destacou das celebrações da Padroeira da América Latina, Nossa Senhora de Guadalupe, celebrada na última segunda-feira (12).

Coautoria de proposição*
Dalton Borba (PDT) solicitou o ingresso na coautoria de duas proposições de iniciativa de Carol Dartora (PT), que em 2023 assume o mandato de deputada federal (414.00059.2022 e 414.00060.2022). São o texto original e o substitutivo da proposta referente às restrição do uso, pelo poder público, de tecnologias de reconhecimento facial (005.00138.2022 e 031.00071.2022).

Minuto de silêncio*
A pedido do vereador Tito Zeglin (PDT), o plenário observou um minuto de silêncio pelo falecimento de Jonas Abib, aos 85 anos de idade.

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Alex Gruba