Apoio à gestante em Curitiba é tema da próxima Tribuna Livre

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 08/09/2023 11h15, última modificação 11/09/2023 09h56
Debate promoverá ações do Centro de Apoio às Mulheres e ao Casal Grávido (Cemuc) em Curitiba.
Apoio à gestante em Curitiba é tema da próxima Tribuna Livre

Curso de graça para mulheres grávidas é uma das ações que a Tribuna Livre irá apresentar. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na sessão da próxima quarta-feira (13), a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) tem como tema “Mães que cuidam de mães - 68 anos”. Por proposição da vereadora Indiara Barbosa (Novo), o espaço democrático de debates do Legislativo irá apresentar as atividades do Centro de Apoio às Mulheres e ao Casal Grávido (Cemuc).

Quem vai falar sobre as atividades do Cemuc é a voluntária Priscila Gonzalez Tenfen. Criado há 68 anos, a instituição reúne voluntários de diferentes áreas e oferta cursos gratuitos às mulheres grávidas e aos casais, com orientações, por exemplo, sobre a gestação, o parto, o pós-parto e os cuidados com o bebê.

Além disso, grupos de voluntários confeccionam e doam enxovais para as gestantes carentes de Curitiba. O requerimento da Tribuna Livre também ressalta que o Cemuc promove o empreendedorismo feminino e incentiva a doação de leite materno (076.00030.2023). O debate na Tribuna Livre terá transmissão ao vivo nos canais da Câmara Municipal no YouTube, no Facebook e no Twitter. 

Como surgem os temas da Tribuna Livre da CMC?

A Tribuna Livre é o espaço democrático de debates mantido pela CMC como um canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Os temas das discussões são sugeridos pelos vereadores. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, a apresentação de uma campanha de conscientização, a discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc.

Conforme o Regimento Interno (RI) do Legislativo, as Tribunas Livres ocorrem às quartas-feiras, durante a sessão plenária, após o espaço do pequeno expediente. É vedada apenas a participação de representantes de partidos políticos; candidatos a cargos eletivos; e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária.