Ação Inverno 2022, Direito Eleitoral e mais notas de 11 de maio

por Fernanda Foggiato e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 11/05/2022 15h30, última modificação 11/05/2022 15h45
Debates, registros, visitas, pedidos de informações, proposições lidas no pequeno expediente e outros conteúdos da sessão plenária.
Ação Inverno 2022, Direito Eleitoral e mais notas de 11 de maio

Notas da sessão plenária de 11 de maio. (Arte: Arquivo/CMC)

Ação Inverno I

O líder do prefeito, Pier Petruzziello (PP), informou que, com a previsão da chegada de uma onda de frio intenso, a Prefeitura dará início à “Ação Inverno – Curitiba que Acolhe” no próximo domingo (15). “Inicialmente, serão 1.194 vagas disponíveis, 21% a mais que as existentes na rede, mas este número pode aumentar de acordo com a demanda, com a abertura de unidades emergenciais”, afirmou. 

Ação Inverno II

“Também terá um portal para cadastramento de pessoas que queiram participar como voluntárias, como ocorria antes da pandemia”, lembrou Petruzziello. O líder ainda parabenizou a Fundação de Ação Social (FAS) – o trabalho das equipes, avaliou, é “difícil, intenso e requer um sentimento de amor ao próximo”. “Quanto mais pudermos, mais faremos, para protegermos as pessoas que estão nas ruas”, declarou. 

Direito Eleitoral

O advogado Moisés Pessuti convidou os vereadores para o 8º Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral - Democracia em ação. Promovido pelo Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade), o evento terá formato híbrido e será realizado no auditório da Universidade Positivo (UP), entre os dias 1º e 3 de junho (saiba mais). “Este é o maior congresso de Direito Eleitoral do mundo”, frisou o presidente da Casa, Tico Kuzma (Pros), que recepcionou o convidado em plenário. 

Datas comemorativas I

Tito Zeglin (PDT) destacou a comemoração, nesta quarta-feira (11), do Dia da Bandeira de Curitiba. A data remete à sanção da lei 2.993/1967, que oficializou esse e os outros dois símbolos oficiais da cidade: o Brasão e o Hino da capital paranaense. 

Datas comemorativas II

O vereador Pastor Marciano Alves (Solidariedade) parabenizou todos os judeus que residem na capital pelos 74 anos do Estado de Israel, que serão celebrados no próximo sábado (14). Ele ainda lembrou do papel do diplomata brasileiro Oswaldo Aranha, que em 1947 presidiu sessão especial da Assembleia-Geral da ONU e apoiou a partição da Palestina britânica. 

Maio Roxo

Ação na Boca Maldita, nesta quinta-feira (12), fará parte do Maio Roxo, de conscientização à fibromialgia e outras doenças autoimunes, como o lúpus, a doença inflamatória intestinal e a espondilite anquilosante. O registro foi feito pelo vereador Jornalista Márcio Barros (PSD). 

Semana Cultural

Ezequias Barros (PMB) lembrou a realização, entre 16 e 20 de maio, da Semana Cultural. As atividades serão finalizadas, no sábado (21), com a tradicional Marcha para Jesus. A concentração será na praça Santos Andrade. 

Visitas em plenário

Vereador da capital de Santa Catarina, Bericó (União) acompanhou a sessão desta quarta-feira (11). Pier Petruzziello (PP) recepcionou os vereadores paranaenses Marilza (PSD), da cidade de 1º de Maio, e Matheus Thum (PP), de Londrina. Paulão (PSB), da Câmara Municipal de Almirante Tamandaré, foi saudado por Leonidas Dias (Solidariedade).

Cuidador familiar*

Substitutivo geral (031.00034.2022), apresentado pelo vereador Jornalista Márcio Barros (PSD), altera o projeto de lei ordinária (005.00050.2022) que dispõe sobre a Política Municipal de Orientação, Apoio e Atendimento ao Cuidador Familiar não remunerado da pessoa em situação de dependência. O substitutivo modifica o teor do texto original seguindo recomendações da Projuris (consulte aqui).

Nova ponte*

Pedido de informações sobre a existência de projeto de construção de ponte ligando a rua Adyr Parolim à rua Frederico Peter, no bairro Pinheirinho, é o tema do pedido do vereador Marcos Vieira (PDT) à Prefeitura de Curitiba (062.00322.2022).

Saúde mental*

A vereadora Carol Dartora (PT) protocolou pedido de informações à Prefeitura de Curitiba, à Secretaria da Saúde e à Assessoria de Direitos Humanos. A parlamentar indaga o número de mulheres atendidas entre os anos de 2020 e 2022 pelo SUS, na área da saúde mental do Município (062.00323.2022).

Jardim Botânico*

A vereadora Carol Dartora (PT) solicita informações à Prefeitura de Curitiba, ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc), à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e à Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) sobre os lotes entre a avenida Dr. Dário Lopes dos Santos e a rua Engenheiro Leão Sounis, bem como seu impacto sobre o canteiro entre as duas vias da avenida Comendador Franco, no bairro Jardim Botânico (062.00323.2022).

Santo Expedito*

Vereadora Professora Josete (PT) encaminha ao Conselho Municipal de Assistência Social pedido de informações quanto ao relatório da visita técnica à Casa Santo Expedito, realizada na data de 20 de dezembro de 2021 (062.00325.2022).

Asfalto e Academia*

O vereador Marcos Vieira (PDT) protocolou dois requerimentos que fazem questionamentos à Prefeitura de Curitiba. O parlamentar indaga sobre a recuperação de massa asfáltica em ruas do Jardim Natal, no bairro Pinheirinho (062.00326.2022); e sobre a implantação de academia ao ar livre no Sítio Cercado (062.00327.2022).

Terminais de ônibus*

Marcelo Fachinello (PSC) solicita informações à Prefeitura de Curitiba quanto às melhorias nas estruturas físicas e nas coberturas dos terminais de ônibus do município (062.00328.2022).

Obras de macrodrenagem*

Pedido de informações sobre obras de macrodrenagem que afetam a Unidade de Saúde do Tarumã é o tema do pedido da vereadora Carol Dartora (PT) à Prefeitura de Curitiba (062.00329.2022).  

 *Nota elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC

Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.

Revisão: Vanusa Paiva