Acatada sugestão para liberar terrenos para habitação popular

por Assessoria Comunicação publicado 21/10/2019 16h10, última modificação 11/11/2021 07h27
O plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou sugestão à Prefeitura para que sejam feitos estudos com o objetivo de “liberar terrenos”, que seriam de propriedade da Cohab, para a habitação popular (203.00193.2019). As áreas poderiam ser loteadas, pois já possuem infraestrutura, ou servir para a construção de casas com recursos do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS). 

“Considerando que o encerramento do contrato do Projeto Bacia do Rio Belém, com diminuição de meta física, ocasionou o deficit de antedimento de aproximadamente 350 famílias, vimos a oportunidade para o uso destes terrenos para atendimento com lotes urbanizados ou construção de casas com recursos do FMHIS”, indica o autor do requerimento, vereador Edson do Parolin. 

“Há 700 famílias esperando por moradia no bairro e estes terrenos estão sendo invadidos por um condomínio de luxo”, alertou. Segundo o parlamentar, as áreas ficam nas ruas São Paulo e Ferrovila Morretes e poderiam atender comunidades do Parolin e da Portelinha, e “não deixar o condomínio lá fazendo churrasco e nós tomando água da enchente”. Mestre Pop (PSC) declarou apoio ao pedido.

Outros requerimentos
Também foram aprovados votos de congratulações e aplausos para o Movimento de Capelinhas, pelas comemorações dos 82 anos de fundação, por iniciativa de Tito Zeglin (PDT); ao pastor Moisés da Silva Firmo, do Projeto Social Semeando a Vida, por requerimento de Ezequias Barros (Patriota); e para a Igreja Com Propósitos (ICP), pelos seus 9 anos de existência (077.00459.2019), a pedido de Osias Moraes (PRB). 

“A ICP é uma família global, que empodera filhos para alcançarem e viverem os seus propósitos eternos. Os filhos, que são parecidos com Jesus, facilitam todos que os cercam a descobrir o real sentido da vida”, disse Moraes, da tribuna. A Igreja Com Propósito foi fundada, segundo o autor do requerimento, em 5 de outubro de 2010. “O trabalho foi iniciado com apenas quatro pessoas na casa do pastor Everaldo Borges. Hoje, servos apaixonados por Jesus, são mais de mil discípulos, comprometidos com o Reino de Deus, divididos entre Curitiba, Londrina e Caruaru”. 

Osias Moraes registrou ainda a presença em plenário do líder da ICP no Paraná, Everaldo Borges; do missionário Leonardo Burg, que faz um trabalho esportivo e evangelizador em Moçambique; e dos pastores do estado de Ohio, nos Estados Unidos, Todd Martin e Chip.