Vereadores alertam para surto de dengue em Curitiba

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 07/02/2024 11h45, última modificação 07/02/2024 11h55
A constatação de 23 casos autóctones de dengue em Curitiba acendeu o alerta entre os vereadores da Câmara Municipal.
Vereadores alertam para surto de dengue em Curitiba

Bruno Pessuti falou da preocupação com o aumento de casos da dengue em Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A dengue está causando uma epidemia no Brasil e, pela primeira vez, a cidade de Curitiba corre o sério risco de registrar muitos casos. Nossa Prefeitura já está agindo, mas devemos alertar a população de Curitiba para que o combate ao mosquito [Aedes aegypti] seja feito”, alertou o vereador Bruno Pessuti (Podemos), nesta quarta-feira (7), no início da sessão da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). 

De acordo com o último boletim divulgado pela Prefeitura de Curitiba, foram registrados 208 casos de dengue em janeiro de 2024. Do total, 23 são autóctones, ou seja, a contaminação ocorreu na cidade. Os outros 185 foram de pessoas que estavam em outras regiões. “Temos que ficar atentos e utilizar toda a estrutura possível no combate ao mosquito, que se desenvolve através de recipientes com água parada. É importante que nossa população esteja atenta a esses possíveis focos”, pediu Pessuti.

A Prefeitura de Curitiba faz uma campanha pela internet para orientar a população no combate ao mosquito Aedes aegypti. Nas últimas 24 horas, no Brasil, foram registrados pelo Ministério da Saúde 19.353 prováveis novos casos de dengue, totalizando 364.855 infecções em 2024. “A população tem que se unir à Prefeitura no combate a essa doença. Dengue mata!”, reforçou o parlamentar.

O vereador João da 5 Irmãos (União), ainda durante os pronunciamento do pequeno expediente da sessão plenária, também reforçou o alerta. “A unidade de saúde Trindade II tem se unido com a população para conscientizar sobre o risco dessa doença”, disse. Anteriormente, o vereador Professor Euler (MDB) já havia enviado um pedido de informações para a Prefeitura sobre as medidas adotadas para a prevenção e controle da proliferação do mosquito da dengue.

*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques