Tribuna Livre: a importância de exercícios físicos para pessoas da terceira idade

por Alex Gruba | Revisão: Brunno Abati* — publicado 09/05/2024 07h05, última modificação 08/05/2024 19h16
Vereador Oscalino do Povo convidou o Professor Denilson, educador físico, para ressaltar uma das melhores formas de prevenção da saúde da população em Curitiba.
Tribuna Livre: a importância de exercícios físicos para pessoas da terceira idade

Vereador Oscalino do Povo e Professor Denilson ressaltaram a importância do exercício físico para pessoas da terceira idade em programa do CMC Podcasts. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Na medida em que a gente faz o preventivo, não vai fazer o curativo depois”, disse o vereador Oscalino do Povo, na bancada do CMC Podcasts, para salientar a importância do exercício físico para pessoas da terceira idade no programa Tribuna Livre. Para aprofundar o debate sobre esse tema, Oscalino convidou o Professor Denilson, educador físico com projetos para atividades físicas para a população idosa. Ambos ressaltaram a necessidade de incentivar os exercícios para uma população brasileira, a qual, segundo levantamentos demográficos, está envelhecendo rapidamente.

Segundo o Professor Denilson, a atividade física não é uma poupança que a gente acumula quando se tem 20 e poucos anos. “A prevenção é a melhor forma para não deixar um problema acontecer. Depois, fica mais difícil a reabilitação”, disse o educador físico. “Os “ais ais” e “uis uis” não deixam de acompanhar. Então, é preciso precaver-se para viver mais e com melhor qualidade de vida”, ressaltou o vereador Oscalino do Povo. 

Inscreva-se no canal da CMC no YouTube.

Durante o programa, tanto Oscalino quanto Denilson destacaram a diferença entre homens e mulheres em participantes de atividades físicas voltadas para a terceira idade. A maioria dos grupos é formada por mulheres. “Você nunca viu excursão de viúvo”, brincou o Professor Denilson. O educador físico salientou a presença de homens descendentes de japoneses em grupos de idosos como exemplos a serem seguidos.

Não precisa ser atleta

Com a proximidade dos Jogos Olímpicos de Paris, em julho deste ano, o Professor Denilson advertiu que cada pessoa deve seguir seu ritmo. “Não queremos formar um atleta, mas, sim, ter uma atividade de vida diária, ter autonomia”. O educador físico destacou que costuma oferecer exercícios de flexibilidade, força muscular, agilidade, equilíbrio, para prevenir quedas e oferecer qualidade de vida.

O Professor Denilson e o vereador Oscalino do Povo salientaram seus projetos para exercícios físicos na terceira idade. O educador físico frisou seu trabalho de prevenção com uma equipe multidisciplinar orientando pessoas idosas. “O objetivo é que todos tenham autonomia para realizar tarefas simples, como levantar o vaso sanitário, carregar sacolas de mercado, levantar o neto”, disse. O parlamentar, por sua vez, adiantou que pretende sugerir para a prefeitura uma apostila que oriente idosos a praticar atividades físicas e a evitar riscos domésticos.

Ambos falaram da importância do exercício físico para evitar a depressão. “A pessoa que faz exercício entra uma fisionomia e sai com outra. Isso é o poder da endorfina que você não compra na farmácia”, afirmou Denilson. Oscalino lembrou o tripé físico, mental e espiritual como importantes pilares do movimento cristão. “Fazer exercício físico é um dever de cidadania, um dever salutar”, finalizou o vereador.

Tribuna Livre do CMC Podcasts

A atividade física na terceira idade foi o tema deste Tribuna Livre do CMC Podcasts, que é um espaço para vereadoras e vereadores de Curitiba trazerem até dois convidados para debates de assuntos relevantes. O CMC Podcasts conta também com outros programas produzidos pela Diretoria de Comunicação Social da Câmara de Curitiba, com episódios temáticos elaborados de acordo com as comissões permanentes da casa. Há também Curitibou?, programa de entretenimento para falar de curiosidades e de curitibanices. Os episódios podem ser acompanhados no YouTube ou no Spotify.


*Matéria revisada pelo estagiário: Brunno Abati.                                                      Supervisão do estágio: Alex Gruba.