Câmara homenageia George Sada, fundador do Cena Hum

por João Cândido Martins | Revisão: Patricia Tressoldi — publicado 17/03/2023 17h25, última modificação 28/03/2023 14h31
A escola Cena Hum já produziu quase mil apresentações teatrais, que totalizaram mais de 10 mil expectadores.
Câmara homenageia George Sada, fundador do Cena Hum

A Câmara de Curitiba concedeu o título de cidadão honorário a George Sada, fundador e diretor da escola de teatro Cena Hum. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Nessa quinta-feira (16), a Câmara Municipal de Curitiba entregou a George Sada o título de Cidadão Honorário de Curitiba. A iniciativa da homenagem foi do vereador Tico Kuzma (PSD), ex-presidente da Câmara, e a sessão foi presidida pelo vereador Leonidas Dias (Solidariedade), quatro-secretário da Mesa Diretora. Leonidas destacou a relevância do trabalho do homenageado em prol do teatro paranaense.

Compuseram a mesa: o vereador Leonidas Dias; George Sada, o homenageado; Tico Kuzma, vereador proponente da homenagem; Gustavo Fruet, ex-vereador, ex-prefeito e ex-deputado federal; Clóvis Severo coordenador de teatro da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), representando a presidente da FCC, Ana Cristina de Castro; vereador Herivelto Oliveira (Cidadania); Carol Tardas; Laura Hadad e Rosane Sade Miguel, amiga e ex-professora do homenageado.

Saudação oficial
Tico Kuzma iniciou a saudação oficial falando sobre a honra de homenagear uma pessoa que, de acordo com ele, muito fez e muito faz pela cidade. “Ele citou uma frase da peça ‘Liberdade, liberdade’, na qual o ator Paulo Autran dizia: “quem é capaz de dedicar toda a sua vida à humanidade e à paixão existentes nestes metros de tablado, esse é um homem de teatro”. “Estamos aqui para reconhecer e celebrar a trajetória de um dos mais expressivos nomes da história recente do teatro de Curitiba”, disse o vereador.

Kuzma lembrou que o homenageado nasceu em Blumenau (SC), filho de Humberto Faria de Almeida e de Zenita Maria Sada de Almeida. Já em Curitiba, conheceu o teatro quando estudava no colégio Santa Maria e, muito cedo, escreveu suas primeiras peças teatrais. Após de formar em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Sada iniciou seus estudos cênicos na Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), no ano de 86. Nessa época, também surgiu a ideia de um curso de teatro voltado às crianças. Este projeto começou a sair do papel em 1995, quando o homenageado fundou a Cena Hum, primeira escola privada de teatro no Paraná. Em 2009, o empreendimento ganhou uma sede própria, na rua Xavier da Silva, no Alto São Francisco, onde permanece até hoje.

Em 2013, destacou o parlamentar, a Secretaria de Cultura do Paraná autorizou a abertura de curso técnico profissionalizante de ator, o único de nível técnico voltado a atores. Dois anos depois foi criado o grupo empresarial Cena Hum, composto pela escola Cena Hum, Multiartes, a produtora Cena Hum e o Instituto Cena Hum. “ O Hum com H vem de humanismo”, esclareceu Kuzma. O vereador também mencionou que Sada já foi diretor artístico do Miss Brasil. “George Sada dirigiu inúmeras peças e o Cena Hum já produziu ou apoiou quase mil espetáculo, tendo formado centenas de atores e profissionais da área, além de somar mais de dez mil espectadores em toda sua história.

“Por toda sua contribuição ao desenvolvimento das artes e da cultura em Curitiba e no nosso estado, temos a honra de entregar nessa noite a você, George Sada, o título de cidadão honorário, a mais alta honraria que pode ser entregue nessa cidade a pessoas não nascidas aqui”, finalizou o vereador. O vereador Herivelto Oliveira destacou o fato de Sada ter sido professor de teatro de sua esposa e de seu filho e Clóvis Severo, coordenador de linguagem teatral da FCC, representando o prefeito Rafael Greca e a presidente da FCC.

George Sada 02

Agradecimento
Para George Sada, o homenageado, “essa noite é de todos nós, artistas. O artista às vezes é chamado de errante, louco e marginal. Também assim já fui chamado assim e, muitas vezes, de fato fui errante, louco e marginal. Mas, mesmo assim, aqui cheguei”, disse ele. Para Sada, o ator ao encarnar suas personagens, torna-se um intérprete da vida. De acordo com Sada, ser indicado à cidadania honorária é algo que vai além do simples recebimento de um título. “É um sentimento de pertencer por querer. Mas receber essa honraria muito me orgulha com um sentimento de total gratidão e reverência ao vereador Tico Kuzma.”

“Receber esse título não é apenas um conquista, mas o reconhecimento de que devo continuar no caminho do desenvolvimento humano, da formação de artistas e formação de plateias que vão gerar resgate social e transformação de opinião. E isso acontece plenamente na escola Cena Hum, onde a vida e a arte se encontram”, concluiu.

>> Confira o álbum de fotos da sessão solene clicando na imagem abaixo:

George Sada 01