Vereador Eder Borges |  1º mandato (2021-2024)

Perfil, contato, comissões das quais participa, projetos e notícias

Eder Borges (PP)

Outras informações sobre Eder Borges

PartidoProgressistas (PP)


Legislaturas
  • 18ª (2021-2024)
Comissões das quais participa

Frentes parlamentares das quais participa
GabineteAnexo 2, térreo, sala 6, com acesso pela rua Visconde de Guarapuava.
Telefones3350-4937 (Ramais 4936 a 4941)
Redes sociais

 Insta.png Twitter.png Youtube.png

Site/e-mail»
Liderança ou função específica
  • Segundo-vice-líder do bloco parlamentar Pode/PP
  • Vice-presidente da Comissão de Serviço Público
Nome civil/nascimentoEder Fabiano Borges Adão;
Curitiba (PR), 01/05/1983
Resultados eleitorais
  • 2020 (3.932 votos - PSD)
Alterações de filiação partidária na  legislatura que participou
Eleito pelo PSD em 2020, migrou para o PP.  A formalização foi feita à Câmara de Curitiba em abril de 2022.


Confira a trajetória e as bandeiras defendidas pelo vereador no podcast Você me representa.

PERFIL DO VEREADOR

Vereador de primeiro mandato, Eder Borges tem experiência como assessor parlamentar na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa do Paraná. Foi eleito em 2020 com 3.932 votos.   

Curitibano, Eder Fabiano Borges Adão é graduando em Gestão Pública pela Faculdade Estácio e cantor profissional. Autodeclarado de direita, seu ativismo político começou em 2014, “ao perceber o avanço do comunismo no Brasil, que corria sério risco de chegar ao estado que chegou a Venezuela, por exemplo”. Foi no mesmo ano que ele fundou o Direita Curitiba, um dos primeiros movimentos conservadores do Brasil, reunindo apoiadores e promovendo manifestações pelo impeachment da então presidente Dilma.

Em 2015, já com vídeos de opinião lançados na internet, Eder Borges lançou a banda “Os Reaças”, que viralizou com o video chamado “Hino do Impeachment”. Entre 2015 e 2017 esteve na coordenação estadual do MBL (Movimento Brasil Livre). Em 2016 participou do seu primeiro pleito eleitoral pelo PSC - Partido Social Cristão, onde esteve filiado até 2017. À época recebeu 4.178 votos, alcançado a suplência no partido mesmo com uma campanha com poucos recursos financeiros.

O vereador, que ainda passou pelo Solidariedade e pelo PSL - Partido Social Liberal, foi assessor parlamentar na Câmara dos Deputados entre 2017 e 2018 e na Assembleia Legislativa do Paraná entre 2019 e 2020. “Em 2019, dediquei-me ao trabalho de base com o objetivo de fazer o conservadorismo chegar a lugares jamais alcançados, como as regiões periféricas de Curitiba. Junto ao mestre Thai Naja, idealizei o projeto República da Luta, que levou artes marciais a cinco pontos da cidade, estimulando a prática esportiva e levando a disciplina marcial aos jovens com poucas oportunidades”, relata Borges.

Em 2020 ele trabalhou pela criação do partido Aliança Pelo Brasil, idealizado pela cúpula do conservadorismo nacional. “Em meio ao surto do Covid-19, denunciei desmandos e fraudes de políticos oportunistas que visavam sabotar o Brasil. Defendi veementemente o isolamento vertical e a não paralisação das atividades econômicas, prevendo o estado de coisas que vivemos hoje: falências, desempregos e desordem emocional, que agravam o impacto da pandemia na sociedade”.

Foi nesse ano em que ele se candidatou pela segunda vez a uma das cadeiras no Legislativo e obteve êxito, conquistando 3.932 votos pelo PSD - Partido Social Democrático. “Mantive durante a campanha a promessa inegociável de lutar pela família, pela liberdade religiosa, pela propriedade privada, e acima de tudo, pela liberdade”, finaliza o parlamentar.

» Com informações do mandato parlamentar.