Vereador quer implantação de unidade móvel veterinária

por Assessoria Comunicação publicado 20/07/2004 00h00, última modificação 05/05/2021 10h12

Para garantir a prestação de um serviço gratuito de esterilização de cães e gatos, orientação sobre posse responsável e prevenção de zoonoses, o vereador Carlos Bortoletto propôs, na Câmara Municipal, a implantação em Curitiba da Unidade Móvel Veterinária. Segundo o parlamentar, o serviço será prestado através de parceria com organizações não governamentais e instituições de ensino da área de veterinária, que poderão indicar estagiários para compor as equipes da unidade.
"O Centro de Controle de Zoonose, para controlar a superpopulação de animais e as possíveis doenças por eles transmitidas, captura aqueles que vagam pelas ruas e os mantém por um determinado período, para serem adotados, recuperados por seus donos ou, caso isso não aconteça, sacrificados", diz o parlamentar em sua justificativa. "Porém, apesar do trabalho realizado, a população de animais de rua cresce a cada dia", acrescenta. Na opinião de Bortoletto, a esterilização é um processo cirúrgico simples que impede a reprodução, trazendo, ainda, muitas vantagens aos animais, como a redução das chances de adquirirem câncer de mama, uterino, próstata e testículos.
"Diariamente, milhares de animais são abandonados por seus donos e um dos principais motivos é a falta de condições financeiras, agravada quando uma fêmea, por exemplo, tem filhotes", conclui o vereador, salientando a importância de sua proposta para conter o aumento do número destes animais nas ruas da cidade.