Ações do Outubro Rosa foram além da iluminação do Palácio Rio Branco

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 04/11/2022 15h20, última modificação 04/11/2022 15h42
A Câmara de Curitiba também promoveu ações de saúde e autocuidado.
Ações do Outubro Rosa foram além da iluminação do Palácio Rio Branco

Iluminação cênica do prédio histórico reforça a campanha de conscientização do Outubro Rosa. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Quem passou pela rua Barão do Rio Branco à noite, entre os dias 3 e 23 de outubro, pôde conferir o prédio histórico, sede da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), brilhando em rosa. A  iluminação cenográfica marca, há alguns anos, o apoio do Legislativo ao Outubro Rosa. Mundialmente reconhecida, a campanha hoje é a principal ação de combate e prevenção ao câncer de mama. Recentemente, o movimento também busca conscientizar sobre o câncer de colo de útero.

A CMC também realizou outras ações em alusão ao Outubro Rosa, como a parceria com o Hospital Erasto Gaertner que trouxe a unidade móvel do Conscientizar+ (C+), no dia 13. O projeto, lançado em 2019, conta com dois ônibus equipados com consultórios para atendimentos itinerantes.

O atendimento estava focado em servidoras e vereadoras, mas também foi aberto para toda a população. Bastava chegar e aguardar. Foram realizados exames físicos, buscando possíveis sinais e sintomas iniciais do câncer. A ação também dava orientações a respeito do autoexame da mama e dos cuidados com o colo uterino.

A chefe do setor de Saúde Ocupacional da CMC, Liege da Fonseca Rocha, afirmou que “a média era de 1 para 4, ou seja, de 4 pessoas que procuravam atendimento, 1 era encaminhada internamente [para investigação ou tratamento]”.

Ações internas
Além da parceria com o Erasto, a Câmara de Curitiba promoveu algumas ações internas, voltadas a servidoras, funcionárias terceirizadas e vereadoras, como os workshops sobre amor próprio, em 18 de outubro. No dia 20, em parceria com uma clínica de estética, foram ofertadas avaliações de pele gratuitas.

A clínica também foi parceira da CMC em outra ação do Outubro Rosa: as funcionárias e as vereadoras que entregaram à Saúde Ocupacional os exames preventivos de mama e colo uterino em dia, realizados no último ano, participaram de um sorteio, no último dia 31. O prêmio principal foi um vale-produtos de uma empresa brasileira de cosméticos.

Também foram sorteados vouchers de tratamentos estéticos. "Foram 20 vales da AD Clinic sorteados entre as pessoas que participaram de todas as ações do Outubro Rosa", explicou Liege Rocha, da Saúde Ocupacional.

Dia da Mielomeningocele
No fim do mês, o Palácio Rio Branco foi iluminado para reforçar o Dia Municipal da Mielomeningocele, instituído pela lei municipal 15.284/2018 com o objetivo de conscientizar a população e difundir informações sobre a má-formação congênita da coluna vertebral, em que as meninges, a medula e as raízes nervosas estão expostas. A data, celebrada internacionalmente, é o 25 de outubro.

A mielomeningocele afeta cerca de seis em cada mil crianças nascidas vivas. Apesar de não ter cura, o diagnóstico precoce (durante o pré-natal ou logo após o nascimento) e o tratamento adequado possibilitam aos pacientes uma boa qualidade de vida. A iluminação alusiva à data, nas cores amarela e vermelha, foi feita entre os dias 25 e 31.

O Dia Internacional da Mielomeningocele é celebrado em 25 de outubro. (Foto: Carlos Costa/CMC)

O Dia Internacional da Mielomeningocele é celebrado em 25 de outubro. (Foto: Carlos Costa/CMC)

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Revisão: Vanusa Paiva